05 março 2007

Como dividir um país?

Tou a construir uma base de dados com endereços de muita gente e muitas instituições e muitas relações entre uma coisa e outra (nomeadamente, informação a dizer que Fulano X desempenha a função Y na entidade Z) e a modos que dá jeito pesquisar os contactos todos por região. E aqui surge um problema: qual a melhor maneira de dividir um país?

Se vou por distritos espalho-me. Por exemplo, Fátima está no distrito de Santarém (que fica a 75 km) e não de Leiria (que fica a apenas 25 km); Sines pertence ao distrito de Setúbal e Almada também.

Se vou por regiões NUTS (o que raio é a classificação NUTS? Vejam a Wikipedia que foi o que eu fiz) também não fico muito satisfeito. Nomes como "Pinhal Interior Sul" não me dizem muito e regiões com nomes como "Dão-Lafões" muito menos (eu sei lá onde fica a região do Dão?!).

Se vou por códigos postais a coisa é capaz de funcionar. Mas uma olhada ao mapa de Códigos Postais (cuidado, PDF muito grande!) no site dos correios diz-me logo que vai sair merda.

Bom, não há solução fácil. Mas lá consegui. Peguei no ficheiro de códigos postais (para cima de 270 mil registos!) em formato de texto, que tem toda a informação (distrito, concelho, freguesia, localidade, tipo de arruamento, nome da rua e mais não sei o quê), filtrei os dados que me interessam (distrito, concelho e primeiros 4 dígitos do código postal), eliminei duplicados e fiquei com 700 e tal registos. Passei a ter os códigos postais classificados por concelho e distrito.

Depois comecei a ver as zonas da Nuts e a olhar para o mapa a escolher onde ia pôr determinados concelhos mais chatos. Por fim lá consegui classificar a coisa. Agora tenho o país dividido em 8 regiões e 37 sub-regiões com a lista de códigos postais correspondentes a cada região/sub-região. E o bonus é: cada sub-região corresponde, mais ou menos, a uma auto-estrada ou IP! Tcham!

15 comentários:

CL disse...

Apresenta essa nova nomenclatura ao INE, pode ser que eles decidam restruturar as NUTs II e III! ;)

Lígia disse...

fatima é no distrito de santarem? ops vivendo e aprendendo!

Anónimo disse...

Podes propor ao Governo a TUA regionalização para o próximo referendo!

Redus Maximus disse...

Não sabes onde é a região do Dão...do bom vinho?!?!

Nelson disse...

cl e restelo: vou pensar nisso. Pode ser que me contratem como consultor para dividir o país em regiões que façam sentido! ;) a única chatice é que pus o norte todo no mesmo saco (para este fim não em interessa muito subdividir o norte, mas acho que para coisas sérias e tal é capaz de ser má ideia)

lígia: iepe. Fátima pertence ao concelho de Ourém que é do distrito de Santarém. vá-se lá perceber...

redus: só bebo vinho branco e verde. Nos brancos prefiro os alentejanos, os verdes vêm do minho. Pergunta-me lá onde é Reguengos de Monsaraz ou Ponte de Lima a ver se eu não sei! :)

A Tua Amiga disse...

O_O

Nelson disse...

olha, se queres que te diga, nunca percebi esse O_O. Isso quer dizer o quê?

A Tua Amiga disse...

quer dizer que tou espantada [com a tua capacidade de organização, prontes]
abraço

Nelson disse...

ah, bom! a ser assim, tudo bem.

Elora disse...

Divide-o de acordo com os indicativos dos telefones. 21 para Lisboa, 22 para o Porto, etc.

Nelson disse...

é uma boa ideia mas não serve. Toda a grande Lisboa com o indicativo 21 é pouco, preciso especificar mais um bocadito. Além disso, também nos indicativos há coisas que estão mal divididas para o que quero.

De qualquer maneira, já tenho a divisão feita. E estou satisfeito com o resultado. Grosso modo as zonas são atribuidas segundo a rede viária principal ;) a zona Beira Baixa é servida pela A23, a zona Litoral Centro é servida pela A1, a zona Litoral Alentejano é servida pela A2 e IP8, etc. Acaba por fazer mais sentido para mim.

Anónimo disse...

E onde é que se encontra esse ficheiro de códigos postais (para cima de 270 mil registos!) em formato de texto ?

Nelson disse...

hmmmm.... e já experimentaste ir a www.ctt.pt?

Vai lá e clica em "Pesquisa de códigos postais". E vê os links da parte final da página.

dc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dc disse...

Mas nao vi com olhos de ver.

Sim está:
http://www2.ctt.pt/fewcm/wcmservlet/ctt/empresas/download_documentos.html