20 agosto 2007

Em U

Há provérbios que me chateiam, que são quase todos. Lembro-me vagamente de aqui ter escarrapachado dois, há uns tempos, e agora lembrei-me de outro: Virar o bico ao prego. Virar o bico ao prego pode ser interpretado de duas formas:

1. Virar o bico e o prego ao contrário. Não dá muito jeito para pregar quadros.

2. Torcer o prego até ficar em forma de U. Tem os mesmos defeitos da anterior.

Ainda estou para decidir sobre a qual destas situações se refere o provérbio.

Mas lembrei-me do provérbio após ler que Fernando Santos está "surpreendido" por ter sido posto a andar. Diz o Senhor Engenheiro que "Nenhum treinador que ganhou o Torneio do Guadiana há 15 dias, que ganhou um jogo para a Liga dos Campeões e que fez o 22.º jogo sem derrotas no campeonato estaria à espera de sair.". Eh pá, quando li isto ia-me mijando todo pelas pernas abaixo. A sério! Atão o gajo tem a distinta lata de contar com torneios particulares de pré-época (mesmo tendo ganho ao Sporting) entre as suas vitórias e fala em "jogos sem perder" depois de empatar contra uma equipa que ambiciona a pouco mais que aguentar-se sem descer?!

Quanto à vitória para a eliminatória da Liga dos Campeões, se calhar o Fernando Santos não viu o jogo, limitou-se a ler as gordas nos jornais desportivos do dia seguinte e viu que ganhámos. Só isso explica que durante o jogo o esquema da equipa quase não se tenha alterado e se tenha insistido num jogo sem rumo nem ambição, denunciado, lento e sem substituições que o alterassem de forma significativa. Se calhar foi esse o problema do Fernando Santos: apesar de estar no banco os jogos todos ele não os via. Lia a notícia no jornal do dia seguinte, e se o Benfica tivesse pelo menos empatado, copiava o nome dos jogadores e escolhia os mesmos para o jogo seguinte. Se calhar também era por isso que as substituições eram sempre as mesmas, mais ou menos na mesma altura do jogo e sempre com os mesmos resultados quase nulos.

Sim, este senhor engenheiro é que me podia explicar o verdadeiro significado da expressão "virar o bico ao prego". Se alguém tiver o número de telemóvel dele mandem-mo por mail para eu lhe mandar um SMS a perguntar.

8 comentários:

Ana disse...

Agora assim por alto, não sei porque, mas estava a imaginar um ganda bife a ser virado ao contrário...

Teté disse...

Pois é Vanadis, assim como assim é o virar o bico ao prego preferível...

Se bem que nesse caso o prego não tem bico, hummmm?!

kanjas disse...

caguei para o prego... venha de lá o camacho!

Ana disse...

O camacho tem muito bife para virar. =D

Anónimo disse...

Com pregos Garcia isto não acontecia. Sempre que se fala em pregos vém-me esta à cabeça.

Nelson disse...

Pregos Garcia: dois mil anos de garantia!

Anónimo disse...

Com Pregos Garcia, o Camacho não fugia!

Ana disse...

Conhecia essa mas era com Alcobia. Pregos alcobia, cem mil anos de garantia. Com Pregos alcobia, isto não acontecia. Com pregos alcobia o camacho não fugia!