23 fevereiro 2007

Taça UEFA

Este post devia chamar-se "Bola, parte III", mas não me apeteceu.

Ora bem, isto hoje até correu bem. O Benfica cumpriu a sua obrigação e ganhou (e bem) ao Dínamo de Sei-lá-de-onde e o Braga também conseguiu ganhar. Apuraram-se os dois. Yeeeeeeee! Oba, oba, que felicidade.

O Braga está de parabéns. Derrotou uma equipa que até há bem pouco tempo atrás estava pouco habituada a perder tão cedo nas taças europeias, o Parma. Mas desde que o leite da Parmalat azedou a história é outra. Na primeira mão derrotou o Parma por 1-0 em casa com um golo aos 81' e agora ganhou também por 1-0 com um golo aos 89'. Nota-se aqui o factor casa: o Parma conseguiu resistir 8 minutos a mais. Parabéns ao João Pereira, que já tem razões para sorrir. Para quem não percebeu este à parte: o João Pereira já foi uma jovem promessa do Benfica que rapidamente se revelou um jogador indisciplinado e um risco para a equipa, pelo seu mau hábito de ver cartões vermelhos. Agora está no Gil Vicente. Também joga na selecção de sub-21. E naquele jogo de má memória contra a Rússia, em que perdemos 4-1 fora (e lá conseguimos ganhar 3-0 em casa e garantir o apuramento), o João Pereira conseguiu a proeza de ver 2 amarelos em 15 minutos e borrar a pintura toda. No jogo desta noite foi o Frechaut do Braga (também chegou a jogar na selecção, penso que no segundo reinado do António Oliveira) que conseguiu ver 2 amarelos em 15 minutos. A partir daí foi um sufoco. Mas pronto, o que interessa é a vitória e, mais importante ainda, o apuramento.

Quanto ao Benfica... bem, não jogámos grande coisa, sofremos um golo relativamente cedo e fomos para o intervalo a perder 1-0 (e com a eliminatória empatada). O que vale é que com Simão a marcar cantos mais tarde ou mais cedo a bola entra e entrou mesmo, por duas vezes. No fundo, no fundo, merecemos o apuramento.

Uma última palavra para o Sporting. Não é por nada, mas como já foram eliminados das competições europeias merecem uma palavra de apreço, e essa palavra é ":PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP"

Finally... imagine-se lá que conseguimos nesta jornada europeia ultrapassar a Alemanha no ranking da UEFA! É verdade, estamos em 5º lugar! Por 4 milésimos de ponto mas não interessa. Para a semana jogam Porto e Bayern de Munique. Se conseguirmos igual ou melhor resultado que os alemães mantemos o 5º lugar que tanto custou a conquistar. Não que interesse muito, o importante mesmo é garantir o 6º lugar no final desta época, para continuarmos com 6 equipas (3 na Champions e 3 na UEFA) para a época 2008/2009. Ficar em 4º, 5º ou 6º lugar do ranking não tem diferença no número de equipas. Temos agora quase 2 pontos de avanço sobre a Roménia e 3,5 sobre a Holanda (que ainda tem 2 equipas em prova, o PSV e o AZ Alkmaar). Só com um milagre (qualquer coisa como ambas as equipas chegarem à final) nos conseguem ultrapassar.

A chatice mesmo vai ser para o ano que vem... é que para o ranking só contam os últimos 5 anos e há 5 anos o Porto ganhou a Taça UEFA. E esses pontos vão deixar de contar. Ou seja, vamos começar a época em 9º lugar, a 1.6 pontos da Alemanha que será 6ª (provavelmente) e a, pasme-se, 6.7 pontos da Roménia que vai iniciar a época, pasme-se ainda mais, em 5º lugar do Ranking da UEFA! A Roménia que há apenas 2 anos estava em 25º lugar!

Para mais informações sobre o ranking da UEFA, essa maravilhosa ferramenta que nos permite dizer que somos melhores que os alemães, pelo menos esta semana, e apesar de todos os sinais dados pela economia e pelo Eurostat, sigam a seta ---->

Sem comentários: