08 fevereiro 2007

O Alentejo irrita-me profundamente

Lá fui eu. Fui a Portalegre e voltei. 2 horas e meia para ir, outro tanto para voltar, chuva o caminho todo no regresso. Cheguei à hora do almoço, porreirinho da vida e descobri que em Portalegre não há placas com o nome das ruas. Moral da história: perdi-me duas vezes. Lá encontrei o sítio onde tinha de estar às 2 horas, estaciono e procuro um restaurante. Não há nenhum à vista. Pego no carro outra vez, vou ao centro da cidade, encontro um restaurante e estava cheio. Bem, não há crise, há umas 2 ou 3 mesas já nos cafés ou sobremesas e só há 3 ou 4 pessoas à minha frente na fila. Além disso, como o prato do dia é cozido, aquilo sai rápido, devo estar despachado a tempo e horas. Era 1:10. Claro que me esqueci do funcionamento normal da rotina alentejana. O tempo de almoço é repartido da seguinte forma:
escolher a comida e bebida: 5 minutos
esperar pela comida: 10 minutos
comer: 30 minutos
pedir sobremesas: 5 minutos
comer a sobremesa: 5 minutos
pedir o café: 5 minutos
beber o café: 5 minutos
pedir a conta: 5 minutos
pagar: 5 minutos
levantar da mesa: 5 minutos
TOTAL: 1h20.

Em comparação, eu estou à espera de um ritmo mais ou menos assim:
escolher a comida e a bebida: 1 minuto
esperar pela comida: 5 minutos
comer: 15 minutos
pedir a sobremesa: 1 minuto
tomar a sobremesa: 2 minutos
pedir o café, a conta e a factura: 2 minutos
beber o café: 1 minuto
pagar: 1 minuto
levantar da mesa: imediatamente após pagar
TOTAL: 0h26.

As pessoas que estavam a acabar de almoçar e em cuja mesa eu me sentaria imediatamente após se levantarem conseguiram a proeza de demorar meia hora (MEIA HORA!!!) entre serem-lhes servidos os cafés e levantar a peida da cadeira. E no fim ainda assisti ao seguinte diálogo:
Velha irritante número 1: Ah, tenho de ir à casa de banho.
Velha irritante número 2: Então vai lá, deixa aí as coisas, a gente espera.
Quando ouvi isto olhei para a velha com um daqueles olhares que provocam um tal arrepio de frio na espinha que até páram a digestão (assim um olhar à Hannibal Lecter, tão a ver?) e a velha enxergou-se.
Velha irritante número 2: olha, leva as tuas coisas e nós esperamos lá fora que há gente à espera de mesa.
Depois disto só demoraram 5 minutos a efectivamente sair da mesa.

Sento-me, eram 13:40, e eu a ver a minha vida a andar para trás, ainda em pé digo ao empregado "o que tá a sair é cozido, não é? quero meia de cozido e uma água natural, que tou com pressa". O que vale é que disse que tava com pressa, o cozido (que é só tirar da panela para a travessa e levar à mesa) só demorou 10 minutos! Devorei o cozido, e de uma assentada pedi logo o café, a conta e a factura. Esperei mais de 5 minutos por uma bica (até as máquinas de café no alentejo são lentas...) e a conta, obviamente, só veio um bom bocado depois. Mesmo assim consegui despachar-me às 14:15.

Raios partam os alentejanos...

6 comentários:

Carapaça disse...

Devias ter o cuidado de não generalizar ao falar dos Alentejanos. E já agora se não gostaste não precisas de voltar a aparecer por lá!

Carapaça disse...

E já agora esqueci-me de dizer: Deves ter a mania que és bom!

B.A.B.E. disse...

assim mto rapidamente, (que o meu micro ondas acabou de fazer plim e eu tou cuma fome do caraças) é só pra dizer que gostei do cabeçalho do blog e o titulo deste post me fez soltar uma gargalhada. já volto.

Nelson disse...

Angelo: num post com as tags "escárnio" e "maldizer" esperavas sinceramente críticas construtivas? Ora lê lá com atenção a descrição do blog, vá. Que raio de alentejano sem sentido de humor. E eu que achava que eram todos uns gajos divertidos (mais uma generalização que pelos vistos tem excepções...). Ah, e mais uma coisa: volto ao Alentejo sempre que me apetecer. Não mandas em mim. Toma! :P

b.a.b.e.: bom apetite! embora já não sejam horas de almoço, mas quem sou eu para questionar os hábitos de cada um?...

Lígia disse...

que mau feitio querido! e deixa que te diga a comer em 26min nunca tiveste uma coisinha ma? isso faz-te mal! ehehehee. Adoro o alentejo, particularmente de Portalegre! Sou assim, do contra, que hei-de fazer? ehehehe

Nelson disse...

souum gajo muito ocupado, tenho de comer sempre à pressa, o que se há-de fazer?