26 março 2007

O futebol e os outros

Sábado, dia 24 de Março, conseguimos uma vitória histórica (porque foi a primeira vez que aconteceu em jogos oficiais) contra a Bélgica e logo por uns folgados 4-0, em jogo de qualificação para o Euro 2008. Foi importante vencer porque se espera um apuramento fácil e a derrota na Polónia deixou as coisas um pouco cinzentas. Quarta-feira jogamos outro jogo importante na Sérvia. Vai ser um jogo complicado. A comunicação social tem cumprido o seu papel e tem dado o devido destaque à Selecção Nacional de Futebol, aos seus jogadores e ao seleccionador. O público tem comparecido e tem apoiado a equipa. É preciso continuar a apoiar blá, blá, blá, ... ... ...

Bem, já chega de futebol.

No mesmo sábado a selecção Portuguesa de Rugby conseguiu o apuramento para o Campeonato do Mundo da modalidade a decorrer em França em Setembro. É uma conquista histórica por se tratar da primeira vez que conseguimos garantir a presença em tal fase da competição. Perdemos 18-12 contra o Uruguai, mas valeu-nos a vitória na 1ª mão por 12-5 para conseguir o apuramento. Alguém deu por ela? Talvez uma noticiazita no telejornal, muito de fugida que naquela altura toda a gente pensava já no jogo contra a Bélgica. Nos sites dos jornais desportivos encontra-se uma breve referência ao apuramento em secções algo obscuras. No site da Bola nem encontro nenhuma referência. Concluo que apenas terá havido um pequeno apontamento na secção Modalidades e à medida que aparecem mais notícias a importância desta vai-se desvanecendo. No site do Record a notícia aparece classificada em Modalidades / Outras. Destaques de 1ª página, que eu tivesse dado por ela, não houve nenhum.

Sim, Portugal é um país de futebol. O resto não interessa para nada.

E não será por falta de material que o rugby merece esta negligência. Também aqui há notícias para dar: alguns jogadores portugueses excederam-se nos festejos e foram detidos no Uruguai. Passaram uma noite na cadeia e voltaram para Lisboa mais tarde. Pronto, pode não ser tão apelativo quando a notícia dos disturbios provocados no Algarve pelos jogadores do Liverpool há uns meses mas merecia um pouco mais de atenção!

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi amplamente noticiada na RTP1, nos jornais desportivos (1 página completa e referência na capa) bem como no Público, DN, JN e (raspfui!) Correio da Manhã. Que culpa tenho eu que só leias o 24 Horas e vejas a TVI ? :P:P

Bruno

P.S. gwsmwhov? gwsmwhov? É alguma marca de vodka? Estas verificações do blogger estão cada vez melhores...

Nelson disse...

por acaso eu não costumo ver o noticiário da TVI, mas quando almoço a televisão do restaurante onde vou costuma estar nessa maravilhosa estação.

quanto a jornais, passo os olhos pelos desportivos e pelo site do Público e custa imenso encontrar notícias sobre qualquer coisa que não seja futebol.

PS: se tiveres um blog o blogger não te pergunta essas coisas. :P