14 agosto 2007

A tese...

Os relatos das férias ficam prometidos para breve, porque agora estou a reler a tese para entregar durante esta semana. E quero despachar esta coisa que já começa a ganhar mofo.

Comecei há bocado a reler tudo e já me deparei com uma dificuldade: quando se trata com objectos matemáticos chamados "formas diferenciais" tem de se evitar usar frases lindas como "Dito de outra forma, a forma w toma a seguinte forma", usando o seu equivalente "De outro modo, a forma w tem a seguinte expressão". São as limitações da língua portuguesa...

(nota: não perguntem o que são formas diferenciais a menos que queiram mesmo saber a resposta; é que se perguntarem eu explico!)

9 comentários:

Marco Robalo disse...

Olá.
A tua tese é sobre o quê?

Nelson disse...

Cohomologia equivariante e Mecânica Quântica Supersimétrica. Pensa bem antes de perguntar o que é que isto quer dizer... ;)

Marco Robalo disse...

Cohomologia só conheço e mal a de De Rham. Mecânica Quântica só o que li do Dirac (já que nas aulas do bicudo e do gugu não aprendi absolutamente nada).
Podias-me dar assim uma ideia mais geral? Não precisas e explicar o que são formas diferenciais.

Marco Robalo disse...

Não precisas de explicar o que são formas diferenciais.

Nelson disse...

Cohomologia equivariante é uma generalização da de de Rham. Vê o artigo da wikipedia, está razoável.

Quanto à SQM é um modelo mínimo de teoria de campo supersimétrica (em que tens variáveis fermiónicas e bosónicas e os integrais são sobre todas estas variáveis).

As duas juntam-se quanto usas Cohomologia equivariante numa generalização algo "optimista" e vês que o resultado lá de uma coisa (um representante da classe de Euler) é exactamente a expressão já conhecida da acção da SQM.

Se estiveres para aí virado, dá uma vista de olhos neste paper. Para a parte matemática da coisa (definição e essas coisas chatas), lê o livro do Guilemin e Sternberg, "Supersymmetry and Equivariant de Rham Theory" da Springer-Verlag.

Teté disse...

Xi, vieste a falar croata!

Ana disse...

Ai, tété, já me fizeste soltar a minha primeira gargalhada hoje. =)

Olha, Nelson, daqui a pouco começo eu a falar croata!! Mas um croata mais para os lados da bioquímica. ;-p

Enfim, cada macaco no seu galho. Felicito-te, já sabia que eras um cromo da física, e agora tenho a certeza. Felicito-te tb por estares quase a terminar. Eu nem a meio vou, já que a minha implica andar de nariz enfiado em tubos de ensaio (na verdade agora uso mais tubos eppendorf e cuvettes de quartzo), e verdade seja dita não acho lá muita piada a isso...

A tua tese...que ganda nome para uma tese. ò faxavor, era um Nobel e um pires de tremoços!

Nelson disse...

errr... o mestrado é em Matemática. Com aplicação à Física, mas é matemática.

Ana disse...

Ok, cromo da física e da matemática! ò faxavor, era um Nobel e um pires de tremoços, e olhe que eu sei contar até dez! =)