17 agosto 2007

Provérbio

Sempre ouvi dizer que "o que arde cura". Acho que este provérbio se refere a água oxigenada e coisas assim para desinfectar. Mas... será mesmo assim?

No tempo da caça às bruxas as mulheres (e homens) que eram considerados culpados de bruxaria eram queimados vivos. E a verdade é que ficavam curados, nunca mais faziam uma bruxaria! Será que isto funciona para outras maleitas, tipo dor de costas? "Ah, doem-me as costas, é do reumatismo". Chega um gajo com um maçarico, queima-lhe as costas todas e o tipo em princípio fica curado do seu reumatismo. Ou pelo menos deixa de se preocupar com isso.

9 comentários:

Anónimo disse...

Também se podem queimar almas? Assim curava a minha...lol

Ana disse...

A etiqueta do post está mesmo adequada: ideias que lembram a muito pouca gente mesmo. ;-p
Uma coisa é o ardor provocado por água oxigenada, álcool e afins. Outra coisa é queimadura pelo fogo!! :-p
Lá se foi a macacada.
Pois, na idade da caça às bruxas eles tinham um teste infalivel para descobrir se alguem era ou não bruxo: atirava-se a pessoa para um lago, atada a uma pedra; se sobrevivesse é porque era bruxa e era queimada na fogueira. Se não sobrevivesse, é porque não era bruxa. Mas o resultado final era o mesmo...

Ana disse...

O proverbio devia ser: o que arde mata umas vezes e cura outras. LOL. Já sabemos que a sabedoria popular não é muito de fiar. A sabedoria popular diz que,por ex, beijar um sapo cura verrugas. Eu acho que as faz! Além de que os sapos amandam-nos um liquido qq para os olhos que arde que se farta, e não cura! O que arde, cura, mas se for sapo, pode matar. Devia ser assim o proverbio.
E por falar em sapo, porque é que o logotipo DA SAPO é uma rã???

Nelson disse...

a regra era "se flutuasse era bruxa, se fosse ao fundo não era". O princípio científico para a regra é o seguinte: toda a gente sabe que as pessoas são mais pesadas que a água e por isso vão ao fundo. Todas as coisas mais pesadas que a água vão ao fundo (por exemplo, cascos de navios feitos de aço). Quando as pessoas morrem afogadas, a alma sai do corpo e este fica mais leve que a água e fica a flutuar. Logo, se a bruxa flutua é porque não tem alma. BRUXA!!!! MATA, MATA, MATA!

Nelson disse...

o logótipo do Sapo é uma rã porque ninguém distingue uns dos outros. Eu achava que era um sapo.

Já agora, SAPO originalmente era uma sigla que queria dizer "Serviço de Apontadores Portugueses Online" e era um motor de busca criado na Universidade de Aveiro. O endereço original era sapo.ua.pt. É mais ou menos contemporâneo do Yahoo! e tinha como objectivo servir para pesquisas de páginas em Portugal. Só muito depois foi adquirido pela PT Multimédia e passou para o lado negro da força.

Ana disse...

LOL, eh páh, tu sabes muito de caça às bruxas. Quem foste, nas tuas vidas passadas? Olha, que não te dê para voltar reencarnado em Dalai Lama. O governo chinês proibiu tal prática (ver o blog do fausto).
LOLADA!

Nelson disse...

fui bruxa. dava um certo jeito saber estas coisas...

Anónimo disse...

Isso aqui disse ficar "curado de espanto", mais olhai que "espanto" destoutra margem não significa o mesmo: é "horror".

E digo eu: não seria que as bruxas sabiam nadar? Até hà pouco isso era privilégio de muito pouca gente.

Teté disse...

Onde é que a água oxigenada arde? Só na cabeça de um homem.

Mas a sabedoria popular, pois sai-se com cada uma, que se nos vamos fiar nela passamos a vida metidos numa camisa de 11 varas (esta também não sei de onde é que vem, mas também deve ser popular, até porque nunca vi uma camisa assim).

Não acredito em bruxas. Mas se tu dizes que as há...