27 agosto 2008

JO2008 - Parte VI, Marco Fortes

Este post faz parte de uma série dedicada à participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim. É aconselhável ler também os posts anteriores.



Chegada ao fim a primeira semana de jogos, começa o atletismo. E foi aí que tudo aconteceu. Foi aí que surgiu a grande revolta do povo português contra os Jogos Olímpicos, as despesas com os atletas olímpicos, o brio dos atletas olímpicos. A seu tempo, lá chegaremos. Para já, vou só falar do caso do Marco Fortes, que foi o início da polémica.

Marco Fortes, após a prova do lançamento do peso, referiu que não se dá bem com provas de manhã, que para ele, de manhã, é só na caminha. A frase foi muito mal escolhida. Caiu muito mal. Foi repetida mais de 100 vezes. Toda a gente a cita agora, quando quer atacar os atletas olímpicos. Claro que nem por uma vez, após o próprio dia, se ouviu a repetição das declarações de Marco Fortes na conferência de imprensa na véspera da qualificação. Ele foi um dos atletas que respondeu às questões dos jornalistas. E sobre as suas expectativas referiu que em provas internacionais anteriores se sentiu um pouco deslumbrado pelo ambiente do estádio, era a sua estreia em provas de topo, e se desconcentrou. E continuou dizendo: "desta vez vai ser diferente. Amanhã só vou disfrutar do ambiente lá mais para o fim do dia quando me entregarem a medalha". A audiência respondeu com risos. Afinal, só para conseguir a qualificação directa teria de bater o seu record pessoal por 27cm (a melhor marca é de 20,13, era exigido 20,40 para passar). E depois concluiu com "Porque eles são grandes, mas não são Fortes". A audiência voltou a responder com risos. As piadas da véspera, cairam bem. A do dia da prova, não. Mais vale cair em graça do que ser engraçado, e Marco Fortes aprendeu esta lição da pior maneira possível.

A frase, a famosa frase, era uma piada. Já tinha dado para perceber que ele é o homem das piadas na comitiva, é o que está sempre bem disposto. Foi uma piada mal escolhida, uma piada sem graça, uma piada infeliz. Mas, tirando o facto de Marco Fortes não ter grande jeito para fazer piadas em situações sérias, não percebo do que pode ser acusado.

Após estalar a bronca, e após se repetirem acusações aos atletas olímpicos e, por seu lado, aparecerem várias pessoas a defendê-los, a comunicação social começa a sua dança. No site do Público, por exemplo, não foram referidas as marcas atingidas por Marco Fortes na qualificação. Nem qual era o seu record pessoal.

Uns dias mais tarde, Marco Fortes marca presença no programa Noites Olímpicas da RTP. Uma das coisas que o jornalista lhe perguntou foi se ele não se sentia um pouco injustiçado, porque toda a gente repete a frase, mas ninguém sabe quais são as suas marcas. A resposta por parte do Público não se fez esperar: no dia seguinte o Público noticia a ida de Marco Fortes à RTP. Acham que foi pôr água na fervura? Não, foi mesmo para responder à letra à acusação da RTP que na comunicação social só foi dado ênfase à reacção após a prova em vez de aos resultados desportivos. E por isso o Público achou por bem referir, coisa que não tinha feito na notícia anterior referente à sua eliminação, que Marco Fortes fez 18,05m num dos ensaios e 2 ensaios nulos, sendo a sua melhor marca pessoal de 20,13 e que terminou em 38º entre 45 atletas. Assim, o Público já pode estar defendido, está lá toda a informação! E agora, sim, quem quiser pode ofender o Marco Fortes, porque a informação factual até aponta para a falta de empenho do atleta(coisa que pelos vistos a opinião pública já tinha decidido há muito tempo).

O problema da cobertura destas situações na comunicação social, no Público em particular, não tem sido a informação que é dada. Essa é factualmente correcta (em regra, há excepções miseráveis!). O que é lamentável é que haja informação relevante que não é dada. Por exemplo, o facto de, à partida, Marco Fortes ter a 39ª melhor marca pessoal entre em 45 atletas. No que toca às melhores marcas desta época era 33º. Ficou em 38º. É uma prestação assim tão baixa?

Um pormenor que talvez escape a uma leitura na diagonal: Marco Fortes ficou em 38º, quando a sua melhor marca era a 39ª. Contudo, ficou a 2 metros do seu record pessoal. Não é estranho que um atleta fique tão longe da sua melhor marca e, apesar de tudo, não desça lugares na classificação? É estranho. E é mais estranho que em 45 atletas tenha havido apenas um record pessoal e uma melhor marca da época na qualificação. Estranho, sobretudo tendo em conta que apenas 6 atletas conseguiram a qualificação directa, logo outros 6 tiveram de lutar pelas repescagens. Apenas 6 atingiram os 20,40m necessários, quando havia 31 atletas com record pessoal superior a essa marca. Efectivamente, os resultados foram tão maus que caso Marco Fortes tivesse igualado o seu record pessoal tinha-se qualificado em 10º lugar! Isto para um atleta que estava à partida em 39º lugar, é notável! Algo de muito errado se terá passado no lançamento do peso. Ou não?

A parte curiosa é que o cenário se repetiu um pouco por todos os concursos de lançamentos. Nas qualificações as marcas foram todas, em geral, baixas. Os próprios comentadores (Eurosport e RTP2) referiam o facto falando das queixas dos atletas sobre o horário das provas e referindo que os concursos estão a começar bastante cedo, tendo em conta o normal horário em meetings, campeonatos da Europa ou do Mundo.


E esta é que é a parte irónica da bronca toda: a piada que Marco Fortes escolheu foi muito mal escolhida e não teve grande graça. Mas... até é bem verdade. De manhã, para ele e para todos os outros lançadores do peso, só na caminha!

Se uma prova que começa às 9 da manhã o atleta tem a acordar bem antes das 7 horas. Não sei como é a generalidade dos portugueses, mas quando eu acordo às 7h preciso de 2 cafés para despertar e mesmo assim só lá para as 11 é que rendo o máximo. Entre as 9 e as 11 vou acelerando...



Nota: Marco Fortes tem 25 anos, estuda no ensino secundário e é atleta do Sporting. É recordista nacional de lançamento do peso e é o primeiro atleta português a conseguir a qualificação para uns Jogos Olímpicos nesta modalidade. O seu record pessoal foi atingido esta época, quer ao ar livre quem em pista coberta. Passou de 19,13 ao ar livre e 18,33 em pista coberta em 2007 para records pessoais de 20,08 em pista coberta e 20,13 ao ar livre. Foi integrado no Projecto Pequim 2008 em Março deste ano, quando conseguiu os mínimos, no nível IV (bolsa de 500 euros por mês).

17 comentários:

Anónimo disse...

Só queria dizer que penso que a RTP foi muito hipócrita em relação a este atleta. Não se inibiram de à semelhança das outras televisões passar 100 vezes a triste frase isolada (notar que fora do contexto soou bem pior que no contexto a meu ver).

Depois convidaram-no para se explicar a horas tardias e o pivot de serviço falava como se a RTP estivesse fora das televisões que repetiram a triste frase.

Pior ainda achei o facto de o terem mandado para casa numa espécie de marcha do degredo numa decisão claramente tomada de forma precipitada tendo em conta a polémica da frase.

Que o punissem mas com sangue frio e imparcialidade. Acho que não se justifica uma tal humilhação nos moldes em que foi.

De resto paciência. Espero que faça melhor de futuro e que tenha mais cuidado com o que diz em frente aos tubarões.

Nelson disse...

Sim, aliás a RTP esteve na linha da frente das acusações aos atletas portugueses.


Já o facto de o terem mandado para casa não é culpa da RTP, foi o COP.

Algures entre o 2º e o 3º parágrafo devias ter dito que mudaste de alvo.

Anónimo disse...

Acho que ninguém tem dúvidas que a RTP não é tida nem achada nessas decisões mas seja como for obrigado pela correcção.

Pedro Pinheiro disse...

Uma adenda à questão da "caminha" é que o Marco Fortes foi dos atletas da comitiva portuguesa que pior lidou com o jet lag. Parece-me que entre o horário pouco usual e o jet lag, ele explicou exactamente o que é que lhe correu mal, de forma bastante sucinta -- e, sendo ele próprio, em todo de gracejo.

Ana disse...

Atão o poste era pra discutir a prestação do marco fortes, ou do site do publico?...loooooooooool

Nelson disse...

Mas... houve alguma polémica com a prestação do Marco Fortes? Que eu tenha reparado só houve polémica com uma frase que ele disse.

Sobre o site do Público: será referido mais vezes, vai-te habituando.

Ana disse...

Bem, não sobra muito para dizer, pois não?

Não concordo nada com "que o punissem, mas com sangue frio e imparcialidade". Se houvesse imparcialide, não se pensava em punição. Punir porquê? Que fez ele para merecer ser punido? Provocou alguma cheia?... ;-p :D
Olha, tenho afirmado que a frase do marco fortes foi infeliz, mas não será só assim. Na verdade, foi ingénua: num país ávido de culpar tudo e todos pelos desaires da vida comum, onde muitos têm de se levantar de madrugada para entrar em trabalhos que odeiam...já devia saber que ia haver revolução...
O que não significa que não tenha razão, possa.Porque, TEM! De manhã, é prá caminha!!! E mai nada!!! Pelo menos pra mim e pra muitos outros que conheço. Antes das 13h, esqueçam, não consigo esforçar muito o tico. Às vezes nem com dois cafés!
Não percebo esta comunicação social nem este país: o rapaz teve uma prestação que não era a sua melhor. A culpa foi do horário a que teve de labutar, e ainda por cima o rapaz estava passado com o jetlag! Não é que esteja a arranjar desculpas ou whatever, porque em muitos sítios há despedimento ou torcer de nariz patronal se tivermos o desplante de afirmar que de manhã é prá caminha. Mas é que é verdade. Tal como a naide gomes se assustou com a possibilidade de fazer outro salto nulo, e ao olhar para ver se não ia pisar a marca branca (nã me lembro do nome daquilo,ainda não são 13h) acabou por desacelerar imenso e perder o balanço. Não foi falta de profissionalismo e brio.

Falta de brio tem o idiota do presidente da comitiva, ou lá o que aquele gajo é. Primeiro diz que não se vai recandidatar (vá, ta bem, considera não se recandidatar)- com o rodapé da notícia (da RTP, salvo erro) afirmando que ele se ia demitir (posso estar parva, mas considerar não se recandidatar e demitir-se são coisas diferentes). Assim que a Vanessa e o Nelson ganham medalhas, TAU, lá vem ele ufano dizer que afinal se vai recandidatar. Noto alguma incoerencia, hipocrisia?...porque é que não o mandaram a ele embora?

Ana disse...

Oh hombre, onde é que eu digo que houve polémica com a prestação do marco?... discutir a prestação dele foi o que fizeste!! Analisando, e muito bem (vá, segura a baba), que a prestação dele não foi infeliz,como muitos por esse país fora extrapolaram (não ganhou medalha = prestação infeliz) e colmatando com a polémica à volta da frase feita ingénua.

Ana disse...

Quanto ao site do publico, eu já estou habituada, hehehhe, e acho uma delicia. :-p

adavid disse...

Nelito,

Obrigado pelo overview das provas de lancamento. Nao tinha ideia.

Epa... E que queria continuar a gozar com a caminha... Agora ja nao posso.

Ana disse...

Nelito???????????????? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!!! LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! pronto, agora é que não vou parar mais de rir...LOOOOOOOOOOOOOOOOL!

Nelson disse...

andrézito: de nada. Nem tu, nem a maior parte das pessoas e de certeza que a cobertura mediática não ajudou em nada.

grafonoloa: pschiu, cala-te.

Ana disse...

nélitoooooooooooooooooo! nã me mandes calar nélitoooooooooooooo!

LOOOOOOOOOOOOOOL

Nelson disse...

o anúncio foi que não se recandidatava. A demissão já foi interpretação criativa das redacções.

Embora a frase dele pudesse ser dúbia, ele disse que ia sair do COP, mas não explicitou se seria imediatamente ou se levava o mandato até ao fim (Dezembro de 2008).

E o anúncio foi depois da medalha da Vanessa mas antes da medalha do Nelson.

Ana disse...

Exacto,era isso que eu queria dizer, que a interpretação da "redacção" tinha sido essa, que ele se demitia. E não foi ele que o disse. Mas ele disse que não se recanditatava, ora, isso não pressupõe que se và demitir, não achei a frase dele dúbia.

Ah foi depois do outro nélito? ok, my mistake.

Ana disse...

depois não, antes...isto hoje nem vai lá depois das 13h...

Teté disse...

Pois, esta história já conhecia e no Expresso de Sábado ele explica melhor esta cena. Frase infeliz e ingénua, não faz dele um "alvo a abater", mas foi o que aconteceu!

O mais indigno de tudo, ainda foi essa atitude do COP de o expulsar antecipadamente da comitiva olímpica. Devem julgar que estão a lidar com catraios pequenas: portas-te mal, vais para casa de castigo! E espero bem que o presidente do COP (que está lá agarrado ao tacho) seja demitido! Ou que se demita! Ou convidado para ir jogar à sueca com os velhotes lá da rua. Whatever! Vergonhoso, tratar assim um atleta, de modo a humilhá-lo perante todos!!!