24 agosto 2008

JO2008 - Parte I, Introdução

Acabaram os Jogos Olímpicos de Pequim. Decorreu hoje a cerimónia de encerramento, todas as provas estão concluidas, as medalhas estão entregues e está na altura de fazer um balanço.

Muita gente vai fazer balanços em Portugal. Como habitualmente, sempre que cheira a sangue, vão aparecer dezenas de opinadores profissionais que vão usar do seu tempo de antena para ganhar protagonismo e visibilidade e falar sobre tudo o que diz respeito aos Jogos Olímpicos. Infelizmente, como também é habitual, vão falar muito para dizer muito pouco e vão, sobretudo, dizer muita coisa errada. Quer factualmente errada quer apenas errada por serem profundamente ignorantes no assunto sobre o qual agora opinam. Para usar uma analogia futebolística (que vou usar com bastante frequência nos próximos tempos), seria como vermos opinadores de futebol incapazes de dizer quem ganhou o campeonato há dois anos, quem é o campeão europeu em título ou em que clube jogou Cristiano Ronaldo antes de ir para o Manchester.

Já li várias opiniões sobre a nossa participação nestes Jogos Olímpicos e são quase todas unânimes: a nossa participação nos Jogos Olímpicos está envolta em vergonha.

Eu concordo plenamente: a nossa participação nestes Jogos Olímpicos ficou envolta em vergonha. Envergonhei-me por diversas vezes de alguns dos meus compatriotas, envergonhei-me por diversas vezes do meu país. Mas, curiosamente, discordo completamente das causas dessa vergonha. A vergonha que senti não veio de Pequim. A vergonha que senti nestes jogos veio, quase sempre, de Lisboa, de Santarém, do Porto, de Braga, de Fornos de Algodres, do Funchal, de Angra do Heroísmo.

Porque estes jogos me encheram de vergonha, vou dedicar a próxima série de posts à Participação Portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim. Era para ser só um post, mas estava já a ficar demasiado grande, por isso resolvi parti-lo aos bocados, por capítulos.


Próximo capítulo: 4 medalhas: As aspirações olímpicas portuguesas

7 comentários:

Ana disse...

Já agora, quem ganhou o campeonato há dois anos, quem é o campeão europeu em título ou em que clube jogou Cristiano Ronaldo antes de ir para o Manchester? LOOOOOOOOOL 8ps-não estou a questionar a tua capacidade opinativa na área, mas sim a querer saber, já que só sei que não sei).

Ana disse...

Mmmmm, despacha-te a escrever. Também tive vergonha, vergonha de os meus compatriotas possuirem um QI abaixo da média...mas logo desenvolvo à medida que os postes aparecerem. =D

Nelson disse...

Há dois anos ganhou o Porto; o campeão europeu em título é o Man United (clubes) ou a Espanha (selecções); o clube anterior do Ronaldo era o Sporting.

Estas questões são óbvias para qualquer comentador de futebol, e são igualmente óbvias as questões que os opinadores sobre Jogos Olímpicos deviam saber e não sabem.

Ana disse...

Na verdade, só não sabia a resposta às duas ultimas.LOOOOOL.

Ana disse...

Mas, de resto, de acordo. É inadmissivel que não saibam onde anda o ronaldo (sai em todas as revistas de fofocas), nem quem foi campeão (no caso portugues, é sempre o FCP LOOOOL :-p).
Loll, gozando, gozando, mas é o que dizes aqui ao lado: antes estar calado e parecer estupido do que abrir a boca e tirar as duvidas.

Ana disse...

ps - acabar com as duvidas. Não tirar as duvidas. Estupido é quem não tira dúvidas. Apesar de haver muitos por aí que acham o inverso. Enfim.

Teté disse...

Bom, confesso, eu própria já disse umas bacoradas, por umas frases soltas que ouvi fora do contexto! O que vale é que não escrevo ou falo para milhões de pessoas, como os habituais comentadores de serviço... ;)

Assim, agora vou ficar muito caladinha e ler o que tens a dizer sobre o assunto, que já tenho a minha opinião formada! E sim, aqui e ali também me envergonhei de ser portuguesa, mas não sei se só sei a missa à metade...

Inté!