26 agosto 2008

JO2008 - Parte V, A Natação

Este post faz parte de uma série dedicada à participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim. É aconselhável ler também os posts anteriores.


A onda de críticas ao desempenho dos atletas portugueses em Pequim que se seguiu à eliminação de Telma Monteiro (ver post anterior) teve ainda mais eco depois das declarações do Presidente da Federação de Natação. Disse que dos 8 atletas presentes, Tiago Venâncio decidiu abandonar o programa de treino da federação e preparar-se sozinho. E que os 7 atletas restantes melhoraram os seus máximos, mas Tiago Venâncio não. E disse ainda que um nadador brasileiro, que há 3, 4 anos perdia para o Venâncio, sagrou-se campeão olímpico.

Até pode ser verdade. Mas acho que é o tipo de recado para mandar em privado. Acho que era escusado referir esse facto na conferência de imprensa. Fica mal a um dirigente vir, a posteriori, comentar em público a decisão de um atleta em mudar o seu programa de treino. Se o erro de Tiago Venâncio era assim tão clamoroso, competia à Federação Portuguesa de Natação ter dado por ele a tempo e ter alertado o atleta ou tê-lo retirado da equipa olímpica. Se não o fizeram, foi uma decisão da Federação, pela qual apenas a Federação é responsável.

Vir a público, numa altura em que a comunicação social já reclama sangue pela falta de medalhas, criticar um atleta de 21 anos, e que, portanto, ainda está em início de carreira dispondo de mais 2 campanhas olímpicas pela frente, é contra-producente e deselegante, para não dizer mais.

Até pode ser verdade. Mas isso é o mesmo que ver o treinador de uma equipa de futebol queixar-se de um atleta e do seu método de treino depois de uma derrota. Se o atleta estava em má forma não devia ter alinhado. A culpa, num tal caso, é sempre do treinador.


Nota: Tiago Venâncio é estudante do ensino secundário e atleta do Palmela Desporto EM. Participou nos Jogos de Pequim em 100 e 200m livres. A sua estreia olímpica foi em Atenas, nos 100m livres. Foi 19º e 20º em 100m e 200m livres, respectivamente, nos campeonatos do Mundo de 2007. Foi integrado no projecto Pequim 2008 em Abril de 2005, tendo estado 1 ano no nível III (bolsa de 750 euros por mês) e o resto do tempo com o nível IV (bolsa de 500 euros por mês).


Próximos capítulos (amanhã):
- Marco Fortes
- Jessica Augusto
- As outras frases chave do atletismo

31 comentários:

Anónimo disse...

O Paulo Frischknecht não parece prezar pela inteligência. Lembro-me de o ver na TV a cascar armado em Mourinho (mas sem as vitórias) mas desde as declarações nazis dele em que defende a inferioridade fisionómica dos portugueses que nada me espanta.

adavid disse...

Nao posso esperar pelo comentario ao Marco Fortes. Acho que o vou ler na caminha.

Ana disse...

Os bodes respiratórios é que pagam sempre as favas...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, agora tou em ginástica abdominal do comentário do adavid. Mas não tou na caminha, que já não é de manhã. Porque, desculpa lá (e isto não é mesmo ironia), de manhã é prá caminha.

Nelson disse...

Sendo o tópico mais "quente" deste balanço, nada vou dizer em relação ao Marco Fortes antes de tempo...

Esperem por amanhã.

Ana disse...

Esperamos na caminha?

Nelson disse...

Se quiseres. Não conto que esperes acordada durante 24 horas....

Ana disse...

Ps - o tema tem sido debatido no blogue "apetece-me cobrir" (apanha o link através do meu), no poste "matem o preto já" ou algo assim. Se tiveres curiosidade, lol.

Ana disse...

Uau, que rápido lol! =D

Anónimo disse...

"Marco Venâncio" logo no inicio do post... ;)

a.i. disse...

eu só quero dizer que tou fascinada (ou talvez faxinada) com este blog (ou melhor blogue). volta nao volta, suspendo o trabalho. não consigo parar de ir lendo todos os posts, por causa das tags (han?, posts sobre nada, posts de caca, posts que nao se percebem muito bem, sao algumas das que me chamaram a atenção). Daqui a nada fico com a doença da mencionite (doença em que nao se consegue parar de mencionar uma determinada pessoa ou coisa e que é um sinal típico de fascinação por essa pessoa ou coisa) - ou seja, quando sair do trabalho, qualquer pessoa que eu encontre vai ter de me ouvir falar disto!
ps: esta doença existe e foi mencionada num episodio do seinfeld

Teté disse...

Deselegante, Nelson??? Tu às vezes cobres estes gajos de "mimos"...

E pronto, amanhã cá estarei para os restantes relatos! :)

Nelson disse...

miguel: Tava com a ideia que o tipo chamava-se Marco. Depois descobri que era Tiago. Corrigi várias ocorrências da gralha, pelos vistos esqueci-me de uma. Vou corrigir. Obrigado.

a.i.: já reparei. Aliás, acho que te vou atribuir uma menção honrosa "Ó faxavor! É uma imperial e um pires de tremoços" por teres feito disparar a contagem de page views do site meter: já levas mais de 100 e continua a contar!

tete: ao contrário dos dirigentes federativos, eu tento manter a elegância ;)

Anónimo disse...

"mas desde as declarações nazis dele em que defende a inferioridade fisionómica dos portugueses que nada me espanta."

Qual o espanto? Os portugueses são fisionomicamente inferiores ao germânicos por exemplo.

Altura inferior e menos massa muscular.

Deves ser daqueles que se choca se lhe disserem que as mulheres têm uma altura média inferior à dos homens e pede pena de morte a quem disser que mesmo nas mesmas condições as mulheres têm sempre resultados piores no JO nas provas de maratona do que os homens.

Abre os olhos e olha para a realidade física!

Nelson disse...

alguma vez tinha de acontecer: discordando do tom, acabo por concordar com parte do comentário de um anónimo. É raro...

Ana disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, este anónimo já me pôs a rir bastante. Mas, há que dar a mão à palmatória, é verdade: discordando (completa e totalmente...) do tom, não posso deixar de concordar com o anónimo. Mas aconselhava-o a ler com mais atenção o que é dito...

Anónimo disse...

Caríssimo anónimo que aparentemente nem coragem tem para assumir as suas próprias afirmações.

Percebeste mal a minha crítica e se há alguém que pensa o que referiste só podes ser tu.

Ninguém nega que os alemães ou os negros sejam mais altos e musculados em média que os portugueses típicos.

Agora justificar a suposta má prestação portuguesa e o sucesso alheio com esse tipo de comparativos é simplesmente idiota.

Nem tudo no desporto se resume a genes. Diria até que a prestação de um atleta depende mais de factores externos relacionados com o treino que desenvolve, vida que tem, força de vontade, etc.

Não se critica a evidência, critica-se a apresentação disso como justificação nuns Jogos Olímpicos onde os possantes chineses dominaram por completo as medalhas de ouro.

Certamente é por, como aliás é comum nas raças asiáticas, possuírem corpos invulgarmente musculados, altos, possantes e poderosos...

Por favor... Todos os povos têm as suas características e se há características que são desvantagem num desporto, são vantagem noutro.

Sendo Portugal um boião multi-racial, talvez se pudesse esperar uma grande diversidade de talentos a nível desportivo.

De acordo com o próprio Paulo Frischnecht, há a excepção do futebol. Tendo em conta o peso cultural do futebol na nossa sociedade, será que é por uma questão genética que temos talentos nesse desporto? Disparate a meu ver...

Nelson, de resto desde a discussão da Odete que pareces estar mais simpatizante com justificações de cariz mais racial. As voltas que a blogosfera dá...

Nelson disse...

Bom, dizer que os portugueses são mais baixos que os alemães não é uma afirmação nazi. O adjectivo é teu e nem me apeteceu entrar por aí.

Os tugas no futebol são bons, mas éramos a 2ª ou 3ª selecçao mais baixa no europeu. Muito mais baixos que os alemães.

Além disso, TODA A GENTE sabe (pelo menos toda a gente que sabe do que fala!) que no caso dos 100 e 200m existe o chamado "gene da velocidade" ou pelo menos uma qualquer predominância genética para o sprint entre aqueles com ascendência na Costa do Marfim, Nigéria, Togo, Camarões, etc. Região de onde provém quase todos os campeões olímpicos e mundiais dos últimos anos. Sejam jamaicanos, americanos, ingleses, das Bahamas, de St. Kitts and Nevis, Canadá, Grã-Bretanha ou Portugal (acho que referi a totalidade das nacionalidades relevantes para o caso).

Há excepções, concerteza que há.

Agora, falar na supremacia chinesa nas medalhas quando o tema é natação, só pode ser para rir! A China teve 6 medalhas na natação: 1 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze. Supremacia? Antes pelo contrário! A natação esteve claramente ABAIXO da média dos resultados chineses nestes Jogos Olímpicos!

O Ranking de medalhas na natação é: EUA com 12 medalhas de ouro, Austrália com 6, Grã-Bretanha, Japão, Alemanha e Holanda com 2. Só entre EUA e Austrália ficaram quase metade das medalhas totais (51 em 104) e mais de metade das medalhas de ouro (18 em 34).

Supremacia tens nos saltos para a água: 7 de medalhas de ouro em 8 possíveis.

Anónimo disse...

Terias razão se ele tivesse falado apenas na natação e não na generalidade...

Anónimo disse...

E o gajo n disse que eram mais baixos disse que eram "inferiores fisionomicamente" se quiseres ver a frase, está lá ciatada completa no meu blog.

Inferioridade fisionómica atenuada pela vinda dos eslavos é a meu ver uma afirmação nazi.

Tu pareces pautar-te um pouco por dois pesos e duas medidas mas pronto...

Nelson disse...

não, não é.

Pode ser uma frase parva, pode ser um atestado de incompetência passado a si próprio que se mostra incapaz de superar as diferenças físicas com bons planos de treino, mas não é uma frase nazi.

Frases nazis são aquelas que referem a superioridade de uma raça, em particular a ariana, sobre as demais. Não se limitam a apontar diferenças fisionómicas, alegam que essas diferenças fisionómicas são responsáveis por uma qualquer superioridade.

Qualquer frase nesse sentido, sobre qualquer raça, eu classifico-a de nazi.

No post da Odete, foste tu quem trouxe a questão nazi à baila e eu referi-me ao teu argumento como "semi-pró-nazi". Usando os qualificativos de propósito porque, apesar de tudo, era claro que não defendias o nazismo ou as suas medidas, querias apenas discutir o seu papel na actualidade. Não te chamei nazi, nem chamei nazis aos teus argumentos.

Aliás, em todos os posts nos últimos tempos, a primeira vez que a palavra nazi aparece é dita por ti, e as utilizações subsequentes são sempre em resposta a comentários teus! Alguma questão ideológica que precises de discutir?...

Talvez se não usasses a palavra nazi com tanta facilidade nada disso aconteceria.

E sobre os anónimos: comentários de anónimos são permitidos no blog. Quem não quer assinar, não assina. Se fosses insultado por um anónimo até podia estar do teu lado. Só que o anónimo apenas respondeu ao teu comentário, e se o tom não foi o melhor, bem, quem és tu para atirar pedras? Lê lá bem o teu 1º comentário, como se não tivesses sido tu a escrevê-lo.

Anónimo disse...

Devo ser um idiota ou qualquer coisa do género mas quando um tipo diz que a raça A é inferior à raça B isso implica que que na opinião dele a raça B é superior à raça A.

Neste caso ele falava dos portugueses (embora não perceba ao certo como se pode generalizar uma afirmação dessas num boião genético como o nosso) e dos povos eslavos.

Ora se isto não é racista, nazi, wtv, não sei o que será?

Nada tenho a queixar-me relativamente ao tom por ele usado. Queixo-me simplesmente de o usar debaixo do anonimato.

As minhas moods nem sempre são as melhores mas pelo menos assumo aquilo que digo. Não retiro uma palavra. Acho chocante o mediatismo dado às palavras do pobre coitado do Marco Fortes que escorregou num gracejo face às afirmações do P.F. que a meu ver são muito graves vindas de um dirigente federativo.

Quanto à minha resposta, a segunda, admito que fui excessivo mas não aprecio pedras atiradas de mão escondida e tal como tu próprio disseste, há dias em que se acorda mais maldisposto...

Nelson disse...

Sim, se leste que alguém disse que "A raça A é superior à raça B", ou lês mal, ou lês demasiado depressa. A terceira opção, que não queria admitir, é que sejas idiota.

Citando o anónimo: "Os portugueses são fisionomicamente inferiores ao germânicos por exemplo". É diferente, muito diferente, de dizer que "Os portugueses são inferiores aos germânicos".

E continuou dizendo "Altura inferior e menos massa muscular", para que não restem dúvidas sobre o que se refere.

Nazi seria dizer o que dizia o partido Nazi nos anos 30, que os arianos são uma raça superior. Sem mais qualificativos. Segundo a ideologia nazi os arianos eram superiores fisicamente, mentalmente, em termos de disciplina e organização, capacidade de trabalho, etc. Eram, como raça, superiores aos outros e por isso destinados a dominar as outras raças.

Tal como racismo é dizer que os pretos são inferiores aos brancos (ou vice-versa). Dizer que os pretos são fisicamente mais possantes que os brancos não é racismo, é uma evidência.

Mas ser fisicamente mais possante não é o mesmo que ser superior. Era assim no tempo dos homens das cavernas, até à idade média, vá.

E quanto aos anónimos do meu blog: desde que não insultem ninguém e se limitem a discutir as opiniões expressas, têm todo o direito a permanecer anónimos. Preferia que não o fizessem, gosto de poder distinguir um anónimo do outro. Mas é com eles. Se o comentário for apenas a atacar pessoalmente outro leitor, será apagado sem mais razões. Já se o anónimo só me atacar a mim, deixo o comentário ficar (ver posts de 2006 sobre Testemunhas de Jeová).

E, no fim de contas, o blog é meu, as regras são minhas. Eu podia proibir comentários anónimos e prefiro não o fazer.

Anónimo disse...

Só para dizer que este comentário também é anónimo.

Para nao ser eu teria de criar uma conta no blogger ou um openid e utilizá-lo, mas eu sou nao estou para isso.

PS: Já disse que sou contra comentários anónimos?

Anónimo disse...

BTW.

Godwin's law.

Nem este blogue escapa.

Nelson disse...

Não é, porque o assinas. Tens o direito de o não fazer.

Criar uma conta no blogger não garante a identidade de ninguém: crio uma conta com um e-mail qualquer e ponho o perfil privado.

Ou então, assino sem conta criada e no link ponho, em vez de um endereço genuino, outro endereço qualquer (já o fizeram comigo, alguém assinou um comentário como se fosse eu; até teve piada, alguém dar-se ao trabalho de falsificar uma "assinatura" do blogger só para me insultar).

Sobre a lei de Goodwin: as únicas ocorrências da palavra nazi neste blog ocorreram (segundo o Google, pesquisando "nazi" e "nazis" na caixinha ali do lado direito):

1. Num post em que eu comparo a situação da educação em Portugal à situação no médio oriente e, como tal, alguém tinha de ser o análogo a um grupo neo-nazi;

2. Nos comentários a um post sobre Mário Machado, o líder do movimento neo-nazi em Portugal. Não sei porquê, mas parece-me vir a propósito.

3. Num post em que falo de privacidade com o intuito de esconder a pornografia no computador e refiro que a presença de cadeados só desperta a curiosidade alheia e uso como comparação o diário de Anne Franck, que ao que parece foi contemporânea deles.

4. Nos comentários ao post em que digo que o meu carro foi assaltado pela 2ª vez. O primeiro a usar a palavra nazi foste tu, por sinal!

5. Nos comentários ao post da semana passada e, mais uma vez, foste o primeiro a usar a palavra.

6. Nos comentários a este post e, novamente, foste tu.

Ou seja, fora de contexto, és o único a usar a palavra nazi neste blog. Parabéns! Acho que te vou atribuir um prémio Ó faxavor! um dia destes.

Sobre os comentários anónimos: já tinha percebido que não gostas deles. Disseste-o 37 vezes, caso eu não tivesse percebido nas primeiras 36.

Anónimo disse...

Este comentário não foi escrito pelo abc. Só para mostrar como se podem "assinar" comentários como se fosse outra pessoa.

Anónimo disse...

Antes de continuar, só quero referir que estes 3 últimos comentários não são meus ou então devo estar a desenvolver múltipla personalidade.

Anónimo disse...

Quanto ao anónimo que resolveu roubar-me a assinatura, só queria dizer-lhe que conheço o Nelson pessoalmente e que tal como ele disse, a criação de uma conta em qualquer sítio em nada altera o estado da coisa.

No entanto se gostas de roubar-me a identidade estás à vontade. Tenta é pelo menos não usar argumentos idiotas como a Godwin's Law. Já me bastam as eventuais fraquezas dos meus argumentos.

Retomando a discussão no ponto onde eu a deixei, uma vez que agora parece ser moda assumir a identidade de outras pessoas.

Na minha versão do Oxford que tinha aqui mais há mão: physiognomy: physical features of a country or area.

Ele não aponta diferenças fisionómicas, ele utiliza-as como fundamento da superioridade doutros povos no âmbito desportivo e disse que isso seria corrigido pela vinda dos povos de leste. Falou na generalidade dos desportos com excepção do futebol. Desculpa mas se isto não é racista (já que pareces achar que a palavra nazi é excessiva, tudo bem) então não sei.

Na minha opinião as características fisionómicas estão longe de ser o único factor preponderante nos resultados. Para ele parecem ser os únicos. As diferenças hoje em dia aliás, são tão pequenas entre os atletas de alta competição (com excepções tipo o Bolt ou o Phelps), que aceitar uma afirmação desta sem choque é mesmo ser racista.

Foi por isso que usei o argumento da China e volto a usá-lo. Diz-me onde raio estão as características fisionómicas especiais da China para os desportos de alta competição que sinceramente não as vejo.

Eu volto a repetir uma vez que parecem haver aqui ouvidos surdos em relação ao que me oponho. Eu não nego que povo A ou B seja mais alto ou mais baixo ou mais forte muscularmente ou mais ágil, eu oponho-me à apresentação deste argumento como principal diferenciador dos resultados desportivos na alta competição e foi isso que o P.F. fez.

A meu ver e digo não arredo pé, isto sim é um argumento "semi-pró-nazi" como referiste. Aqui até é mais que adequado uma vez que parte dos países eslavos e dos países bálticos eram vistos como integrantes do grande reich e da raça ariana.

Nelson disse...

Quando alguém aponta as diferenças fisionónicas como razão preponderante para o sucesso ou fracasso da equipa desportiva pela qual é responsável, é idiota e está a passar um atestado de incompetência a si próprio, que não consegue superar essas diferenças.

Basicamente está a dizer que somos fraquinhos e nunca sairemos da cepa torta.

Mas não é uma afirmação racista. As diferenças existem. Racismo e alegar que têm importância para além do seu âmbito. No caso das diferenças físicas, seria alegar que os povos eslavos são melhor organizados, mais trabalhadores, mais inteligentes, etc. baseando-se para tal nas diferenças físicas.

Sobre os comentários que não foste tu que puseste: o terceiro fui eu, na brincadeira, mas achava que os anteriores tinhas sido tu, e não um caso "identity theft".

Ao anónimo: a brincadeira perdeu a graça. Ao próximo caso de falsificação de assinaturas acabam-se os comentários anónimos no blog e ou tens conta no blogger ou não comentas.

Apoio a privacidade de cada um e não quero obrigar ninguém a assinar comentários. Prefiro que comentem de forma anónima a terem algo para dizer e não o fazerem. Mas não aceito que a capa do anonimato sirva para atacar directamente os outros ou falsear as situações.

Anónimo disse...

"Ao anónimo: a brincadeira perdeu a graça. Ao próximo caso de falsificação de assinaturas acabam-se os comentários anónimos no blog e ou tens conta no blogger ou não comentas."

Não falsifiquei nada porque não havia nada de original para falsificar.

Falsificar seria tentar fazer-me passar por ti ou pela teté. Isso sim são nicks registados.

Não o fiz nem faria e acho que quem tem dois dedos de testa percebe logo no meu comentário que se tratava de um exemplo duma contradição flagrante nos comentrios do abc.

De facto alguém o compreendeu porque o comentário

" abc disse...

Este comentário não foi escrito pelo abc. Só para mostrar como se podem "assinar" comentários como se fosse outra pessoa.

28/8/08"

Não foi meu.

Quanto a permitir ou não comentários anónimos, cada qual faz o que quer na sua casa. Estou-me a borrifar para isso.

Nelson disse...

sim, de qualquer forma, foram comentários em que te fazes passar pelo abc. Não gostei.

O terceiro comentário foi meu. Na altura julgava que os anteriores eram efectivamente do abc.