22 outubro 2007

Azarado?

Kimi Raikonnen foi, durante uns anos, o piloto de Fórmula 1 com o maior azar (indiscutivelmente) de todo o pelotão.

Foi por duas ou três vezes vice-campeão, falhando o título por uma sucessão anormal (quando comparado com o seu companheiro de equipa, por exemplo) de problemas mecânicos. Desde partir um motor quando liderava um GP com 30 segundos de avanço a rebentar uma suspensão a 1 volta do fim quando era o líder destacadíssimo, a ser "colhido" logo no arranque por um senhor que tem o mesmo apelido de um certo hepta-campeão do mundo, os azares foram muitos e apesar disso falhou os títulos (que merecia) por poucos pontos. Frequentemente a rondar a meia dúzia.

Desta vez tinha tudo contra ele: ao Alonso bastava-lhe ser segundo e Raikonnen não seria campeão; a Hamilton bastava ser quinto. Mas desta vez, por uma vez, a sorte esteve com ele. O Hamilton teve um problema de caixa (e uma péssima decisão estratégica!*) que o deixou no 7º lugar e com Alonso em terceiro depois dos dois Ferrari, sagrou-se campeão por 1 ponto!

Mas... será mesmo?

É que pouco depois do fim do GP surgiu uma notícia algo... bombástica: a Williams e a BMW eram suspeitas de utilização de gasolina irregular. Se fossem consideradas culpadas e fossem desqualificadas Hamilton passava para o 4º lugar no GP e seria campeão do mundo. O Colégio de Comissários Desportivos não penalizou as equipas por achar que havia dúvidas razoáveis sobre a fiabilidade das amostras recolhidas devido ao calor (36º ontem em São Paulo) mas a Maclaren parece que vai interpor recurso da decisão.

E agora... agora é que são elas!

Eu acho que mesmo que as equipas em questão confessassem que usaram gasolina ilegal, o que só aconteceria num anúncio do B! Maracujá, a FIA nunca iria penalizar os pilotos com o mesmo argumento do costume: os coitadinhos não sabiam de nada; porque não irão tirar um título obtido na pista para o entregar a outro na secretaria. Muito menos tratando-se de um título a um piloto Ferrari.

Raikonnen é campeão do mundo e com justiça. Mesmo se o campeão "moral" é o rookie Lewis Hamilton: se Massa não tem deixado passar o Raikonnen, numa manobra bem disfarçada (para não ferir susceptibilidades como aconteceu há uns anos com o estacionamento do Barrichelo para deixar passar Schumacher), Raikonnen seria segundo e ficava com 108 pontos, a 1 de Alonso e de Hamilton; e a vantagem ia para o segundo por desempate: o desempate é pelo número de vitórias; neste caso são 4 para cada lado; então desempata-se pelo número de segundos lugares e Hamilton tem 5 contra 4 do Alonso.

* A péssima decisão estratégica da Maclaren: com Hamilton a ficar em 18º depois de ter rodado quase meia volta com a caixa encravada decidiram mudar a estratégia de corrida, passando de 2 paragens para 3. A primeira paragem foi à volta 22. Em vez das previsíveis 25 voltas de combustível resolveu pôr apenas 15. Aqui Hamilton perdeu todas as hipóteses de ganhar o mundial de pilotos. Hamilton cai para 14º e tem de recuperar posições. Como os adversários à sua frente já começam a estar longe uns dos outros, o tempo necessário para recuperar é grande. E tratando-se de adversários com bons ritmos de corrida as ultrapassagens são extremamente difíceis, mesmo com o depósito mais vazio. Ou seja, era inevitável que Hamilton passasse, como passou, umas boas voltas atrás de adversários que só o tapavam. Terá passado talvez 10 voltas assim, um segundo ou um segundo e meio mais lento que o seu ritmo normal de corrida. Perdendo portanto 10 segundos ou mais. E acontece que a estratégia de uma paragem extra só ganha em pista o tempo necessário para fazer a terceira paragem. No fim de contas, Hamilton terá perdido pelo menos 10 segundos e foi mais ou menos essa a distância a que ficou do 5º lugar que lhe dava o título.

A situação é bem diferente de quando um piloto de topo tem de fazer uma corrida de trás para a frente desde o início: primeiro troço curto para ultrapassar muita gente até aos primeiros reabastecimentos quando toda a gente ainda circula em pelotão. Dependendo da pista até se pode optar por uma só paragem, mas no Brasil essa hipótese não se coloca por não haver pneu que aguente, sobretudo com o calor que se verificou. Só se faz uma paragem a mais numa situação: saindo da pole position e com o carro afinado para pouca gasolina; aí ganha-se 1 segundo por volta aos adversários até à primeira paragem, fazendo o reabastecimento com uns confortáveis 15 ou 16 segundos de avanço; no segundo troço não se perde tempo no início e ganha-se na parte final; pára-se a segunda vez com cerca de 20 segundos de avanço; a vantagem continua a aumentar até uns bons 30 segundos na terceira paragem, garantindo que se sai à frente.

7 comentários:

kanjas disse...

O titulo não foi para o menino mimado e isso é que conta. Parabens ao kimi :)

Nelson disse...

referes-te ao Alonso, certo? Os meninos mimados são os que fazem birras e desde Budapeste que o Alonso não faz outra coisa.

kanjas disse...

sim, refiro-me ao Alonso. Ainda falavam do Schumacher... para mim este é bem pior que o outro senhor

Filipe Moura disse...

Eu também escrevi sobre F1, e estou em pulgas pelos teus comentários!!!!

Ricardo Figueira disse...

e já q falamos d F1 pq raio é q mm c as corridas a dar na sport TV q é paga (e bem!) temos d levar com pub a meio??? É q s ainda fosse em sinal aberto compreendia-se q eles tivessem d rentabilizar o investimento d alguma forma... e p além disso, q tal a sport tv arranjar uns comentadores q digam algo mais q banalidades?

Anónimo disse...

longe vão os tempos em que se via na rtp1 ou 2 ao fim de semana a manhã inteira apenas com 2 intervalos quando muito.

Nelson disse...

bom, tudo tem uma boa razão. A RTP deixou de transmitir F1 porque os custos e a ausência de pilotos portugueses dificilmente justifica o estatuto de utilidade pública.

A Sport TV é uma televisão de merda. Anunciam os seus "exlusivos" e os "veja tudo na Sport TV" e depois fazem alarvidades como não transmitir a qualificação porque dá um Bolton-Middlesborough na Sport TV 1 e um jogo de golfe na 2!!! Já com o rugby foi a mesma coisa. A Sport TV devia chamar-se Football TV.

Quanto aos comentadores, eh pá, têm lá o Tiago Monteiro, às vezes. O homem percebe do assunto, não? ;)

Eu costumo saber as coisas antes dos gajos da Sport TV. Acompanho o écran de tempos pela net e antes daquelas antas dizerem qq coisa como "um Maclaren na box" já eu sei que Maclaren é que é. É que nem para ler têm jeito, pá! Ah, os tempos dos GP com comentários do Adriano Cerqueira e Domingos Piedade...