25 agosto 2008

JO2008 - Parte III, A primeira semana

Este post faz parte de uma série dedicada à participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim. É aconselhável ler também os posts anteriores.

Há 4 anos Sérgio Paulinho ganhou prata nos Jogos de Atenas. De forma completamente inesperada, mas conseguiu. O ciclismo de estrada corre-se logo nos primeiros dias e em 2004 os portugueses foram surpreendidos com uma notícia invulgar: ainda só estavam decorridos 1 ou 2 dias de jogos e já lá estávamos nós no quadro de medalhas.

Desde o início dos jogos ou melhor, desde o fim da prova de estrada no ciclismo, que ouvi falar, pelo menos 3 ou 4 vezes, nas "esperanças que Portugal suba ao pódio na primeira semana". Como se fosse uma coisa comum. Como se fosse uma coisa expectável. Não fosse a medalha do Sérgio Paulinho há 4 anos, sem lhe tirar valor, mas com uma boa dose de acaso, e em Portugal nem se saberia que havia medalhas na primeira semana.

Dos 5 candidatos sérios a medalhas, 3 só competiam na segunda semana (Nelson Évora, Naide Gomes e Vanessa Fernandes), e Gustavo Lima, estando já em curso a competição de vela, apenas discutiria as medalhas já bem no fim dos jogos.

Só no judo, com a participação de Telma Monteiro, havia alguma esperança de atingir uma medalha e quando essa se desmoronou, foi um rol de entrevistas a atletas candidatos a medalhas a perguntar se o desaire de Telma Monteiro (de que falarei no próximo capítulo) não teria colocado maior pressão sobre os atletas portugueses à luz dos objectivos iniciais. Bom, se a derrota de Telma Monteiro não colocou pressão sobre os atletas, de certeza que as perguntas dos jornalistas fizeram bem esse trabalho!

Mas pronto, para a comunicação social portuguesa (e para a RTP em particular), a esperança de uma medalha na primeira semana tinha de se manter acesa.

Nota: Sérgio Paulinho estava seleccionado para representar Portugal nos Jogos Olímpicos, mas não alinhou na prova. Já ouvi vários comentários sobre o facto, em geral em tom acusatório. Para quem não acompanhou o evoluir dos acontecimentos aqui fica a síntese: Sérgio Paulinho tem asma e precisa de tomar medicação para controlar a doença. Solicitou a autorização ao COI para usar os medicamentos e esta autorização foi negada. Por essa razão recusou participar (e fez ele muito bem!). A medalha de há 4 anos foi fruto de algum acaso e sobretudo das pernas de Sérgio Paulinho. Nada se tinha feito no ciclismo português para o merecer e em 4 anos nada de mais se fez.

Nota 2: O actual recordista mundial da maratona, o etíope Haile Gebrselassie, também sofre de asma. Anunciou que não iria participar nos Jogos Olímpicos devido à má qualidade do ar em Pequim. Não sei como terá sido a reacção na Etiópia, mas nenhum país tem o direito de exigir a um atleta que sacrifique a sua saúde em nome de um qualquer orgulho nacional. No entanto, espero que aqueles que o fazem sejam louvados como herois independentemente dos resultados.


Próximos capítulos (amanhã):
- Telma Monteiro e os árbitros
- Natação

11 comentários:

Pedro Pinheiro disse...

Uma das substâncias mais usadas para tratar/controlar asma e outra doenças afins é a cortisona -- literalmente, um esteróide (em particular, um corticosteróide).

Ana disse...

Amém!!!!!

Teté disse...

Concordo contigo, o desporto é muito bonito, mas nenhum atleta deve pôr em risco a própria saúde, obviamente!

Quanto ao encher a boca com medalhas na primeira semana é very tipical de jornalista tuga! E a pressãozinha de saber logo em primeira mão e a quente o que é que o atleta pensa da sua prestação, também! E delas se fazem grandes parangonas, que põe todos ao rubro a botar faladura e a dar a sua opinião, nem que seja no tasco da esquina, já depois de uns copos de 3... ;)

Pilar disse...

Embora já tivesse ouvido parte da análise ''ao vivo'' estou a gostar cada vez mais. Devias comentar no papel. Abrç.

Nelson disse...

O papel é inimigo do ambiente, pá! (além disso, não há jornal que me queira pagar por estas pérolas literárias, o que há-de um homem fazer? Aproveitar que não tá na China e escrever num blog!)

Anónimo disse...

Na Ásia, e a China não é excepção, o formato web preferido é o fórum (que o governo n hesita em bloquear ou apagar quando lhe convém).

Eles até dizem mal de questões políticas nesses fóruns. Não sei é quanto tempo se seguram antes da Golden Shield bloquear ou apagar essas discussões.

Nelson disse...

E se não forem apagados, a Great Firewall of China impede o acesso. Tudo está bem quando acaba bem.

Anónimo disse...

Golden Shield o nome da firewall. Vi um documentário sobre ela e a sua eficiência é assustadora. Deve ser uma das maiores obras de engenharia informática a nível mundial mas é completamente maléfica.

http://en.wikipedia.org/wiki/Golden_Shield_Project

Nelson disse...

Então, não lhe chames Golden Shield, que assim até parece uma coisa boa. Chama-lhe Great Firewall of China, o seu nome artístico.

Anónimo disse...

Que posso eu fazer? Gosto de tratar as coisas pelo nome quando o conheço...

Nelson disse...

é uma forma de ver a questão...