19 outubro 2007

Dia E

Hoje é o Dia E. E de Europa. Porque lá se conseguiu chegar a acordo para o tratado reformador da União. Oba, oba, podemos finalmente deixar a defunta constituição europeia descansar em paz, já ninguém quer saber dela!

O Sócrates está todo contente, já que foi na presidência portuguesa que o acordo foi conseguido, os outros chefes de governo também, porque vão ficar (ou pelo menos querem) na história da União Europeia, mas no fundo, no fundo, tudo se resumiu a um regateio. A Itália contentou-se com mais um deputado no parlamento europeu, a Polónia ficou contente com um lugar no tribunal europeu e é assim que a Europa avança: todos juntos, cada um puxando para seu lado, e bora lá regatear lugares, condições e benefícios, como se estivéssemos a comprar tapetes em Marrocos.

Por falar em Marrocos, eles também queriam entrar na União Europeia. Até fizeram o pedido de adesão formal e tudo. Foram chumbados porque... não são um país europeu. É pena que por um pormenor técnico de somenos importância se tenha chumbado a entrada de Marrocos na, na altura, CEE. Afinal, a sua vasta experiência seria útil para regatear acordos no futuro. Com 15 já era complicado assinar um papel, com 27 está a tornar-se um pesadelo e no futuro com uns 30 e tal vai ser mesmo preciso pedir ajuda a Marrocos, Tunísia, Mauritânia e Argélia para conseguir pôr as assinaturas todas no papel.

Valha-nos a Alemanha que continua a pagar e não reclama.

6 comentários:

Ana disse...

E no meio de tanto debate de deputados ainda não percebi afinal em que consiste o novo tratado.

Anónimo disse...

É impressionante como uma excelente ideia foi destruída ao longo de 50 anos por uma burocracia descontrolada e um modo de pensar tão francês que até cheira a queijo com bolor...

Nelson disse...

reforma as instituições da UE e substitui a constituição. Transfere mais alguns poderes dos estados-membros para Bruxelas e é mais um passo no sentido de criar uma espécie de federação.

Sun Iou Miou disse...

Deutschland, Deutschland über alles, über alles in der Welt... Quase sinto o impulso de me pôr em pé com a mão no peito, mas não consigo decidir em qual peito. Pronto, para que quero duas mãos?

Teté disse...

E de É porreiro pá! Não se está mesmo a ver?

Ana disse...

Ok, fiquei na mesma. Reforma as instituições?? Como? Elas faziam o que e passam agora a fazer o que?...Substitui a constituição? aaaah...e o que dizia a outra?? O que passa a dizer???...

Agora já nos entendemos no essencial: mais poderes para Bruxelas. Estados Unidos da Europa. O velho sonho nascido nos finais da primeira guerra em vias de se concretizar. E eu pergunto, será assim tão mau?...