30 agosto 2007

Inauguração do Sistema Solar

A primeira frase da notícia diz o seguinte: "É evidente que não se trata do próprio Sistema Solar, pois tendo este sido formado cerca de 4 500 milhões de anos antes do Homem, não necessita de inauguração". Ainda bem que avisam, eu julgava que iam mesmo inaugurar o "nosso" Sistema Solar!

Basicamente o que é esta coisa? É um modelo à escala. E ao contrário de tantos outros, este modelo usa a mesma escala para os tamanhos dos planetas e para as distâncias. A escala é 1:414.000.000, ou seja, 1cm equivale a 4140km.

Parece uma ideia gira, não é? Dá para ter uma noção do sistema solar e tal.

Então, antes que se lembrem de ir a Estremoz ver o raio da coisa a conselho do Ó faxavor! e depois virem reclamar que aquilo é uma trampa, eis alguns factos:

1. O Sol tem um diâmetro de cerca de 3 metros e meio;
2. A 140m do Sol encontramos Mercúrio, uma esfera com apenas 1,2cm de diâmetro;
3. A 261m do Sol está Vénus, com um diâmetro de 2,9cm;
4. A 361m está a Terra, com uns espectaculares 3,1cm de diâmetro; A Lua anda lá perto, a 84cm de distância e tem um diâmetro de 8mm, mais ou menos;
5. Depois vem Marte, a 550m de distância do Sol; o seu diâmetro é de 1,6cm;
6. Já fora da cidade aparece Júpiter a 1880m de distância! É enorme, com um diâmetro de quase 35cm!
7. O próximo é Saturno. Fica a quase 3,5km do centro e tem um diâmetro de 29cm (fora os aneis);
8. Urano fica a quase 7km do Sol e tem um diâmetro de 12,3cm;
9. Nepturo tem quase o mesmo tamanho, 12cm, mas fica a quase 11km do Sol;
10. Por último, o recém-despromovido Plutão, é capaz de dar um bocado de trabalho a procurar: fica a 14 km do centro e tem apenas meio centímetro de diâmetro!

E se quiséssemos representar a estrela mais próxima do Sol, a Próxima do Centauro a uns módicos 4.3 anos luz? Bom, infelizmente a Terra não é grande o suficiente. Mesmo nesta escala teríamos de colocar a estrela a 98 mil quilómetros de distância (e o perímetro da Terra é de "apenas" 40000 km, por isso dava duas voltas inteiras e ainda passava um bocadinho. Para colocarmos a estrela a uma distância razoável, digamos... Paris (1500km), tínhamos de usar uma escala 1:27 mil milhões. Nesta escala o Sol teria só 5cm de diâmetro. A Terra teria meio milímetro de diâmetro e estaria a 5,5 metros do Sol. A Lua estaria a uns míseros 1,4cm da Terra e Plutão, esse calhau longínquo estaria a 218 metros de distância. O espaço é, basicamente, uma coisa muito grande e completamente vazia.

Agora, imaginem um bicho tão lento, tão lento, que precisa de 3 dias para fazer uma viagem de 1,4cm (o tempo que demorou a Apolo XI a chegar à Lua). Quanto tempo acham que demoraria a chegar a Paris?

E já nem vale muito a pena imaginar sítios mais distantes... a galáxia mais "próxima" fica a 2 milhões de anos luz de distância, ou seja, "apenas" 465 mil vezes mais longe que a Próxima do Centauro; se a próxima do Centauro está em Paris a galáxia mais próxima fica a 697 milhões de quilómetros, que é mais ou menos 4,5 vezes a distância da Terra ao Sol, ou 1800 vezes a distância da Terra à Lua.

Já perceberam porque é que se diz "números astronómicos" quando se quer dar a ideia de coisas muito, muito, muito grandes?

8 comentários:

Unknown disse...

There are 10^11 stars in the galaxy. That used to be a huge number. But it's only a hundred billion. It's less than the national deficit! We used to call them astronomical numbers. Now we should call them economical numbers.

Richard Feynman, Físico, Prémio Nobel da Física em 1965

Nelson disse...

4.3 anos-luz são 40 triliões de quilómetros (usando a mesma nomenclatura), ou 40 milhões de milhões de quilómetros. Não há deficit que se lhe compare. :P

Anónimo disse...

Não tenho palavras, mas precisava dizer que não tenho palavras. Era necessário lembrar-nos que somos assi tão pouca coisa quando estamos a tentar chegar ao fim deste mês de agosto que na noite convida a olhar para o céu? Não há por ai uma voz que me levante o ânimo? *_*

Nelson disse...

pensa assim: o nosso planeta pode ser um mísero grão de pó, mas ao menos nesse grão de pó estamos no topo da cadeia alimentar!

Anónimo disse...

E na hora do almoço! (`_^)

kanjas disse...

Havia um video qualquer no sitio do costume que explicava com imagens o que tu acabaste de descrever :)

Claro que não metia estremoz

Teté disse...

Olha lá, isso não é o mesmo que andar a procurar agulha em palheiro? Não o Sol obviamente, mas Plutão a 14 Km de distância e desse tamanhinho? Hummm...

Ana disse...

Definitivamente, de certeza que a tua tese não é sobre cosmologia??

Pois, o espaço é um imenso vazio, de vez em quando pontilhado por uma ou outra galáxia. O que é engraçado, é que se pensarmos na matéria, tb esta o é. Os átomos são pequenos universos com um ponto central (o nucleo) e imenso espaço vazio onde, de qd a qd, passa um electrão. Que mania que o macroscópico tem de imitar o subatómico, mmm?

Li o Sim Sr Feynman há muito tempo, numa altura em que achava que percebia alguma coisa de física...