19 março 2007

Bruxelas

Para começar, a viagem começou bem: o almoço no avião foi uma sandezita minúscula. Cheguei esganado! Fiquei num hotel de 5 estrelas, o que parecia boa ideia até chegar a hora do jantar: nouvelle cuisine. Continuei esganado! Os almoços de sábado e domingo foram umas sandochas de nanotecnologia. Cada vez mais esganado! O tempo era uma trampa, como se esperava, e sempre que queria fumar um cigarro tinha de vir à rua. E ainda por cima tava sempre com fome!

Mas sempre consegui dar uma voltinha pelo centro da cidade (ao todo devo ter conseguido 2 horas para passear num fim de semana inteiro, nada mau!). Vi lá a praça toda importante do sítio (a Grande Place), é gira, sim senhor, mas se não têm mais nada para mostrar... enfim, coitados. Imaginem que em Lisboa só havia o Rossio e o resto eram prédios sem graça nenhuma. E vi o Maneken Pis. Para quem não sabe, o Maneken Pis é o ex-libris de Bruxelas: uma estátua de um menino a fazer chichi. Tão querido! E tão insignificante. O Maneken Pis é uma estátua com 60 cm. Só. 60 cm. Há buracos em passeios de Lisboa que são maiores que isso e não fazemos postais com fotografias deles. Ainda bem que escolheram Bruxelas para sede da Comissão Europeia, senão aquela cidade não tinha absolutamente nenhum interesse.

Fenómeno engraçado (mas que acontece sempre que estou a falar com estrangeiros e, como não nos conhecemos de lado nenhum, acabamos a falar sobre o tempo) são os olhos arregalados após diálogos deste género:
- So, and how's the weather in Portugal?
- Oh, now it's sunny and around 22 or 23 degrees, 14 at night.
- Oh, really?! In winter? Is it usually that hot?
- Well, we usually get to 30 degrees in April or May. In June most days are over 30, some can even reach 40.
Nesta altura o estrangeiro (na ocasião era um dinamarquês que nunca tinha visitado Portugal ou Espanha) fica de boca aberta e é incapaz de pronunciar qualquer palavra. E começa a imaginar Portugal como um deserto de areia com estádios de futebol plantados no cimo das dunas.


PS: para breve, assim que conseguir um tempinho para as passar para o telemóvel, irei pôr aqui algumas fotos.

PSS: este era para ser PPS, mas como um leitor atento indicou, a sigla deve ser PSS e não PPS, e como eu não percebo nada de latim (deve ser das poucas coisas em que não sou ou pelo menos julgo ser a maior autoridade na matéria), resolvi acatar. E como repararam, este parágrafo não está aqui a fazer nada a não ser ocupar espaço.

PPS: E para quem discorda da sigla do parágrafo de cima fica aqui este e um conselho: vão aprender latim!

8 comentários:

Anónimo disse...

e não comeste Gaufres?? OH DESGRAÇA!! QUE CRIME!! Não comeste das de Liége?? é que as de Bruxelas não são nada de jeito. Felizmente vês em muitos sítios de Bruxelas as de Liége à venda. (isto ficou minimamente compreensível??)
E cervejas?? São boas, não são. Gosto particularmente do cuidado em que cada cerveja tem um copo e não há cá misturas. Em portugal estás constantemente a beber Sagres em copos Super Bock e vice versa. É que tem uma boa razão de ser: o copo tem a dimensão para o respectivo volume da cerveja. e há copos (como o da Kwak) que são muito originais. Por exemplo, no sábado fui ao Magnetic e tive de beber uma Erdinger num copo de Lefe. Ora isto não dá jeito nenhum porque as Lefe são mais pequenas e fazem espuma diferente. Não gostei nada mas era ou isso ou um copo de Erdinger ainda quentinho de sair da máquina...

Nelson disse...

ERDINGER NUM COPO DE LEFFE? Que horror!!!!! ;)

Mas concordo, mais vale um copo largo e fresco que um copo alto e quente. A Erdinger deve ser servida em copos molhados com muita água fria. Enfim, os tugas são muito incultos no que toca a cerveja.

Sim, comi gauffres (waffles para os incultos que por aí andam). Não era má de todo.

Anónimo disse...

E na onda da gastronomia não provaste "moules avex pommes frites"? e "pralines?"

Hoje apetece ser anonimo(a)....


;)

Anónimo disse...

avec!!!!

avec!!!!

Nelson disse...

eh pá, não tive voto na matéria no que toca a escolher a ementa das refeições. bah!

Mas achei piada a dizer nonante em vez de quatre-vingt-dix!

Pedro Pinheiro disse...

Estive a ver o post do rapazito que disse que era PSS...

Exactamente em que é que "escrito depois do escrito" e "depois do escrito" diferem a nível semântico? (presume-se que está implícito que o PS foi "escrito" depois do escrito). Post Post Scriptum faz muito mais sentido, por essa lógica: Post (Post Scriptum) para evidenciar a associatividade, ou "aquilo que vem depois daquilo que vem depois do escrito". Ainda que a sigla correcta possa ser PSS, a lógica parece-me fraca...

Pedro Pinheiro disse...

Uma pequena investigação indica (de acordo com o Random House Unabridged Dictionary, o American Heritage Dictionary e ainda o Chicago Manual of Style) que a versão correcta é o PPS/PPPS etc.
PSS é exactamente a mesma coisa que PS. Ou por outra, PS é uma abreviatura (ainda) mais pequena de PS.

Nelson disse...

EXCELENTE! Uma polémica completamente desprovida de utilidade! Cada vez gosto mais dos meus comentadores! :)