26 outubro 2007

Vai-te foder!

Porque é que se diz "Vai-te foder!" a alguém como se fosse uma coisa má?

Percebo que se diga "Vai à merda", "Vai levar no cú" ou mesmo "Vai p'ó caralho" (embora nos últimos dois casos convenha saber de antemão se o destinatário da mensagem é ou não apreciador de levar no cú ou de caralhos, respectivamente) em jeito de insulto, mas o "Vai-te foder", assim, dito como se fosse uma coisa má... não percebo. A menos que o interlocutor esteja vinculado por um qualquer voto de castidade (notem a forma sábia como evitei a menção explícita a padres e/ou freiras poupando-me assim à ira dos fans de mais uma religião - por outro lado, borrei a pintura ao usar fans em vez de fieis, já que fans é a abreviatura de fanáticos; para mais falei em ira que é, como toda a gente que viu i Seven sabe, um dos sete pecados capitais), nesse caso é sem dúvida algo desagradável para desejar a alguém, mas para a generalidade das pessoas, não sei, parece-me uma tentativa de insulto condenada ao fracasso.

Se alguém me disser "Vai-te foder" eu agradeço! Quanto muito pergunto com quem ou se o sujeito que me tenta insultar está a pensar em alguém em particular, mas não fico minimamente chateado. Para mim, dizer "Vai-te foder" é como dizer "Felicidades" ou "Que corra tudo bem". Mesmo que "Vai-te foder" queira dizer "Vai-te foder sozinho" não é necessariamente mau! Mais vale só que mal acompanhado, sempre ouvi dizer.

O verbo foder é, aliás, muito injustiçado pelo calão português. Já o "Fodeste-te" usa-se muito quando alguém se encavou fortemente. Quando ouço alguém a dizer "Fodeste-te" a primeira coisa que me ocorre dizer ao destinatário de tal frase é "Parabéns! Que tal foi?".

Enfim, são as pequenas incoerências da língua portuguesa que lhe dão a piada toda.

12 comentários:

mik@ disse...

bela teoria lool
isso comigo depende do tom de voz e se a pessoa é ou não da minha confiança. noa haja ca confusoes

Nelson disse...

ah é? E se a pessoa te disser "Vai ganhar um milhão de euros" também depende do tom de voz e da confiança?

Hipócrita, é o que és! :P

mik@ disse...

por acaso sim... ninguém da tanto guito assim do nada. desconfio que seria um esquema qualquer de carater bastante duvidoso... mas, se a tua conta tem zeros a mais, deposita na minha que nao ha inconveniente nenhum :)
hipocrita pk? so disse a verdade. se eu te dixer "vai-te f***" ficavas contente pk? nao me conheces de lado nenhum (e ja me insultas sem motivo...fará se eu te insultasse) se for um teu amigo que te diga isso ficas na boa.

Nelson disse...

lá está! Toda a minha teoria assenta no facto de "Vai-te foder" não ser um insulto. Para insultar digo coisas más, do género "Vai-te pôr à frente do autocarro" ou "Vai apanhar herpes". Não digo "Vai-te foder", duh!!!

mik@ disse...

pronto ok... tens razão

Ana disse...

ah sim, isso teorizas tu agora, mas se estiveres numa discussão acesa e alguém te mandar foder, não vais agradecer...acho eu...

Ana disse...

Eu sou mais de mandar apanhar no cú, mandar pó c**r**ho, espetar o dedo do meio...e nada melhor que um filho da p**a para enervar o interlocutor...

Pedro Pinheiro disse...

É pá, eu sou da teoria que, em particular com interlocutores do sexo masculino, é bastante claro que, estando "vai-te foder" na forma reflexa (versus "vai foder"), estás a sugerir ao interlocutor que vá espetar o caralho invocado em "vai para o caralho" no próprio cú como referido no "vai levar no cú", sendo portanto um 2-em-1 (mas não confundir com os combos shampoo+amaciador). Isto é então um procedimentobastante doloroso e/ou que requer uma intervenção cirúrgica -- desagradável, portanto, independentemente das preferências sexuais do interlocutor. No caso de uma interlocutora, deixa-se como exercício para a interlocutora que imagine uma situação igualmente desagradável. Já que somos brejeiros também podemos ser um bocado sexistas e usar expressões que só funcionam bem com gajos.

Anónimo disse...

Concordo plenamente Pedro. E como "interlocutora" pergunto se é realmente necessário o acto de foder envolver um caralho? Se não, e para igualar o desconforto da tua sugestão, proponho que o comentário quando dirigido a alguém do sexo feminino signifique meter o braço até ao cotovelo (ou a perna até ao joelho, cada uma há de ter a sua preferência pessoal) no cú (ou rata, mais uma vez à escolha pessoal). Que tal?

Sun Iou Miou disse...

Devias precisar um bocadinho mais: "vai-te pôr à frente do autocarro cujo condutor está bêbado", ou "vai apanhar um herpes genital ou num olho"...

Nelson disse...

um gajo dá-vos corda e depois é isto... não há condições para trabalhar!

Ana disse...

LOLOLOL, vocês lembram-se de cada uma!....