28 fevereiro 2007

Óscares, parte III

Eu sei que tinha prometido a resposta ontem, mas não deu. Vou amanhã para uma exposição de 4 dias e a modos que os dias antes da exposição são ligeiramente atribulados. Mas prontes...

Ora bem...

De acordo com o Oscars.org, as pessoas mais nomeadas em categorias de representação são efectivamente a Meryl Streep com 14 nomeações (2 óscares), e Jack Nicholson e Katherine Hepburn com 12 (3 e 4 óscares respectivamente). (a nomeação da Meryl Streep deste ano ainda não está nas estatísticas).

Mas estes excelentíssimos são uns rookies quando comparados com a pessoa mais oscarizada de sempre, Walt Disney, com 59 nomeações e 26 óscares enquando produtor (melhor filme, melhor documentário e melhor filme de animação, quer em longas metragens quer em curtas metragens).

Mas se eliminarmos os produtores, até porque o produtor pode não ter tido muito a ver com o processo de fazer o filme, o seu mérito foi o de pagar as contas, vemos que um senhor chamado Cedric Gibons foi nomeado 38 vezes e ganhou 11 óscares em Direcção Artística. É obra, sim senhor.

E o John Williams foi nomeado a módica quantia de 45 vezes, mas somente ganhou 5 óscares nas categorias de canção original e banda sonora.

Mesmo assim o John Williams não tem muitas razões de queixa por causa das suas 40 nomeações em que perdeu. Existe um tipo, Kevin O'Connell, que foi nomeado 19 vezes (para melhor som), incluindo este ano, e nunca ganhou (e ainda se queixa o Peter O'Toole com as suas pindéricas 8 nomeações...)

Mais factos sobre os óscares aqui. (os dados não estão actualizados com as nomeações deste ano)


Adenda: alterei o nº de óscares do Cedric Gibbons; por lapso tinha posto 8 quando na verdade ele ganhou 11.

Sem comentários: