05 agosto 2007

Coisas de férias

(em directo de Dubrovnik, a cerca de 18 metros do Mar Adriático)

Em primeiro lugar gostaria de salientar que tenho o Blogger em Croata. O que me dificulta um bocadito a vida. Por exemplo, para fazer Publish tenho de clicar num botão que diz "objavi post" que, como a parca experiência me diz, não se lê como se escreve. E para guardar um rascunho tenho de clicar em "Spremi sad". Adiante...

Tou de férias há uma semana e devo dizer que não estou a gostar nada. Um gajo de férias sente-se quase que obrigado a divertir-se e isso tira a piada toda à diversão. Se a diversão é obrigatória deixa de ser diversão e passa a ser uma espécie de trabalho, não é? 11 meses por ano temos um emprego onde fazemos coisas que supostamente não nos divertem e no 12º mês temos outro emprego onde é suposto divertirmo-nos! É uma pressão completamente desnecessária e digo-vos que isto de um gajo se divertir por obrigação não é nada divertido. Por outro lado, quando nos divertimos por diversão diverte bastante.

Mas as férias têm uma coisa boa. Permitem-nos pensar em coisas às quais habitualmente não dedicamos muito tempo. Porque em férias não há rigorosamente nada a fazer excepto satisfazer as nossas necessidades fisiológicas (a propósito, detesto a semelhança entre as palavras fisiológica e fisionómica; tou-me sempre a enganar o que me provoca significativos transtornos). Além de comer, dormir, ir à casa de banho, não existe nenhuma outra obrigação. O resto faz-se porque apetece. Dorme-se ao Sol, bebem-se margueritas, tiram-se fotografias, etc. Mas sem qualquer obrigação especial de o fazer. Por exemplo, hoje não bebi margueritas, bebi um mojito. Porque não me senti obrigado a beber uma marguerita. Por outro lado, de manhã fui fazer chichi, senti-me como que obrigado a ir.

E numa das minhas sestas ao Sol, entre sonho e delírio, tive uma visão. Uma visão, não, foi quase como que uma epifania! Apareceu-me o Darth Vader em sonhos. E disse-me "Don't forget the stormtroopers!". Devo dizer que na altura fiquei um bocado alheado da coisa e não liguei a devida importância. Mas depois, quando me levantei do bar depois de beber 3 mojitos e bater com a cabeça numa trave, ocorreu-me o que o Darth Vader queria dizer!

O que é que acontece aos stormtroopers (para quem não sabe: os stormtroopers são as tropas do exército imperial; aqueles dos capacetes brancos que tanto jeito davam para camuflagem, mas só em planetas gelados, como no The Empire Strikes Back) no fim da saga Star Wars? Sim, toda a gente viu que o Han Solo ficou com a Leia, o Chewie ficou a fazer de pau de cabeleira, o Luke deve ter fundado um mosteiro Jedi ou coisa assim, o Vader morreu, o imperador também, mas... o que é feito do exército de stormtroopers que existem em todos os planetas dominados pelo Imperador? Eram milhões deles! E não pensem que a resposta "então, foram à sua vida, voltaram para as famílias, alguns casaram e tiveram filhos e começaram um negócio de transportes" é satisfatória! Não senhor! É que (ver Episode II: The Clone Wars) os stormtroopers são todos clones de um único indivíduo, o Jango Fett. E ninguém se importa com isto? Quando cai o império não é só um reinado de terror que desaparece! É também o ordenado de uns milhões de gajos que não sabem fazer nada a não ser disparar tiros de pistolas laser contra árvores (são os piores atiradores da galáxia, em toda a saga Star Wars vi-os acertar uns 2 ou 3 tiros; e dispararam centenas!) e tendo como única características distintiva o facto de serem a cara chapada de um conhecido criminoso há muito morto! São todos iguais uns aos outros! O que é que eles vão fazer no fim? Pior, imaginem que um deles, por não encontrar emprego, começa a roubar coisas, tipo naves e assim. Vão fazer o quê? Afixar posters a dizer "Wanted" com a fotografia do suspeito? Há milhões de gajos com a mesma cara! Uma atitude dessas é coisa para dar merda, ouçam bem o que vos digo.

Naquela galáxia não há, obviamente, comités de ética que proibam a clonagem de pessoas como temos por cá. São muito avançados, mas comités de ética é coisa que não têm. Ainda fiquei umas horas a pensar nesta questão, mas como não cheguei a nenhuma conclusão resolvi voltar a dormir. Até porque ainda me doia a cabeça da porrada que dei na trave. A trave ficou bem, não ficou com marcas do impacto.

8 comentários:

Teté disse...

Espero que isto não te chegue em croata, mas aqui vai:

Férias difíceis na Croácia, com a única "obrigação" de te divertires? Mal-agradecido! Espera até ter filhotes, e passares as férias literalmente de rabo para o ar atrás deles, para verificar se não caem numa escada, se não se afogam na piscina e outras coisas que tais... Nem tempo vais ter para blogar!

Aproveita enquanto é tempo, homem!

E já agora, para te animar, o Benfica hoje (quer dizer, ontem!) ganhou por 1-0. Não tenho a certeza contra quem, mas como vi para lá um penteado bem esquisitóide, se calhar era mesmo o Sportém.

Boas férias!

Ana disse...

Ai, rapaz, o que tu inventas! Mas já me ri bastante à conta do ex-exercito imperial. Por acaso tb pensei bastante nessa cena, na altura em que o star wars saiu. Na minha cabecinha, eles eram robots, e uma vez eliminado o darth vader e o imperador, foram todos para a sucata.

Serendipi7y disse...

Desta vez venho com 1 assunto serio.

Agradeciamos que nos ajudassem a divulgar esta causa:

http://www.petitiononline.com/alviela/petition.html

Assinem! Obrigado

kanjas disse...

Boas férias e deixa lá os jango feet... devem ter ido todos para o pais da/o liza! (aquele que era gago ou o raio)

Unknown disse...

Atão e as celebrações do Dan pobjede i domovinske zahvalnosti? Foste prá farra ou que?

boas férias. Dá um salto à Bósnia e à Sérvia pá!

Anónimo disse...

Se calhar tu nao te divirtes com as tuas férias mas a nós divirtem-nos imenso. E a cabeça, a pesar do impacto também te funciona bem, o que é de agradecer. Ánimo, que logo vas ter saudades das férias em que nao te divertiste.

Ana disse...

ATÃO, essa tralha anda na tá arrumada???

kanjas disse...

quando voltares traduz-me o que a/o sun iou miou escreveu. Tentei perceber mas começou a doer-me o pancreas...