27 agosto 2007

Bad timing

Nos anos 50 não havia máquinas de lavar roupa. Nem de lavar louça. Nem havia ferros de engomar a vapor sofisticados. Nem aspiradores com tecnologia espacial. Nem varinhas mágicas. Nem fornos micro-ondas. A vida de uma dona de casa nos anos 50 era dura.

Para piorar a coisa, não havia internet, não havia blogs, não havia televisão por cabo. E não havia máquinas Nespresso. Além de ser uma vida dura, havia poucas distracções.

Por isso as mulheres lutaram pela sua emancipação. Lutaram pela igualdade de direitos, pelo acesso ao trabalho em igualdade de circunstâncias com os homens, lutaram por ordenados iguais, acesso à educação, pelo respeito. Lutaram e conseguiram. Agora as mulheres estudam e trabalham em pé de igualdade (sejamos benevolentes neste ponto, sff. Eu sei que há muitas coisas em que a igualdade não é assim tão linear).

Agora, no início do século XXI fazemos refeições no micro-ondas, pomos a louça na máquina para lavar, lavamos a roupa na máquina, passamos roupa a ferro com maior facilidade, é mais fácil aspirar a casa, temos coisas que agarram o pó por electricidade estática. As lides domésticas estão mais fáceis, mais leves.

E agora temos 50 e tal canais de televisão, ligação à internet que podemos usar para ler blogs, ver cartoons, jogar, falar com outras pessoas.

Aposto que agora a situação pré-queima-de-soutiens-dos-anos-60 não parece assim tão má, pois não?

E aí está um provérbio que me agrada: quem ri por último, ri melhor!

10 comentários:

Ana disse...

Vês, bastou a mulher sair da cozinha e ir lá para fora que houve logo a necessidade de melhorar e tornar mais leves as lidas da casa, porque senão os gaijos não davam conta do recado.
Infelizmente ainda há uns que não sabem carregar em botões.

Nelson disse...

é uma maneira de ver a questão. :P

Elora disse...

Desculpa mas continua a ser um horror.Acabei de passar um mês sem a minha rica D. Lurdes e mesmo com ajuda é muito mau. Acho que a cena das lides domésticas são boas para quem gosta delas, sejam leves ou pesadas, pelo que agradeço que não existam espectativas baseadas no facto de eu ser mulher. Para além disso, as coisas realmente dificeis estão para lá das capacidades das máquinas e, infelizmente, das capacidades dos homens também. Se perguntares o que há-de ser o jantar, olham-te muito espantados. Se disseres "tu decides" vêm-te com as brilhantes propostas de frango de churrasco, pizza ou bife. Claro que há excepções, mas normalmente estão ligadas à necessidade e ao facto de viverem sozinhos. Não é que não ajudem a cozinhar, não ajudam é a tomar a decisão. E isso, meus amigos, é a parte realmente dificil.

Ana disse...

Não ajudam a tomar a decisão e ainda te acordam da sesta do meiodia pois nao conseguem grelhar um hamburguer pre-grelhado... ;-p

Teté disse...

Tirando essa da benevolência para "o mesmo pé de igualdade", concordo com tudo o que dizes.

Claro que os homens, com mais estudos no geral, aguçaram logo o engenho, quando viram que podiam ser chamados a fazer necessários serviços domésticos, Vanadis!

Ser dona de casa nos anos 60 era complicado, dependendo da classe social. Porque bastantes, não tendo a respectiva maquinaria, tinha uma sopeira a tempo inteiro, que era o tudo em um. Classe média, obviamente!

Discordo das meninas: os companheiros educam-se! E não é fazendo-lhes toda a papinha...

Elora disse...

Tété, o meu está educadissimo, não lhe faço a papinha toda e ele é fantástico. Mas se fosse ele a decidir comiamos pizza, frango ou bife todos os dias.

kanjas disse...

Moro "sozinho", não tenho nada dessas coisas que o nelson escreveu (bem, tenho máquina de lavar roupa, aspirador dos anos 50 :P e um ferro assim assim) e uma senhora que faz a limpeza todas as 6ªs feiras.

Antes de começarem a falar da senhora da limpeza, deixem-me adiantar que mais valia não ir (era tempo que ganhava) mas como está incluida na renda da casa, não posso fazer nada :x

Gosto bastante de cozinhar, já de lavar a loiça... sou alto, faz doer as costas.

Decidir o que fazer para comer nunca é problema. O problema é ter em casa as coisas depois de se decidir o que fazer! Quando me deu para fazer ratatuille deparei-me com um problema... a única coisa que havia em casa era mesmo o tomate :x (isto era um exemplo)

É verdade que ter tudo feito dá muito jeito, mas tira a piada toda à coisa.

Acabando o comentário com alguma coisa do post. Se há 50 anos houvesse metade do que há hoje, ainda não tinhamos mulheres ao volante ;P

Nelson disse...

vês, Fausto? Só vantagens! ;)

Ana disse...

Pois, por isso é que a maioria dos acidentes é provocado por homos...especialmente machus pichus, que têm elevadas concentrações de testosterona no sangue...

Ana disse...

Eu ontem fiz uma lasanhita inspirada no ratatui, LOLOL, não não levava carne de rato...levava frango e rodelas de beringela e courguete...mmmmmmm! queria ver os meninos a repetir a proeza...
Ah pois, o meu fica logo deseducado quando vem da casa da mãe...