17 agosto 2008

De volta

Prontos, acabaram-se as férias... foi bom, mas acabou-se. Enfim, o costume, passa-se o ano, chega o Verão, vamos de férias, sabe bem, mas chega um dia e tem de ser, há que voltar para a labuta diária. O que no meu caso equivale a dizer que agora é que vou começar a acompanhar os Jogos Olímpicos a sério!!! E começa já hoje, com o triatlo feminino, às 3h da manhã.

Até agora tenho acompanhado só algumas transmissões (poucas) e visto as notícias por alto. E houve uma coisa que me chamou a atenção: não sei se era por estar cansada, por ter dormido pouco, por falta de café ou apenas por mau feitio, mas ontem na RTP2, após a eliminação do Francis Obikwelu nos 100m a pivot referiu-se a ele como "o atleta nigeriano", depois como o "luso-nigeriano" e finalmente como o "atleta português de origem nigeriana". Parabéns, RTP, é bonito de se ver! Há 4 anos ele ganhou a medalha de prata nos 100m com novo record da Europa e a notícia de abertura do telejornal foi "Francis Obikwelu ganhou a primeira medalha olímpica portuguesa na velocidade". Claramente Obikwelu era português há 4 anos atrás. Desta vez foi eliminado e passou logo a ser nigeriano. Note-se, tendo em conta a idade do Obikwelu e as marcas conseguidas este ano por ele e pelos seus rivais, que dificilmente se poderia esperar mais da sua prestação, apesar de o próprio ter colocado a fasquia muito alta, dizendo-se na melhor forma de sempre e que ia a Pequim para ganhar. No rescaldo anunciou o fim da sua carreira. E eu só tenho uma coisa a dizer: Obrigado!

Será que, caso Naide Gomes falhe uma presença no pódio do salto em comprimento (eliminatórias amanhã) ou o Nelson Évora falhe uma medalha no triplo salto (eliminatórias esta noite) vão ser referidos, respectivamente, como são tomense e costa marfinense? O que vale é que a Vanessa Fernandes é portuguesa p'raí há umas 10 gerações, senão ainda a despromoviam a outra nacionalidade qualquer caso falhasse a medalha...

6 comentários:

Anónimo disse...

Os comentadores da RTP são uma cambada de... enfim...

Melhor mesmo foi quase terem chamado atrasado mental ao Bush por este ter chamado a atenção para a questão dos direitos humanos na abertura...

Enfim.. O homem faz sempre borrada, desta vez até agiu bem e recebe insultos que provavelmente nem chineses comunistas mais acérrimos fariam...

Também prestei a minha homenagem ao Oblikwelu e fico muito orgulhoso de um atleta com um perfil de tamanha humildade e gratidão ter representado com tanto esforço o nosso país.

Teté disse...

Esse comentador deve ser um idiota chapado!!!

Nelson disse...

não é uma comentadora, é uma pivot. Uma fulana loura que costuma apresentar o desporto 2. Mas duvido que fosse só uma barda dela. Provavelmente o teleponto despromoveu o Obikwelu a luso-nigeriano e ela enganou-se a ler.

Anónimo disse...

No caso do Bush eles emitiram opiniões aparentemente pessoais e espontâneas. Mas nestas coisas nunca se sabe.

Anónimo disse...

A Naide Gomes foi referida como "de origem são-tomense" ou algo assim no noticiário da Antena 1 em que soube da sua eliminação, eram 6 da manhã, quando acordei para ver a prova do Gustavo Lima. É o costume: as vitórias são "nossas", as derrotas são "deles".

Nelson disse...

Ainda vamos ter o Nélson Évora a passar a ser "costa-marfinense de ascendência guineense".

Na melhor das hipóteses, ficando entre os 8 primeiros mas arredado das medalhas, passa a "português naturalizado"...