01 janeiro 2006

Leap second

Um "leap year" é um ano bissexto. Existe porque é preciso fazer correcções à duração de cada ano, uma vez que o ano terrestre não dura um número inteiro de dias. Ok, nada de novo aí, toda a gente sabe que os ano bissextos são de quatro em quatro anos. De facto, não é bem assim, há outras correcções: os múltiplos de 100 não são bissextos, mas os múltiplos de 400 são. Por exemplo, 1900 não foi um ano bissexto, tal como 2100 não será um ano bissexto; por outro lado, 2000 foi bissexto. É claro que os meus leitores estão agora a pensar "Han? Mas que raio de merda é que o gajo tá para aqui a dizer? Há anos bissextos de 4 em 4 anos e pronto!". Pois... se não acreditam em mim, leiam. Têm aqui muita informação "interessante" sobre calendários. Por exemplo, na Suécia e Finlândia, quando adoptaram o calendário gregoriano, tiveram um duplo "leap year", ou seja, existiu a data 30 de Fevereiro de 1712 nestes dois países!



Mas nem era disto que eu queria falar... eu queria mesmo falar de "leap seconds". O que é um leap second? É um segundo, acrescentado ou removido, a um dia particular, devido a pequenas perturbações do movimento de rotação da Terra (influências de outros planetas e coisas assim). Ou seja, como a Terra não roda exactamente a velocidade constante, é possível notar pequenas falhas de sincronização entre os relógios atómicos e a rotação da Terra. Então, de vez em quando é preciso acrescentar (ou remover) um segundo. E foi isso que aconteceu na passagem de ano: foi acrescentado um segundo. O tempo, correctamente contado seria:

23:59:59

23:59:60

00:00:00

Ou seja, o título do post anterior devia ter sido "10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 1,...". Malta, toca a acertar os relógios e atrasá-los um segundo, se faz favor! ;)



Curiosidades:

  1. foram introduzidos 23 "leap seconds", todos posivitos, desde que foi definido o tempo atómico, em 1972;
  2. o último "leap second" antes deste foi na passagem de ano de 1998 para 1999; passaram-se 7 anos até haver novamente necessidade de um "leap second", o que é um record. Antes disso, tinha havido quase todos os anos;
  3. todos os "leap seconds" ocorrem à meia noite de 31-12 ou de 30-06;

Querem saber mais? Ok, sigam este link.

Sem comentários: