01 dezembro 2006

Olha o passarinho!

Lembram-se da história que saiu já não sei em que revistas a falar dos 20 e tal radares que vão instalar em Lisboa? (vejam o mapa)

Pois bem, aquilo não foi só para fazer número. Eles já estão montados (pelo menos uma parte deles), os sinais a dizer "Velocidade controlada por radar" (obrigatórios por lei antes de qualquer radar fixo) já estão no sítio e falta só o sistema ser "inaugurado". Vai ser lindo! Onde eu sei que estão? À entrada do túnel do Campo Grande (pelo menos no sentido Campo Grande-Saldanha) e na Av. Berna há umas caixinhas cinzentas por cima da estrada. Ou fixas na parede do túnel ou nos semáforos. Uma por cada faixa. Adivinhem o que está lá dentro! E no túnel da Av. João XXI no sentido Campo Pequeno-Olaias vi 3 câmaras montadinhas no tecto. Eles andem aí!

Por isso, se prezam a vossa carta de condução e acham que o subsídio de Natal vos dá jeito para comprar prendas e não para entregar por inteiro ao Ministério da Administração Interna ou ao Ministério Público, a minha sugestão para este Natal é a leitura cuidada deste documento, em especial o artigo 27, números 1 e 2. Muito útil. E se acham que "dinheiro não é problema", pensem duas vezes. É só um conselho... e ignorar a inibição de conduzir é "apenas" crime de desobediência qualificada (hmmmm... qual será a pena para isto? advogados, pronunciem-se).

Ah, e aproveitem para actualizar a morada no BI e na carta de condução. Se precisarem de uma motivação extra para pagar os 20 e tal euros para nova emissão da carta, leiam o artigo 122, nº 11.

Eu diria que os radares vão disparar acima de 70, mas como o sistema é todo automático, não me admirava nada que fosse logo a partir dos 51 km/h. Pelo sim, pelo não vou cumprir escrupulosamente os limites. E quando alguém me buzinar por achar que ando muito devagar, vou sorrir, apontar para cima e dizer "olha o passarinho". Feliz Natal!

9 comentários:

Anónimo disse...

E logo ao pé da minha casa!! Vou ter de me portar bem...

*chora*

Mas concordo com tudo isto. Às vezes vou a passear pelo jardim do Campo Grande, e nem se pode com o barulho. Nem num parque temos sossego...

Nelson disse...

oooooooh, vá lá, não chores! Eu faço o túnel da Av. João XXI todos os dias em ambos os sentidos e vai custar fazer aquele túnel de 1 km e pouco a 60 à hora.

Anónimo disse...

Hoje já fiz o túnel do Campo Grande. A 60km/h, com um grande peso na consciência... E estavam todos a ultrapassar-me :(

Nelson disse...

Uma ultrapassagem não é vergonha para ninguém, certo? Quando o sistema entrar em funcionamento há duas maneiras de o saber: pelas notícias, ou por carta registada. É à escolha do freguês...

Nelson disse...

devia ser. o "meu amigo" costuma passar na Av. Afonso Costa, túnel da Av. João XXI, Av. Berna, P. Espanha, Columbano Bordalo Pinheiro, Sete Rios, R. das Furnas, Av. Conde de Almoster e Av. Carolina Michaelis.

Nuno Inácio disse...

E cuidem-se que ainda há-de chegar o dia em que como em França vai surgir uma empresa privada para gerir todo o arsenal de radares e cobrar eficazmente as multas... e sim aos 51km/h aquilo vai disparar... e sim apenas uns 10% do valor de cada multa irá para o estado...

Nelson disse...

não sejamos fatalistas. Antes de olhar para o exemplo francês (que por sinal, até funciona!), podemos olhar para o exemplo do Porto, que já tem radares fixos na VCI há uns anos. E disparam a 91 km/h e só nos primeiros dias é que houve multas em série. Depois o pessoal aprendeu.

Quando aos valores das multas deste sistema, são 70% para a DGV e 30% para a autarquia.

Unknown disse...

Esperemos que haja alguém que se lembre de mudar os rolos fotográficos. Pois! Na VCI não há multas porque não há... provas!

Nelson disse...

Ah, mas em Lisboa vamos ter câmaras digitais, obviamente! Já seramos evoluídos. Aquilo agora é fibras ópticas e mais não sei o quê.