27 agosto 2008

JO2008 - Parte VII, Jessica Augusto

Este post faz parte de uma série dedicada à participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim. É aconselhável ler também os posts anteriores.


Uma frase que fez história é a que diz respeito às férias de Jessica Augusto. Disse, no final da qualificação dos 3000m obstáculos, que não ia competir na prova de 5000m e que ia aproveitar para fazer férias. Que nem valia a pena entrar nos 5000m, com a concorrência das africanas não tinha hipótese.

E foi isso que passou na TV, foi isso que foi dito nos jornais. Claro que não demorou nem 1 hora para que a frase fosse citada como se Jessica Augusto tivesse desistido sem competir numa única prova! Claro que ficou a ideia que foi a Pequim só para fazer turismo!

Infelizmente estamos pouco habituados a atletas que se qualificam em mais de uma modalidade. Jessica Augusto qualificou-se nos 3000m obstáculos e nos 5000m. Era atleta de 5000m e este ano mudou-se para os 3000m obstáculos precisamente porque a concorrência africana nos 5000m é imbatível, o máximo que poderia atingir era a presença nas finais.

E efectivamente é assim. Para a final dos 5000m qualificaram-se 3 quenianas, 3 etíopes e 2 etíopes naturalizadas turcas. Estas atletas ocuparam os 5 primeiros lugares. Em 6º apareceu uma atleta russa, depois outras duas da armada africana. A última destas atletas surgiu em 10º lugar na prova, onde competiram 15 atletas. As africanas dominam os 5000m e 10000m. Já é assim há alguns anos, não é novidade nenhuma. Quando Jessica Augusto, há cerca de 1 ano, decidiu mudar-se para os 3000m obstáculos porque a concorrência africana nos 5000m é demasiado forte, ninguém a censurou, antes pelo contrário, nos 3000m obstáculos ela tem hipóteses!

Jessica Augusto correu a 2ª eliminatória dos 3000m obstáculos. Não era, de todo, uma favorita, mas era candidata a uma presença na final. Na última vala houve uma confusão entre algumas atletas, Jessica Augusto tropeçou e com isso perdeu tempo. Terminou em 5º lugar na sua série, a 1 lugar da qualificação directa.

Nos 3000m obstáculos estão qualificaram-se para a final 1 etíope e 2 quenianas. Mas nem de perto, nem de longe exerceram qualquer domínio, esse coube à armada russa que arrecadou os 1º, 3º e 4º lugares

Depois de toda a bronca ter estoirado, e das acusações que Jessica Augusto estava a fazer férias em Pequim com o nosso dinheiro, ela resolveu fazer os 5000m. O que não correu nada bem, claro. Ela não tem treinado 5000m, não os preparou convenientemente, e só foi fazer a prova para evitar acusações parvas. Ficou nos últimos lugares, falhando a qualificação.

Agora, o desafio para os leitores: havia mais duas portuguesas a competir na prova de 3000m obstáculos. Como se chamam?


Nota: Jessica Augusto tem 26 anos, é estudante de enfermagem e é atleta do Maratona Clube de Portugal. É estreante em Jogos Olímpicos e é a primeira vez que, numa prova de topo, participa nos 3000m obstáculos. Entrou no projecto Pequim 2008 em Julho de 2007 no nível 4 (bolsa de 500 euros/mês). No mês seguinte, passou para o nível 3 (bolsa de 750 euros/mês), em virtude do 15º lugar nos mundiais de Osaka.


Próximos capítulos:
- Vanessa Fernandes
- Naide Gomes

11 comentários:

Ana disse...

Sara Moreira e Clarice Cruz?... =D

Ana disse...

Meu Deus...o filme que este povinho tem feito é incrivel...uma autentica novela mexicana do caraças!
Quando é que chega a parte em que expressas a tua vergonha? é que eu quero expressas a minha e não consigo, de tão boquiaberta e estupefacta que fico ao constatar tanta mediocridade de pensamento.

Nelson disse...

foste ver ao site dos Jogos Olímpicos ou da Missão Portuguesa? Não foi de certeza no site do Público nem da RTP, que os nomes delas só devem ter aparecido no último parágrafo da notícia com os resultados da prova da Jessica Augusto e a partir daí não se ouviu falar mais delas.

A minha vergonha vem no final. Para já, só comento os casos, um a um.

Ana disse...

Nem um nem outro loooooooooool! foi no site do jogo online ;-)

Ana disse...

E os nomes delas vinham logo no inicio, nesse texto.
Bastou uma googlada por "portuguesas 3000m obstáculos" =D

Teté disse...

Concordo com a Van, isto parece uma novela mexicana e daquelas bem mázinhas!!!

Não o teu texto, note-se, mas todas as tricas e fofocas em redor dos atletas, pelos jornalistas e não só!

Ó, ó, então não sabia que era a Sara Moreira e a Clarice Cruz?! (eh, eh, eh, 'tou a brincar, que os nomes tirei-os do comentário da Van) :D

Anónimo disse...

Não segui pelo Público. Usei sempre o NYTimes e a Xinhua para seguir os resultados. O NYTimes tinha uma base de dados espectacular com os resultados que ainda deve estar online.

Nelson disse...

Eu segui os resultados pelo site oficial e pelo site do Eurosport. Infelizmente nenhum dava para seguir em directo. Por exemplo, nos concursos, só actualizavam os dados após uma ronda inteira. O ano passado nos mundiais dava para acompanhar cada salto ou lançamento em directo, era excelente.

Unknown disse...

Desta série de posts nada mais tenho a dizer que EXCELENTES!!!

Eu se fosse o Público contratava-te já... mas eles devem estar mais interessados em lavar roupa suja, afinal é isso que vende!

Informação? O que é isso?

Nelson disse...

Eh pá, não comecem a comentar a qualidade (ou falta dela) da série de posts antes do fim! Ainda tenho muita coisa para dizer, isto só deve acabar segunda-feira.

Não façam como aconteceu nos jogos olímpicos que já estávamos a fazer um balanço da participação portuguesa ao fim de três dias.

Ana disse...

O nelson é muito modesto...né nelito??? :p ;DDDDDD