17 agosto 2007

História e as suas histórias

Num momento em que tanto se fala sobre as tentativas de escrever e re-escrever a História (ver os vários posts sobre o assunto no Zero de Conduta; contudo, não se fiquem por aí. No meio daqueles posts todos há algumas trapalhadas que não são propriamente factuais e que eram escusadas, sobretudo sendo o assunto o que é) apareceu uma coisa melhor ainda: a tentativa de escrever a História ANTES DE ACONTECER!

Sim, toda a gente sabe que há muitas tentativas para alterar os factos passados. Seja para justificar uma ou outra posição sobre o aquecimento global, seja a negação do Holocausto, seja o branqueamento de alguns acontecimentos durante a inquisição... enfim, toda a gente gosta que a história se lembre de si, da sua instituição, do seu país, de forma melhor e alguns levam este esforço um nadita longe de mais.

Mas... escrever uma biografia do Lewis Hamilton (piloto de Fórmula 1 da Maclaren, a fazer a sua época de estreia e actual líder do campeonato do mundo de pilotos) dizendo que se sagrou campeão do mundo em Outubro de 2007 no GP do Japão??? Tá bem que o livro ainda não está à venda, mas a sinopse já está no site da Amazon para ser lida por quem quiser! Se não acreditam em mim e não vos apetece seguir o link, destaco esta frase que está na sinopse do livro: "Lewis Hamilton crowned his 2007 debut season by winning the title in Japan in October". Que dia é hoje, mesmo? (notícia obtida a partir do fórum do Autosport)

10 comentários:

Ana disse...

LOL!! E que tal escrever História à medida que ela for acontecendo?...mmm...isso no fundo é o conceito de um blog...mmmm...

Quanto a escrever história antes de ela acontecer, não nos fartaremos nós de fazer isso? As nossas listas de compras? As nossas listas de afazeres? As nossas listas de aniversários de amigos? As nossas listas de objectivos a atingir, seja na vida, seja num trabalho?

kanjas disse...

O problema não é tentar fazê-lo... é haver quem lhe dê importância :\

Nelson disse...

errrr... é um bocadito diferente escrever um livro a falar de factos que ainda não aconteceram e que não são certos do que fazer uma lista de compras.

Ana disse...

Atão, mas uma lista de compras não é isso mesmo, factos que ainda não aconteceram e que não tão certos? Porque a gente sai do supermercado com tudo, menos o que tava na lista... LOL...bem, vou voltar á leitura...do teu livro de ferias, LOL!

Nelson disse...

a lista de compras é uma declaração de intenções. o análogo seria escrever o talão de supermercado antes de fazer as compras.

É diferente dizer que vou concluir o mestrado em Setembro de 2007 ou dizer que conclui o mestrado em Setembro de 2007.

Aquele livro diz que o Hamilton FOI campeão do mundo de Fórmula 1 em Outubro de 2007 no GP do Japão.

Ana disse...

Então, eu COMPREI uma lasanha às 18 horas de hoje. ;-p LOL!
Eu capice, tou só a meter-me contigo.

Ana disse...

Tendo em conta que escrevi aquilo ás vinte para as três (ou três menos vinte, como preferirem...ou ainda, duas e quarenta).

Ana disse...

Vês, era facto não acontecido incorrecto. Já passa das seis e não fui comprar a lasanha. ;-p

kanjas disse...

Ela é muito teimosa... achas que estás à altura do desafio?

Nelson disse...

uuuuui!