18 janeiro 2006

Heróis do mar...

Não vou escrever a letra toda do hino. Este blog tem a mania de ser engraçado e alguém pode achar que ando a deturpar os símbolos nacionais e ainda me arrisco a ser preso.



Pois. É que em Portugal não se pode desrespeitar os símbolos nacionais: o nome de Portugal, o hino (letra e/ou música), a bandeira. Desrespeitar, adulterar, etc. Há uns anos (há uns 20 anos...) até houve um jornalista que foi preso por cantar o hino em versão rock.



Ou será mesmo assim?... a PT usa o hino português num anúncio de TV. Não o desrespeitam, não alteraram a música, mas aproveitaram-se descaradamente do hino (e da sua mui patriótica sigla, PT) para apelar ao patriotismo e passar a imagem que a PT é uma verdadeira empresa _de_ Portugal. E pelos vistos ninguém se importa muito com isso. Eu também não, a sério. Só me chateia é que uns sejam filhos e outros enteados (para não dizer que uns são filhos e os outros são filhos da puta, que fica mal num blog decente como este). Eu não gosto da PT. Não consigo gostar, a sério, já tentei, até já tomei uns comprimidos que o médico me receitou, mas continuo a não gostar deles. O que consegui foi aliviar a alergia à PT quando mudei o telefone fixo para a Oni. Agora já suporto melhor a PT, embora ainda me faça espirrar de vez em quando.



Mas eu nem sequer queria falar de nada disto, isto foi só a introdução. Recebi anteontem uma carta de S. Majestades, D. Mário I e Dª Maria, monarcas absolutos, reis de Portugal e dos Algarves, muito gira (pelo menos por fora; fiz com esta o que faço com toda a publicidade eleitoral não endereçada que recebo na caixa do correio: vai directamente para o lixo sem sequer a ler). O que me chamou a atenção foi o seguinte: na parte de trás, sobre um fundo verde (aquele "verde bandeira") e vermelho tinha uma esfera armilar em forma de coração, com um escudo lá no meio, os castelos, os escudos pequenos, etc. E eu pergunto... alterar a forma da esfera armilar para lhe dar a forma de coração não é desrespeitar a bandeira nacional? Pelo que sei, os símbolos são sagrados e não podem ser alterados de qualquer forma! Mas pelos vistos, a justiça em Portugal não é igual para todos (havia de ser eu a apelar ao voto em pleno acto eleitoral a ver se me safava com uma multa...).



E ainda por cima... eu tenho um daqueles autocolantes amarelos que diz "Publicidade não endereçada? Aqui não, obrigado". Pelos vistos este autocolante não se aplica a:

  • Calendários publicitários
  • Folhetos de canalizadores
  • Folhetos de caixilharia de alumínio
  • Cartões de videntes
  • Publicidade eleitoral

O Sol, quando nasce, ainda é para todos. As leis é que não. Pode ser que em breve Portugal se torne um país mais coerente e o Sol comece a nascer só para alguns. Ou então que a justiça se torne ... justa. Mas isto já é esticar a corda, é melhor desdemocratizar o Sol, dá menos trabalho e chateia menos "poderes instituídos"

3 comentários:

Anónimo disse...

Espírito Tuga meu caro ;)

Bjs

Nelson disse...

Que lindo nome! Inspiraste o meu fim de dia!

Anónimo disse...

E por falar em anúncios televisivos inadequados e campanha eleitoral... E o anuncio para apelar ao voto nas presidenciais? Os publicitário não se terão enganado, e trocado o da PT com os das presidenciais?!?