21 agosto 2008

Évora de Ouro

Nelson Évora mostrou-se digno do nome próprio que ostenta! ;)

1º Lugar no triplo salto, com melhor marca mundial do ano e a 7 cm do record nacional (em dia de muita chuva, duvido que se consigam marcas tão boas como com o tartan seco). É o 4º campeão olímpico da história portuguesa, depois de Carlos Lopes (Maratona, 1984), Rosa Mota (Maratona, 1988) e Fernanda Ribeiro (10000m, 1996).

Mas para que se perceba bem o ataque de nervos que íamos tendo... aqui fica o resumo.

Antes de mais, no triplo salto 17,50 é um grande salto, a melhor marca do ano era, antes do concurso, de 17,58. Os 8 finalistas têm todos, à entrada para a final, melhores marcas do ano entre 17,16 e 17,58 (Idowu, britânico, principal candidato ao ouro a par de Évora é o detentor desse máximo).

1º Ensaio:
Idowu lidera com 17,51;
Évora é segundo com 17,31, a 3cm do que conseguiu fazer na qualificação;
Girat (Cuba) terceiro com 17,27.

2º Ensaio:
Évora melhora para 17,56;
Girat melhora para 17,52;
Idowu não melhora e é terceiro, 17,51;
Só 5 cm separam os três lugares do pódio!

3º Ensaio:
Évora faz nulo;
Idowu melhora para 17,62;
Sands, Bahamas, faz 17,59 e é segundo de forma excepcional. É novo record nacional;
Girat não melhora;
Temos Idowu 1º com 17,62, Sands com 17,59, Évora com 17,56 e Girat com 17,52.
10 cm são a diferença entre ouro e nada. Não me lembro de um concurso assim.

4º Ensaio:
Évora melhora para 17,67 e volta a ser 1º!
Idowu faz nulo;
Sands e Girat não melhoram.

5º Ensaio:
Ninguém melhora. Este concurso não é próprio para cardíacos, os nervos começam a pesar...

6º Ensaio (por ordem inversa da classificação):
Girat não melhorou;
Sands fez nulo;
Idowu, com uma grande chamada e um grande salto, faz 17,41. Não melhorou, Nelson Évora é campeão.

Idowu fica a meros 5cm, Sands falha a prata por 3cm e Girat fica fora do pódio por 5cm. É quarto, sem honra nem glória nem conferência de imprensa, a apenas 15cm do campeão olímpico.

Nelson Évora faz o sexto ensaio, sabe-se lá em que estado de nervos, mas é o seu primeiro salto como novo campeão olímpico. É uma bela bosta, como são todos quando o título já está ganho, ninguém consegue manter a calma: fez 16,52, uma marca que ele era capaz de bater quando estava nos júniores, mas já não interessa. Nelson Évora é Campeão Olímpico, acumulando com o título mundial ganho o ano passado em Osaka e o terceiro lugar nos mundiais de pista coberta em Valência.

Foi um concurso simplesmente perfeito.


Outras notícias:

Na canoagem acabaram-se as provas. Bom, as nossas. Para quem há 4 anos comemorava a primeira participação na canoagem, este ano conseguimos levar 4 atletas: 2 singulares e um par. Conseguiram 4 presenças em meias finais. Um pequeno milagre operado em 4 anos (a propósito, duvido que alguém dê o devido valor a estes resultados, à luz da contestação recente e com a medalha de Évora a ofuscar.

Nos 20 km marcha femininos tivémos um 8º lugar (para uma estreante, ainda por cima!) que podia ser 6º só faltaram pernas na recta final e um 10º. Susana Feitor, já com 33 anos e 5 Jogos Olímpicos no curriculum, desistiu.

Uma última palavra para Lavrentiev, o nosso maratonista dos 10km de natação em águas abertas. Eu nem sabia que isso havia, soube há um mês ou dois, e tivémos uma participação masculina e uma feminina; nos femininos ficámos com o 17º tempo, nos masculinos a prova correu mal e ficámos com 22º, penúltimo entre os que acabaram.

O balanço ainda não está concluído, ainda nos faltam os 50km marcha e a maratona masculina. Poucas ou nenhumas hipóteses de somar uma terceira medalha. Para já, fica o resumo do dia. Segunda-feira emito as opiniões.

2 comentários:

Ana disse...

Ena mais uma medalhita! talvez assim os atletas deixem de ser chulos aos olhinhos pequeninos do povinho...

Teté disse...

Digno do nome próprio que ostenta? Ah, ah, ah!!! :)))