13 março 2007

Marteladas na gramática

Há 3 tipos de pessoas que eu detesto. Aliás, há 4 tipos de pessoas que detesto:
  1. Pessoas que dizem "salchicha";

  2. Pessoas dizem coisas como "obiamente" demasiadas vezes, sem pronunciar devidamente o V

  3. Pessoas que escrevem "É favor de"

  4. Sportinguistas em geral



Eu explico as razões desta minha antipatia.

Hoje ao almoço a senhora que estava a servir a comida pergunta-me o que eu quero e eu respondo "Salsichas" (um dos pratos hoje era Salsichas enroladas em lombardo, nham, nham). Ao que ela responde, em jeito de pergunta de confirmação: "Salchichas?". Apeteceu-me responder "Não, salchichas não, eu quero salsichas", assim com grande ênfase no segundo S. E porque odeio eu pessoas que dizem "salchicha"? Porque são bués. Há quilos de pessoas que dizem "salchicha", não tarda nada são maioritários e ainda conseguem uma revisão ortográfica para que se passe a dizer "salchicha" e eu preferia emigrar ou, pior ainda, ter o Santana Lopes como primeiro-ministro outra vez.

Há uns dias fui a uma conferência. Um dos conferencistas disse a palavra "obviamente" pelo menos 1 vez por frase, em média. Tirando em frases pequenas, como "OK?" (isto chega a ser uma frase ou é apenas um pontapé na gramática?). Eu detesto pessoas que dizem oviamente porque por um lado se é assim tão óbvio o que estão a dizer fazem-me sentir estúpido. Por outro lado, se dizem oviamente em vez de obviamente fazem-me pensar que afinal não sou assim tão estúpido. Pelo menos consigo pronunciar a palavra obviamente melhor que eles. E estes sinais contraditórios deixam-me confuso e deprimido.

As pessoas que escrevem "É favor de" também me irritam. Num dos cafés aqui ao lado do escritório a clientela tem a mania que é original (são artistas). Além de haver quadros pendurados um pouco por todo o lado, há rasgos de originalidade. Nomeadamente, há papelinhos escritos nas mesas. As mesas têm tampos de acrílico e podemos pôr papeis debaixo do acrílico deixando assim mensagens para a posteridade. Uma das mensagens diz "É favor de não roer as unhas". Lá está, a originalidade do autor. Além do teor da mensagem, sobre o acto de roer as unhas, inesperado numa mesa de café, temos a deliciosa expressão "É favor de". Eh pá, quando vi aquilo até fiquei azul. Tive vontade de responder "É favor de escrever purtuguês correto!". Raios partam estes originais, pá!

Quanto aos sportinguistas, penso que não vale a pena dar muitas explicações. Irritam-me e pronto. Irritam-me os seus cachecois verdes, irritam-me as músicas da Juve Leo, irrita-me o aspecto do estádio, irrita-me a vitimização por causa do golo marcado com a mão ou da expulsão do Liedson, irritam-me solenemente os lamentos no fim do campeonato por terem sido a melhor equipa (são sempre a melhor equipa) e terem ficado a 500 pontos do título outra vez. Além disso, acho os lagartos (o bicho) irritantes. Acho-os irritantes porque o feminino de lagarto é lagarta. E o lagarto é um réptil enquanto que a lagarta é a primeira etapa da vida de um insecto e da última vez que olhei para um livro de biologia dizia lá qualquer coisa sobre reprodução e eu fiquei com a impressão que répteis não acasalam com insectos. O que me faz chegar à conclusão que os lagartos aparecem por geração espontânea e isso irrita-me profundamente porque assim não consigo levá-los à extinção. Eles aparecem do nada!

10 comentários:

Sofia disse...

Também há os "quaisqueres" e os "pormenores" e por aí...

E são cada vez mais...e procriam se!!!

Nelson disse...

eh pá, nem me fales dos quaisqueres que começa-me a dar comichão!!!

Sofia disse...

(aqui entre nós) ainda prefiro os quaisqueres e pormenores e isso tudo aos LOL, RSRSRS e os fatais ;), :), :( e tudo o que dá a ilusão de que é o sobrinho de 3 anos a escrever...mas isso sou eu.

Pedro Pinheiro disse...

"lol" é como o outro. não posso é com os "lolololol" e os "looooool" e coisas afins. É de quem não sabe o que "lol" quer dizer (laughing out loud).

Pedro Pinheiro disse...

Ah, e pessoas que dizem "lol" em voz alta (sim, existem) fazem-me uma impressão do caraças.

João Paulo Costa disse...

Obviamente, o autor deste blog deve ter alguns problemas de aceitação e tolerância.

No entanto, ne obviamente, não o quero alinear demasiado, pelo que nada mais direi. Por outro lado aproveito a oportunidade de estar a escrever neste blog para pedir o seguinte: é favor de mudar a sondagem que, obviamente, já está à demasiado tempo neste blog. Sugeria uma outra sobre:

- futebol em geral (e sportinguistas em particular, mas também poderia ser sobre benfiquistas ou adeptos do União de Leiria);

- comida (sempre um bom tema), por exemplo comida fresca vs. comida enlatada, pré-preparada ou modificada (por exemplo, salchichas)

Nelson disse...

eh pá, a sondagem...

pois, a sondagem. O problema é que dá um bocado de trabalho lembrar-me de sondagens novas. Preciso de uma horinha para limpar a cabeça e lembrar-me de qualquer coisa (ir)relevante o suficiente para referendar entre os leitores. Fica prometida uma sondagem nova. Não sei para quando, mas fica prometida.

mj disse...

e "a" hamburguer? Até apetece esfaquear...

J. Salinas disse...

É. Os "pormenores" são lixados, são. Não há direito de dizerem as coisas correctamente. Os sacanas.

Nelson disse...

é pena não dar para fazer aqueles smileys sarcásticos... preciso de bonecos no blogger.

Eh pá, foi uma gralha, coitada da rapariga! Já bem lhe chega não ter sexo nem nexo, não?