12 janeiro 2006

Estado francês vs. Manuel Alegre

Chegou ao conhecimento da nossa redacção que o Estado Francês interpôs uma queixa em tribunal contra Manuel Alegre por plágio. No cerne da questão, está o slogan de Manuel Alegre, "Livre. Justo. Fraterno", que o Estado Francês considera que é uma cópia do lema da República Francesa, "Liberté, Égalité, Fraternité". Quando inquirido sobre este caso, Manuel Alegre nega as acusações. Segundo porta-voz do candidato, os slogans não são iguais por várias razões: em primeiro lugar, um está em francês e o outro em português, o que faz uma grande diferença. Além disso, se "livre" é o substantivo da família de "liberdade" e "fraterno" é o substantivo de "fraternidade", "justo" não tem nada que ver com "igualdade". Talvez em França a justiça seja igual para todos mas por estes lados não é bem assim.

3 comentários:

ana rita disse...

convenhamos que "livre, igual, fraterno" não ficava lá muito bem nos cartazes...

Anónimo disse...

E "liberdade, igualdade, fraternidade" cheira muito a PCP...

Mas o governo francês tem jurisdicção para processar o Manuel Alegre por fazer um cartaz em Portugal vagamente baseado no lema da Revolução Francesa, que nem sequer foi registado como trademark na altura?
Será que vão fazer queixinhas ao tribunalk europeu?

Nelson disse...

Segundo consta o processo foi iniciado pelo pessoal de campanha do Mário Soares que afirma ser um dos autores originais do slogan em 1789 e reclama para si os direitos de copyright.

O PCP já veio dizer que não tem nada a ver com o caso, embora nutra simpatia pela "grande revolução popular que acabou com a opressão da elite dominante e levou o poder ao povo".

O Partido Humanista veio dizer que acha que todas as revoluções em que se cortam cabeças são de condenar e Os Verdes disseram que a verdade é que a revolução francesa não trouxe nada de novo, as ruas de Paris ficaram igualmente imundas, sem qualquer tipo de tratamento de esgotos.

:)