26 março 2007

Notícia chocante

Preparem-se para a próxima notícia. Sentem-se, respirem fundo, e bebam água. O assunto em questão pode chocar os leitores mais sensíveis.

Hoje, às 18:30, fui beber o meu terceiro café do dia. Sim, o terceiro. Já ao fim da tarde! Em geral a terceira bica é lá p'rás 11 horas mais ou menos, por esta altura já é para ter bebido 5 ou 6 (ando a controlar-me. nos bons velhos tempos seriam umas 8 até à hora do jantar, mas achei melhor reduzir quando tentei assinar um cheque e o fulano achou que eu tava nervoso porque era um cheque roubado e chamou a polícia).

Eu avisei, não avisei?

Entretanto lembrei-me de uma história velhinha... há uns tempos, já nem me lembro quando mas acho que já foi depois da entrada de Portugal na CEE, peço uma bica num café. A empregada que lá estava, que obviamente não percebe nada de café e provavelmente não bebe café, serviu-me uma bica a deitar por fora. Literalmente! A chávena estava tão cheia que um bocado do café entornou para o pires. Eu pedi-lhe para me tirar outra bica que aquela estava demasiado cheia. Adivinhem lá o que ela fez! Deitou um bocado do café fora e devolveu-me a chávena! Se eu tivesse um paralelo da calçada ali à mão tinha-lhe desfeito a fronha à pedrada! Juro por tudo quanto é mais sagrado! Mas não tinha. E a colega dela apressou-se a pôr água na fervura. A fulana não percebeu porque raio fiquei eu tão admirado com aquele gesto, tão simples e ingénuo. Não percebe que a diferença entre uma bica curta e uma bica cheia não se limita ao volume de água. E lá me tiraram outra bica; continuava um bocado cheia demais mas já era bebível, embora estivesse apenas marginalmente melhor que água choca.

6 comentários:

ToBru disse...

Se tivesses pedido uma imperial... nas mesmas circunstâncias... não haveria de que reclamar, certo?!

Por isso para a próxima em vez do 3º café... pede a 1ª imperial :-)

Anónimo disse...

Embora o café não se tenha tornado totalmente banal, é um negócio demasiado complexo para estar tão popularizado como está.

Ou por outras palavras:

Arranjar uma bica decente em Lisboa é uma merda; Ninguém sabe ou quer ou tem tempo para tirar uma boa bica. E quando pensamos nisso, são caras como o ca**** grande e ainda por cima sabem a água com cola.

Nelson disse...

é verdade, cada vez é mais complicado arranjar um bom café. Sobretudo em grandes espaços comerciais. Mas ainda há uns quantos sítios. Eu conheço uns quantos, mas não digo, senão vai lá tudo beber a bica e depois começam a tirar água choca em vez de café. :P

Eric Cantona disse...

Não! Para a próxima, que te servirem um café nesse estado, pede meia broa, para fazeres umas sopinhas...

Lígia disse...

digo-te uma coisa, sao poucos os sitios onde se bebem bicas em condições, se queres que te diga assim de repente nem me lembro de nenhum lol. também bebia 8 cafes por dia quando era jovem e "inconciente", agora do alto dos meus 32 anitos se bebo 3 já nao durmo! a pdi nao perdoa

Nelson disse...

Cantona: grande ideia! (nunca se contraria um gajo de nome Cantona; nunca se sabe se não é o verdadeiro Cantona e não quero levar um pontapé no esterno; para quem não sabe: Eric Cantona era um jogador de futebol francês conhecido pela sua falta de paciência para com os espectadores, colegas de equipa, adversários, etc.).

Lígia: 32? E achas muito? Pffffff! ;)