28 agosto 2008

JO2008 - Parte IX, Naide Gomes

Este post faz parte de uma série dedicada à participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim. É aconselhável ler também os posts anteriores.



É o caso mais dramático da comitiva portuguesa. De muito longe a principal favorita à medalha de ouro na sua especialidade, e o primeiro ensaio, bem para cima de 7,20 caso tivesse sido válido mostrou isso mesmo. Este salto teria sido record nacional por larga margem e uma das melhores marcas desde a era dos esteroides em que americanas, alemãs de leste e russas carregadas de dopantes saltavam 7,40 ou mais. Desde 1994 que os saltos acima de 7,20 são verdadeiras raridades.

O primeiro ensaio foi nulo, o segundo ensaio foi nulo. A ansiedade do terceiro ensaio deu borrada. Hesitou, travou e saltou, quase sem balanço, para fazer apenas 6,29, a 46 cm da qualificação directa e a mais de 30cm de um lugar na final por repescagem. Quem viu a transmissão viu como ela ficou. Naide Gomes ficou inconsolável, desolada. Há muitos anos que não falhava uma qualificação. Falhou agora. Tivesse algum dos primeiros dois ensaios sido válido, tinha-se qualificado, era a maior. Como foi eliminada, não serve, não presta, não honra Portugal. Devia era ser castigada e devolver o dinheiro que o estado lhe pagou (sim, cheguei a ler comentários desta índole no site do Público!). Mas sobre dinheiro, já falaremos..

No fim da qualificação, Naide Gomes falou aos jornalistas. E disse que todos os atletas presentes têm brio e se aplicam a fundo para representar bem Portugal. Pois, era precisamente isto que eu receava. Com as palavras de Vicente Moura e Vanessa Fernandes sentiu-se atingida Naide Gomes. Decerto que não era a ela que Vicente Moura se referia. Também não seria da falta de empenho de Naide Gomes que falou Vanessa Fernandes. Mas foi ela que se sentiu atingida. Vicente Moura defendeu-se das críticas desviando a culpa para o empenho dos atletas e, de todos os atletas, é Naide Gomes, actual campeã do mundo de pista coberta (Fevereiro 2008) e detentora da melhor marca mundial do ano a sentir-se afectada. E mostrou em pista que ficou afectada.

Naide Gomes é uma atleta excepcional e sem dúvida merecia uma medalha. Aliás, bem vistas as coisas, era a principal candidata da comitiva portuguesa a uma medalha de ouro. Já se sabia que Vanessa Fernandes ia defrontar forte concorrência das australianas, já se sabia que o inglês Idowu seria um adversário difícil para Nelson Évora. Mas Naide Gomes neste momento era de longe a que se apresentava em melhor forma, tendo em apenas 1 mês batido o seu record nacional por duas vezes, e, após igualar a melhor marca mundial do ano com 7,04 a meio de Julho, melhorou-a por 8cm 1 semana depois.

Acusou a pressão e foi uma Naide Gomes irreconhecível que saltou. Acusou o peso que caia sobre os seus ombros, como uma das últimas esperanças de uma nação que estava, naquele momento, de costas voltadas para a equipa olímpica.


Nota: Naide Gomes tem 28 anos, é estudante do ensino superior e atleta do Sporting. É actualmente campeã mundial de pista coberta, depois de ter sido 4ª nos últimos mundiais ao ar livre em 2007. É campeã europeia de pista coberta e vice-campeã europeia ao ar livre. É a detentora do record nacional com 7,12m e actual líder mundial do ano, quer ao ar livre, quer em pista coberta. Esteve nos JO de Atenas no heptatlo tendo sido 13ª com novo record nacional; nos jogos de Sidney participou nos 110m barreiras por S. Tomé e Príncipe. Está integrada no projecto Pequim 2008 desde Setembro de 2004 no nível III (bolsa de 750 euros/mês), tendo subido ao nível II (bolsa de 1000 euros/mês) em Setembro de 2007 e ao nível I (bolsa de 1250 euros/mês) em Março de 2008. Tendo sido eliminada nas qualificações dos JO de Pequim está de fora do projecto para Londres.


Próximos capítulos:
- Razões e desculpas
- Nelson Évora

13 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro que tudo queria-te dar os parabéns pela forma como analisas os Jogos Olímpicos desportiva e socialmente.

Apenas queria salientar uma gafe que cometeste no fim do quarto parágrafo "após igualar a melhor marca mundial do ano com 7,40 a meio de Julho"
No final referes os 7,12 metros que também deveriam aqui estar.

Devias estar com a cabeça ainda nos esteróides!

a.i. disse...

hahaha!
rafa: certamente o que tu querias dizer era "queria dar-te os parabéns" e não "queria-te dar...."(assim, é como quem diz "eu quero-te, tu queres-me, ele quere-te"...ou como dizem os brasileiros "eu tchi quero, ele mi quer...lol)

Pedro Pinheiro disse...

Fora do projecto Londres? Por causa dos resultados destes jogos? (Ainda que fosse pela idade... sinceramente não sei como é com o salto em comprimento)

Nelson disse...

rafa: obrigado. Claro que era uma gafe, era 7,04, e não 7,40. Já corrigi.

a.i.: não sejas assim. Que mau feitio, pá!

pedro: sobre os critérios do Programa Olímpico Português falarei num dos próximos capítulos. Mas sim, está fora do projecto Londres 2012.

Jordão disse...

Faltou-lhe ser forte psicológicamente! E isso infelizmente ainda não se treina muito em Portugal!
Cumprimentos e continuação de bom trabalho!

Anónimo disse...

Pelo que percebi das afirmações dela, ela afirma não ter condições físicas para mais uma edição dos jogos, mas já não me lembro bem.

Nelson disse...

Jordão: com o ambiente que se vivia, só mesmo quem não lesse jornais ou visse televisão não se deixaria afectar.

abc: em Londres ela terá 32 anos. Provavelmente demasiado tarde para poder tentar uma medalha. Mas... 32 anos é precisamente a idade da Lebedeva, que este ano ganhou prata. Claro que Lebedeva é uma excepção, longe de ser a regra.

Teté disse...

Bom, fico a aguardar a explicação do porquê ela estar fora de Londres 2012. Porque falhou nuns, já não pode participar noutros??? E sim, até a "senilidade" dos 32 anos era uma explicação mais plausível...

Anónimo disse...

Nesta como em outras modalidades, existe grande desgaste das rótulas e articulações por causa dos embates o que faz com que tenham que abandonar por causa da idade.

Não me pareceu pelas afirmações dela, que a não ida a Londres tivesse alguma coisa a ver com o azar destes jogos.

Nelson disse...

a não ida aos jogos nada tem a ver com a inclusão/exclusão do projecto. Os critérios para inclusão/exclusão nos projectos olímpicos são assunto a abordar mais tarde

Ana disse...

Aiiii, quer dizer que para o ano estou senil?????

Ana disse...

Agora a sério. Quem viu a naide, viu a pressão a descambar sobre ela. A pressão de ter de levar uma medalha,a pressão de não fazer mais nenhum nulo, a pressão de não ter de ouvir que anda ali a passear e a gastar os dinheiros dos impostos (quando o dinheiro financiador vem das receitas do euromilhões, da santa casa...se a minha fonte estiver correcta).

Nelson disse...

penso que a tua fonte não está correcta, mas vou ter de ler outra vez o contrato programa para poder responder.