26 fevereiro 2007

Óscar

Os óscares. A cerimónia foi esta noite.

À oitava foi de vez e o Martin Scorsese lá conseguiu ganhar o óscar. Era a sua sexta nomeação para melhor realizador e já tinha duas para melhor argumento adaptado. Uau, tou impressionado. Já parece o Paul Newman. Foi nomeado 7 vezes sem ganhar; à oitava lá conseguiu levar o óscar (nos entretantos até já tinha ganho o prémio de carreira porque a academia já devia ter perdido as esperanças que ele alguma vez ganhasse...). Depois disso já foi nomeado mais duas vezes.

A Meryl Streep foi nomeada outra vez. Já leva 14 nomeações e 2 óscares. O maior período de tempo que passou sem ser nomeada foram 5 anos, e como já não era nomeada desde 2003 acho que fizeram bem. Reparem bem nos anos em que ela andou a roer as unhas na cerimónia: 79, 80 (ganhou), 82, 83 (ganhou), 84, 86, 88, 89, 91, 96, 99, 2000, 2003, 2007. Isto sim, é uma carreira. Nos anos 80 estranho era ela não estar na lista de 5 candidatas a levar o raio da estátua.

Além destes devo dizer que não fiquei nada admirado pelo óscar de melhor actor principal. Forest Whittaker (que é preto) ganhou o óscar pelo seu desempenho em "O último rei da Escócia" (que, imagino, não era preto). Não vi o filme, mas se ele desempenhou o papel de rei da Escócia e conseguiu disfarçar a sua cor de pele o óscar está muito bem entregue. Ao contrário do que aconteceu no Philadelfia em que o Tom Hanks praticamente fazia de si próprio, ou no Voando Sobre um Ninho de Cucos (o Jack Nicholson a fazer de doido varrido não é grande trabalho de representação). Mas pronto, a noite ontem foi de reis. Ganhou o Rei da Escócia e a rainha da Inglaterra (melhor actriz principal). O que é giro, mas é capaz de levantar um sério problema diplomático. É que não sei se sabem, mas o "rei da escócia" é a Rainha de Inglaterra e ela é capaz de não achar grande piada à brincadeira.

Finally... uma pergunta de cultura geral: quem foi o mais nomeado/galardoado de sempre nos óscares? Aceitam-se palpites. Eu amanhã dou a resposta.

7 comentários:

Filipe Moura disse...

"O último rei da Escócia" é sobre um ditador africano :).
Acho que o actor com mais óscares ganhos é o Jack Nicholson. A actriz creio que é a Katherine Hepburn. Mas a actriz com mais nomeações é a Meryl Streep.
Quando vens cá?

Nelson disse...

sim, eu sei, mas dizer que o Forest Whitaker é um bom actor porque sendo preto desempenhou o papel de um tipo que também é preto não tem muita piada, não é?

Em relação a actores, estás correcto. Nicholson com 3 óscares e 12 nomeações, Streep com 2 óscares e 14 nomeações, Katherine Hepburn com 4 óscares e 12 nomeações. Mas a pergunta não é "Qual o actor com mais óscares e nomeações?", a pergunta é "Quem tem mais óscares e nomeações?", em qualquer categoria. Sem ir à procura, sabes?

Nelson disse...

PS: vou amanhã.

Filipe Moura disse...

Eu não fui à procura de nada, pelo que julgo que mereço algum crédito!
Amanhã, pois... amanhã há um seminário no IFM!

Nuno disse...

WD26
:)

AEnima disse...

um tipo k me lembro de ter uma porrada de nomeacoes foi um nomeado este ano outra vez para melhor musica (que o james taylor interpretou). Lembro-me bem dele no dia em k ganhou finalmente a estatueta com a musica do Monsters Inc que interpretou com o John Goodman.

Gajos a ganhar muitas nomecoes e muitos oscares... deve ter sido algum tecnico som ou make up ou assim. A industria ja sabe quem sao os bons e contrata sempre os mesmos para os blockbusters.

CL disse...

E a resposta, para quando é? :)