02 fevereiro 2007

Serviço público

Para ajudar os leitores a decidir em consciência, e evitando as opiniões que frequentemente distorcem e seleccionam os factos ao sabor das conveniências, acho que está na hora de apresentar alguns documentos que permitirão uma decisão mais informada no referendo que se aproxima.

Artigos 140º, 141º e 142º do Código Penal sobre os crimes contra a vida intra-uterina (retirado do site http://www.assimnao.org/, um movimento que apresentar como "cabeça de cartaz" o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa)

Projecto de Lei da autoria do PS descrevendo as alterações propostas à actual lei, caso o Sim vença no dia 11 (retirado do mesmo site)

Comparação da Legislação sobre o aborto em 40 países europeus. Em inglês. (retirado do mesmo site; tou a ver que o site do movimento Assim Não é uma das melhores fontes de informação sobre o tema)

Documentário da National Geographic sobre a evolução do embrião/feto desde a fecundação até ao nascimento. Ainda não vi os vídeos todos, nomeadamente os mais relevantes (9ª, 10ª semanas) mas tenciono fazê-lo antes do dia das eleições. (vídeos separados por capítulos, com 2 a 10 minutos de duração cada um, com locução em português)

Talvez com isto dê para eliminar parte considerável do ruido de fundo.

Nota final: apesar de publicados no site do movimento Assim Não os documentos seleccionados são puramente factuais, sem qualquer opinião explícita ou implícita nem juizos de valor. Penso que é assim que a informação deve ser dada. Cada um lerá os documentos (ou não) e chegará às suas conclusões (ou não) em consciência (ou não). Como somos todos maiores e responsáveis (ou não), penso que mais não é preciso (ou talvez seja); o facto de serem seleccionados documentos de apenas um movimento (neste caso, um movimento pelo Não) prende-se apenas com uma questão de simplicidade (a página deles está muito bem organizada e o link "Legislação" em baixo tem todos os documentos devidamente identificados e não adulterados; mantêm o formato original, incluindo a identificação das entidades autoras dos mesmos) e não com o meu próprio sentido de voto, que manterei para mim.

2 comentários:

AEnima disse...

como quem ouve o professor marcelo nao o "le" nas entrelinhas, aconselho o sketch do gato fedorento ao assim nao!

:)

Nelson disse...

sim, sim, está excelente! vi-o no Revisão da matéria e aconselho vivamente.