30 janeiro 2006

A Internet e o nevão

Ontem à noite não tinha net em casa. Às vezes dava, depois deixava de dar. Liguei para a Oni e fartei-me de ouvir gravações. Ligo para o apoio ao cliente (16509) e dizem-me "para reportar avarias, ligue 16505". Ligo para o 16505 e entre as várias avarias possíveis encontro a que me serve: "se tem telefone mas o seu modem não faz sincronização ou se o seu modem sincroniza mas não consegue navegar, ligue 16509"! Ok, obrigadinho pá! Lá consegui falar com eles e fiquei a saber que era uma avaria deles e que mais gente se tinha queixado.



Hoje de manhã, pelas 11h, deixei de ter rede no escritório. Quer dizer... conseguia ver o gmail, conseguia ligar-me ao skype; não tinha messenger, nem outlook express (sim, eu ainda uso isso). E também só tinha browser a funcionar para o gmail e o google, mais nada.



Eu acho que isto é tudo consequência do nevão: como tiveram de interromper a A6, os camiões que transportam os bits para o resto da Europa ficaram retidos em Vendas Novas e não puderam circular. Por isso, ficámos sem ligações. E a coisa complicou ainda mais com o fecho da A1: os bits deixaram de circular entre Lisboa e o Porto, o que é uma seca. As ligações à América do Norte ainda funcionavam, porque vão de barco. Mas estão um bocado mais lentas, e eu desconfio que é por causa de mau tempo no Atlântico. Só passam barcos pequenos que levam poucos bits de cada vez.



Já na semana passada tive problemas, quando estava em Faro: estava ligado à rede wireless da Universidade do Algarve e conseguia ter browser mas não tinha mail. Acho que foi por causa da chuva. Os camiões do e-mail vão mais carregados, por causa dos attachments e ficam presos nas inundações, enquanto que os outros são mais levezinhos e conseguem passar.


2 comentários:

ana rita disse...

pois claro

T. disse...

Finalmente! Finalmente percebi como funciona a Internet. Obrigado, Nelson.