16 janeiro 2006

Adaptation / Inadaptado

Até ontem, Being John Malkovich era o filme com o argumento mais estranho que eu já tinha visto. Ontem vi Inadaptado. Do mesmo argumentista, Charlie Kaufman, do mesmo realizador, Spike Jonze, é de longe o filme com o argumento mais estranho que já vi!



O argumento tem o seu quê de Milan Kundera: o argumento é personagem de si próprio, a história do filme é, nada mais, nada menos, que a história da escrita de si próprio, e o protagonista, Nicholas Cage representa dois papéis: o do próprio Charlie Kaufman e do seu irmão gémeo, Donald Kaufman (se um Nicholas Cage já é bom, imaginem dois...)



O livro em que o filme se baseia, se é que se pode falar nisso, dado que estamos a falar de um universo muito "Being John Malkovich", também entra no filme, tal como a sua autora, Susan Orlean (Meryl Streep) e o protagonista do livro, John Laroche (se é que se pode falar de protagonista daquele livro) também entra. Ah! E o Being John Malkovich, o filme, também entra neste filme! Afinal, Charlie Kaufman é o argumentista de Being John Malkovich e como tal temos umas cenas de "behind the set", com John Malkovich, John Cussack e Catherine Keener a filmarem as cenas do andar 7 e 1/2 e a cena dos Malkovich todos no restaurante. Mas se querem confusão a sério, Spike Jonze também entra no filme (como "himself") e até Susan Orlean, a autora do livro, tem um papel de figurante!



Agora, querem saber algo verdadeiramente esquisito? Se tencionam ver o filme e não querem estragar a surpresa, não cliquem aqui!.



Moral da história... eu ontem queria deitar-me cedo. Acabei por ficar a ver o filme até às 3 e tal da manhã. Recomendo vivamente. A menos que sejam fans de "filmes" como Armaggedon, Titanic, Independence Day, Rambo, qualquer filme com Steven Seagal, Jackie Chan, e outros do género.

7 comentários:

vera disse...

Esse filme é excelente mesmo. Aliás, todos os filmes de Kaufman o são. "O Despertar da Mente" é um dos melhores filmes que já vi".

T. disse...

Oh meu grande palhaço! Ficas a saber que os filmes do Jackie Chan são excelentes.

Nelson disse...

Sim, sim... e o Sporting vai revalidar o título de futebol e os porcos sabem andar de bicicleta...

T. disse...

Mas não tenhas dúvidas. Estou completamente confiante na revalidação do título pelo Sporting. E quanto aos porcos e as bicicletas, eu pelo menos sei andar e tenho impressão que tu também.

Anónimo disse...

OS PORCOS N SABEM ANDAR DE BICICLETA????

Nelson disse...

Conheço alguns que sabem (ver comentário do Tiago), mas acho que a maioria não sabe. Ou, pelo menos, se sabe não diz!

Anónimo disse...

fiko + descansad