05 janeiro 2006

Sondagem de aniversário

Afinal, já tenho uma sondagem nova!



Entretanto, estive a pensar... (às vezes acontece, mas é raro) O ano 1 foi escolhido como sendo o ano que começou logo a seguir ao nascimento de Cristo, certo? Acontece que as contas não foram lá muito bem feitas... quer dizer... o recenseamento (o tal que fez o José e a Maria irem até Belém, mas ao que parece não comeram pastéis) foi ordenado em 8 a.C., acho eu, o Herodes (o tal que mandou matar os bébés todos porque faziam muito barulho a chorar) morreu em 2 a.C., e portanto, é mais ou menos universalmente aceite, quer entre historiadores quer entre teólogos, que Cristo terá nascido entre os anos 8 e 4 a.C. O que levanta sérias questões filosóficas, do tipo "Como é que um gajo pode nascer antes de si próprio??? Tá tudo grosso ou quê?", mas não é disso que quero falar. O mais provável, embora não haja grandes garantias, é que o J.C. (como era conhecido entre os amigos mais chegados, a banda dos 12, também conhecidos como "The Apostles", que, à semelhança dos "The Beatles" também tinha um "John" mas não tinham nenhum "Paul", nem "George", nem "Ringo"; que grande parêntesis... adiante!) tenha nascido a 7 ou 6 a.C. Ou seja, devíamos estar agora no ano 2012 ou 2013.



Moral da história: para já, o receio do Apocalipse na passagem de ano 1999-2000 era treta. Afinal, o ano, se bem contado, seria 2006 ou 2007 e estes números não têm nada de especial. Quer dizer... têm alguma coisa de especial: 2006 é uma capicua nas bases 3 e 22 e 2007 é uma capicua na base 34; fora isso, são números um bocado aborrecidos... A bem ver, todos os números são capicuas numa base qualquer. E neste momento, estou a olhar para o computador e nem acredito que vou escrever "the T-word" no meu blog!!!



TEOREMA 1: Todos os naturais excepto 2 são representados por capicuas numa determinada base numérica.

Dem: Exercício.



Corolário 2: n é representado por uma capicua na base n-1.



Perdoem-me por isto, mas não resisti!


Mas, o mais importante é isto: se tivessem feito bem as contas, estaríamos no ano 2012 ou 2013, ou seja, eu agora tinha 35 ou 36 anos! Porra, tou a ficar velho!

1 comentário:

Anónimo disse...

então vamos lá ver se percebi correctamente : um 747 na base das Lajes é um capicua? engraçado… (a tal base na américa)

david