27 março 2007

Olha o passarinho!



Um A380 fez uma aproximação a Lisboa num dos voos de teste para futuras rotas comerciais. Desceu, deixou ar turbulento atrás de si, abanou as asas a dizer bom dia (é assim que os aviões dizem bom dia, porque não conseguem falar; é uma das grandes diferenças em relação aos pássaros; é isso, não ter penas e funcionar a derivados de petróleo; de resto são muito parecidos) e abalou. Talvez um dia venham a aterrar por cá, mas parece-me que para já a pista não chega. Não em comprimento, porque o bicho precisa do mesmo espaço que o 747 e esse já pode operar na Portela. O problema é a largura (o 747 opera em pistas de 45m de largura e parece que o A380 vai precisar de pistas de 60m de largura) e nos taxiways (aumentar a separação entre taxiways, aumentar o raio de viragem, etc). Vejam este documento (se vos apetecer, se não apetecer voltem lá para o freecell) que fala das alterações a fazer aos aeroportos (no caso os australianos) para acomodar o novo passarinho da Airbus.

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