"It would have been paradoxical if a driver had won with a car that was judged irregular and suspended", disse Luca di Montzemolo, grande chefe da Ferrari, referindo-se à eventualidade de Hamilton ganhar o mundial.
Curiosamente o carro da Maclaren nunca foi considerado ilegal. O que se provou foi que a Maclaren teve acesso a informação confidencial da Ferrari mas também se provou que essa informação não foi usada no desenvolvimento do carro deste ano. Aliás, nem podia, tais as diferenças de premissas base nos dois projectos (maior distância entre eixos no Ferrari implica sérias diferenças a todos os níveis: aerodinâmica, suspensão, caixa, posição do motor, etc.). O carro do ano que vem é que estará sob escrutínio para saber se usa ou não tecnologia roubada - mas não ilegal à luz dos regulamentos técnicos.
Mais curiosamente ainda, o carro da Ferrari _foi_ considerado irregular na primeira corrida. Aliás, o conteúdo dos documentos roubados à Ferrari incluia o desenho de uma peça feita com o intuito de permitir que o fundo do carro fosse móvel (o que é proibido) e que tal característica fosse indetectável nos testes da FIA. Tivesse a ferrari sido desqualificada na primeira corrida e o campeão do mundo seria Hamilton.
Mas pronto, a F1 é o sítio onde toda a gente atira pedras, mesmo tendo telhados de vidro. A única coisa que convém garantir é que ninguém descubra. E se descobrirem, que se consegue desviar as atenções rapidamente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Esse género de espionagem sempre existiu, não?
provavelmente sim. Mas com a evolução torna-se mais sofisticada e o que se tem a ganhar ou a perder é agora muito mais que era antes.
Bem, é uma estreia para mim: fórmula um até dar com um pau... ;-p mas pronto, euzinha até gostava de ser pilota de F1!!! Com telhado ou sem telhado!
Enviar um comentário