29 dezembro 2006

Ai pode, pode!

Jovem: tens um iPod e o teu auto-rádio é uma merda e não dá para ligar o iPod a uma entrada de audio? Então, compra um emissor FM. Ligas o emissor ao iPod, escolhes a frequência em que queres emitir e sintonizas o auto-radio! Nada de novo, certo?

Pois, o único problema é... como escolher a frequência certa? Como escolher uma frequência que esteja livre para não ter interferências? Ah, é aí que entra o FM Scan! Escolhes a cidade que queres ver e tens a lista de rádios para essa localização. Depois é só escolher uma frequência livre. Aconselho uma pesquisazita em cidades próximas. Por exemplo, para Lisboa, aconselha-se uma vista de olhos em Leiria, Santarém e Setúbal. É que um emissor colocado em Santarém pode provocar interferências em Lisboa (o que é uma chatice).

Não há frequências 100% recomendáveis, mas há umas que são sem dúvida melhores que outras. Eu costumo escolher frequências que estejam a 0.2 MHz de distância da rádio mais próxima (ou mais). Para Lisboa consegui isolar algumas: 89.7, 91.8, 93.0, 94.0-94.2, 95.5, 99.4, 99.5, 101.3, 103.2, 104.1, 104.5, 104.6, 106.0 e 107.0. Destas todas, as que estiverem livres também em Leiria serão recomendáveis na zona Oeste da grande Lx (ex. linhas de Sintra e Cascais), as que estiverem livres em Santarém são recomendáveis para a zona Norte (Alverca, V. Franca...), as que estiverem livres também em Setúbal serão recomendadas dentro da cidade (perto do rio) e na outra banda. Tão a perceber a mecânica? Agora, procurem as frequências que mais vos interessam. E depois, toca de experimentar para ver se são boas, que não há nada como testar a teoria em situações reais.

Sem comentários: