21 agosto 2007

É que é preciso ser burro, han?

Em Portugal existem automóveis. E paga-se imposto sobre os automóveis. E depois paga-se o IVA. Até aqui, tudo bem. Ou tudo mal porque, como toda a gente sabe, o IVA incide também sobre o IA. Bruxelas não gosta, multa-nos mas o dinheiro extra dá muito jeito e a coisa aguenta-se assim.

Agora, há uma nova tributação sobre os automóveis. O imposto muda de nome, mudam as regras e o IVA continua a incidir sobre o agora denominado Imposto Sobre Veículos (ISV). E Bruxelas continua a dizer que é ilegal e vai continuar a multar-nos. Já para não falar na quantidade de dinheiro que é preciso devolver se um dia um tribunal dá razão aos compradores e/ou vendedores de automóveis.

Eh pá, se fizeram uma lei toda nova, toda moderna, porque é que não aumentaram logo o ISV em 21% (que, por pura coincidência, é a taxa do IVA) e passavam a incidir ambos os impostos apenas sobre o preço base? Só mudava o cheiro, a merda era a mesma, o dinheiro era o mesmo, mas deixava de haver ilegalidade! É que é preciso ser burro, han?

Eu exemplifico: uma determinada viatura tem um preço base de 10 mil euros e paga 5000 de IA. Ao todo dá 15000, ou seja, somando-lhe o IVA, 18150 euros. Tá mal, porque tamos a cobrar IVA sobre o IA. Então, mudamos as regras, e a mesma viatura passa a pagar 6050 euros de ISV! Agora temos 10 mil de preço base, 2100 de IVA e 6050 de ISV o que soma 18150. Com a benesse extra de, quando baixarem o IVA (daqui a 400 anos, mais ou menos), o ISV mantém-se!


Nota para não matemáticos mas que se interessem pelos pormenores técnicos: isto vem de uma propriedade extremamente avançada que diz que, nos números reais, A*(B+C)=A*B+A*C. Chama-se distributividade e é (ou era) ensinada aí pelo 5º ano de escolaridade. Ora acrescentar o IVA é nada mais, nada menos que multiplicar por 1.21. Han, que é complicado de perceber esta merda!

5 comentários:

Ana disse...

Onde é que entra a cena de parte desse imposto ir para os bombeiros?...

Ana disse...

Ps - sempre gostei muito da propriedade distributiva. E da associativa também. ehehehe. Mas só dei isso no oitavo ano.

Teté disse...

É, essa é a propriedade distributiva da multiplicação...

E sim, ainda se dá no 5º ou 6º ano, que ainda tive de rever a matéria, para ajudar o filhote!

kanjas disse...

Tu andas a ver se entalas o pessoal todo com essas ideias. Se algum dia eles têm uma ideia, no minimo, parecida com a tua, ja sei a quem tenho de pedir explicações! (e sei que o portatil fica na mala do carro!)

Nelson disse...

já não fica, obviamente. há erros que só se cometem uma vez. :)