19 janeiro 2006

O micro-ondas

Como funciona o Micro-ondas? A questão já apareceu aqui, timidamente, sob a forma de comentário. Como eu quero que os meus leitores estejam devidamente esclarecidos, escrevo este post para resolver a questão de uma vez por todas.



Isto funciona assim: tudo o que é eléctrico ou mexe, ou aquece. Como o micro-ondas não mexe, logo aquece. E não pensem que isto funciona só com o micro-ondas! Vejam a torradeira: a torradeira não mexe, logo aquece. Quando o pão salta (mexeu) é exactamente quando deixa de aquecer. Uma máquina de lavar não aquece, mas mexe. Pelo menos durante a centrifugação aquilo mexe que se farta. E então se lhe tirarem o peso de cimento de dentro aí é que vão ver o que é mexer! Sim, as máquinas de lavar têm lá dentro um peso de cimento de uns 10 quilos, mais ou menos. O quê? Achas que tou a gozar? Pega numa chave philips, tira-lhe a tampa e logo vês! Ah, pois é!!! Eu aqui não ando a brincar com as pessoas, só falo de coisas sérias! Voltando aos electrodomésticos... conclói-se (gostam do verbo "concloir"?) que o que é eléctrico ou mexe ou aquece (eventualmente pode fazer as duas, por exemplo, uma varinha mágica; pode aquecer pouco, mas aquece). E se começam a pôr comentários a dizer coisas como "ah eu tenho um que não mexe nem aquece" lembrem-se que eu disse ELÉCTRICO não disse ELECTRÓNICO. Capisce? Irra, um gajo tem de explicar tudo...



Nota: o micro-ondas mexe, mas é só por dentro. Se não há trocas de movimento com o exterior, isso não conta. Se abrirem a porta deixa de aquecer! É como o secador de cabelo. Ele não mexe: o ar que sai à frente é tirado de trás, por isso não há trocas de movimento. Por isso é que aquece. Se entrar mais ar que o que sai, é capaz de deixar de aquecer. Além de que incha. Se por outro lado sair mais ar do que entra, mirra. Errr.... prontos. Fico por aqui.

Sem comentários: