01 agosto 2008

Rigor jornalístico

Diz o site do Público:

"Taça UEFA: Adversário do Braga vem da Bósnia-Herzegovina

O Braga SC vai discutir com o NK Zrinjski, da Bósnia-Herzegovina, o acesso à fase de grupos da Taça UEFA 2008/2009, segundo o sorteio realizado hoje de manhã, na Suíça.

O adversário da equipa de Jorge Jesus é um desconhecido das competições europeias, tendo sido 4.º classificado no último campeonato do seu país. A primeira mão disputa-se a 14 de Agosto, com a equipa portuguesa a receber em casa o NK Zrinjski, deslocando-se depois ao terreno do adversário, em Mostar, no dia 28.

Para chegar à fase de grupos, onde já tem lugar garantido o SL Benfica, a equipa do Minho tem de ultrapassar o adversário hoje designado e vencer a eliminatória seguinte. O Braga é um dos sete clubes que chegaram à Taça UEFA via Taça Intertoto. Os minhotos eliminaram os turcos do Sivasspor, com duas vitórias em dois jogos.

A final da Taça UEFA 2008/2009 joga-se em Istambul, Turquia, a 20 de Maio de 2009."

Podem ler a notícia aqui (embora não me surpreenda que o texto seja alterado em breve, tal o chorrilho de disparates).

A notícia é de um rigor estupendo, como nunca tinha antes visto no site do Público: tem pelo menos 3 erros factuais e um de omissão. A saber:

1. O Braga disputa com o tal clube da Bósnia-Herzegovina o acesso à 1ª eliminatória da Taça UEFA, não à fase de grupos. O facto de necessitar de passar a eliminatória seguinte para chegar à fase de grupos é referido de passagem no meio da notícia, mas o lead, que deve dizer o quem, onde, como, etc. dá informações contraditórias.

2. O Braga é uma das 11 equipas, e não 7, que garantiu o acesso à Taça UEFA através da Taça Inter-toto.

3. Na fase de grupos ninguém tem lugar garantido; o Benfica irá disputar o acesso À fase de grupos na 1ª eliminatória, a mesma a que chegará o Braga se eliminar o clube bósnio.

4. Além do Benfica, também o Marítimo e o Vitória de Setúbal têm lugar garantido na 1ª eliminatória, seria bom terem referido esse facto.

Credo, tanto erro numa notícia tão pequena...

1 comentário:

Grafonola disse...

E essa contratação como caça-gralhas, está para quando? =)