29 novembro 2007

Viseu, capital das rotundas?

Diz-se (e eu até acreditava) que Viseu era a capital mundial das rotundas! Só para que tenham uma ideia, o mapa que me deram para ir do hotel para onde eu queria ir, incluia talvez 10 rotundas assinaladas, mais 4 ou 5 rotundas que eram pequenas demais para estarem no mapa. Há rotundas que distam uns estonteantes 100 metros umas das outras. Há rotundas para todos os gostos: circulares, elípticas, semi-rectangulares, com 3 saídas, com 4, com 5, com 6, com 2 faixas, com 3, com 4...

E eu estava feliz, de posse desse pedaço de informação: Viseu é a capital mundial das rotundas.

Mas enganei-me. Ontem fui a Gouveia. E não, Gouveia não é a capital mundial das rotundas! O caminho para Gouveia é o seguinte: sair da A25 (IP5) para Mangualde, atravessar o centro de Mangualde e apanhar a estrada (cheia de curvas perigosas! Os sinals de velocidade limitada ou recomendada são mesmo para cumprir!) até Gouveia. 12 km ao todo, faz-se bem.

E foi ontem que descobri que é Mangualde, e não Viseu, a Capital Mundial das Rotundas! Não sei se tem 871 como Vila Nova da Rabona no sketch do Gato Fedorento. Mas tem - e isto, meus senhores, é notável! Isto é histórico - ROTUNDAS QUE NÃO VÃO DAR A LADO NENHUM! Numa rua, com duas faixas para cada lado, ao fim da rua tenho uma rotunda que tem... 2 saídas. Ou seja, ou continuo em frente, ou faço inversão de marcha. E como esta encontrei umas 4 ou 5 a caminho do centro de Mangualde para Gouveia. E acho, não tenho a certeza, mas acho, que há mesmo uma ou outra rotunda que têm só 1 saída.

Para recordar, fica a entrevista com o Presidente da Câmara de Vila Nova da Rabona (o mesmo que mandou alcatifar a vila), falando sobre as rotundas.



Nota: tou ligado à net à estonteante velocidade de 115 kbps. Por isso não pude ver o vídeo todo até ao fim, porque... não tenho tempo para esperar 1 hora ou coisa assim. Espero que esteja o sketch todo.

8 comentários:

Nuno disse...

existem mais cidades com rotundas que "não vão dar a lado nenhum". Servem para reduzir a velocidade. é mais ou menos como em Le Mans: tens uma recta muito grande onde os gajos chegavam perto dos 400km/h, então fazes umas chicanes (na altura a construção de rotundas ainda não estava na moda porque senão...)

Ana disse...

Até agora sempre vi o pessoal a acelerar ao entrar numa rotunda, e ainda mais ao sair. Reduzir a velocidade?... A ideia pode ter sido essa. A prática civíca, contudo, tem as suas proprias ideias.

Pedro Pinheiro disse...

É pá, o Nuno adiantou-se, ia comentar a mesma coisa (a parte de reduzir a velocidade, não a parte de Le Mans, que dessa coisa não percebo um cú)

Teté disse...

Ainda vais com sorte, que pelo menos aí algumas rotundas têm uma saída. Em Vila Nova da Rabona, algumas não vão dar a lado nenhum...

Claro que já conhecia o sketch, que sou fã dos Gatos, mas mesmo à 2ª ou 3ª vez tem piada...

Marco Robalo disse...

ás vezes é preciso dar uma volta para se decidir onde se quer ir..devem ser muito filosóficos (ou muito hesitantes) os habitantes dessa terra.

Sun Iou Miou disse...

Essa é boa. Eu por isso gosto rotundamente de rotundas: podes andar às voltas até decidires para onde queres ir.

Anónimo disse...

E Leiria, hein?

Acabo de descobri esta maravilha:

http://sotextosmesmo.blogspot.com/
2007/07/emviado-por-antnio-brotas.html

Nelson disse...

Leiria tem muitas rotundas (conheço bem a cidade, afinal vivi lá 18 anos!) e uma vez resolvi contar as rotundas e os semáforos de Leiria. Conclusão: há mais rotundas que semáforos (no mesmo cruzamento chegámos a contar 4 semáforos, a ver se dava para contrariar este resultado e nem assim).

Mas nada que se compare com as rotundas de Viseu, acredita. Eu diria que Leiria tem umas 30 rotundas e Viseu terá bem para cima de 50.

Quanto à história enviada pelo António Brotas, não me admira. Eu conheço a peça, fui aluno dele em 3 cadeiras na faculdade. Ele já conseguiu a proeza de inserir uma diskete num computador virada de pernas para o ar. Escusado será dizer que foi o cabo dos trabalhos para a retirar de lá outra vez! Por isso não me admira que não consiga dar com o caminho através das rotundas de Leiria.