08 março 2007

A burla, segundo o burlão

He he he he he he he...

Os senhores da Microsoft às vezes faziam melhor em dedicar-se à observação de borboletas. Segundo a PC World, a Microsoft está a classificar-se a si própria de vigarista (ou pelo menos potencial vigarista)!

Mim explica.

Primeiro, o que é o phishing? Há uns anos, após o aparecimento de sites de banca online apareceu um novo conceito de burla informática chamado phishing. O phishing baseia-se no seguinte: se conseguires convencer a vítima que és uma entidade idónea a vítima dá-te facilmente toda a informação que quiseres. O primeiro caso documentado foi com o Citibank. Um e-mail a imitar o layout do site do Citibank dava conta de um problema de autenticação do site de home banking e convidava o leitor a abrir o link para confirmar os seus dados. O link era, supostamente, para uma página do Citibank, mas afinal ia parar a outro site (o site dos evil-doers). E a malta toda contente lá punha o username e o código e mais não sei o quê. A coisa funcionou tão bem que os bancos começaram a pôr avisos a dizer para se ter cuidado com os mails que alegam ser do banco, que podem não ser.

E com o aparecimento dos esquemas de phishing apareceram também ferramentas para avisar de sites que são potencialmente vigarices, que é p'á malta abrir os olhos e tal. Uma dessas ferramentas é da Microsoft e chama-se Windows Live OneCare. E avisa e a malta agradece.

E avisa (ver imagem) que um determinado site chamado "It's not cheating" é potencialmente um site de burlões. Ai, ai, ai, cuidado, que se a MS diz que são burlões se calhar são mesmo! Toca de fechar o site.

Acontece que o site não é uma vigarice. É mesmo uma promoção do Office 2007 a preços muito, muito baixinhos (95% de desconto) para estudantes das universidades australianas.

Agora, o punch line... a quem pertence o "It's not cheating"? À Microsoft! Sim, é uma campanha da própria Microsoft. E uma ferramenta da Microsoft acha que pelo aspecto do site a coisa pode bem ser uma vigarice. Eu conheço mal o Office 2007 mas pelo que já vi e pelo que conheço das versões anteriores concordo com o Windows Live OneCare. Aquilo mesmo dado é um roubo! Mesmo sacando uma versão pirata do eMule sinto-me vigarizado.

(obrigado pelo link Pedro)

Sem comentários: