01 fevereiro 2008

Choque

Tou chocado!

Atão não é que andam por aí a dizer que o Sócrates assinou projectos de outros? É uma vergonha...

Sim, porque toda a gente sabe que nos 300 e tal municípios do país são os verdadeiros autores dos projectos que os assinam e submetem para aprovação nas Câmaras Municipais, não há casos de engenheiros a assinar projectos realizados por pessoas que, por falta de habilitações ou outros impedimentos legais, não o podem fazer! Ninguém assina projectos alheios, não senhor! Não se pagam assinaturas a engenheiros e arquitectos. Não, não, em Portugal não há corrupção na submissão de projectos, não há funcionários camarários a receber por projectos que não podem submeter, não há desenhadores técnicos a fazer projectos que depois levam a casa do senhor arquitecto ou do senhor engenheiro só para recolher a assinatura. O caso do Sócrates é único e excepcional. Pede-se uma punição exemplar!

15 comentários:

Anónimo disse...

O que me parace altamente condenável, é que uma figura pública, com um cargo de 1º Ministro, revele um passado eticamente tão fustigado. Foi a história da licenciatura tirada num fim-de-semana, agora é isto, fora o que ainda não veio a público.
Com tanta telha de vidro, deveria ter-se ficado por execer Engenharia...se fosse capaz disso

Anónimo disse...

Neste seu Post há vários assuntos abordados, que me parece merecer alguma clarificação:
1) o caso do Sócrates ter assinado na década de 1980 projectos que não terão sido da sua autoria;
2) a prática generalizada de assinatura de projectos por Técnicos, cuja autoria não é sua;
3) a prática generalizada de Técnicos, funcionários públicos, que impedidos de o fazerem legalmente, pedem a colegas que assinem os seus projectos, a troco de verbas.
No primeiro caso, não me restam muitas dúvidas, que mesmo não constituíndo crime, é eticamente incorrecto, nomeadamente por quem assume o mais alto cargo do Governo de Portugal.
Já quanto ao 2º caso, esta prática resulta de deficiente Educação/Formação; (i) nos lares, onde por uma cultura errada ainda existente nos Portugueses conhecida por "ganhuça", os Técnicos "sujam" as mãos miseravelmente por pouco dinheiro e (ii) por desconhecimento e lapso de formação académica, no qual tem muita responsabilidade as Escolas de Engenharia mais do que Arquitectura, pois não se lecciona a disciplina de Ética Profissional;
Por último, o tema em questão no ponto 3) daría pano para mangas. Fico-me só por isto, e falo com conhecimento de causa, Técnicos Camarários elaboram projectos, pedem a outros para os assinar e eles próprios os aprovam nas Câmaras. Como é possível uma coisa destas?
Façam uma investigação aos Directores Técnicos e Chefes de Divisão das Câmaras Municipais, vejam o seu património (carros, casas, etc.) e apurem se tal foi possível adquirir pela sua única (devería ser...) fonte de rendimento. Uma vergonha!

Anónimo disse...

Às vezes é bom seguir as recomendações do seu perfil! O PSL era uma horror, corram com ele, mas este, sim senhor, não faz reformas a sério, só levanta poeira, mas depois coitadinho. Devia ir para o calabouço só pelo que é e nos faz perder de tempo.

Nelson disse...

eh pá, o anónimo descobriu-me a careca! De facto, sou militante do PS e este blog é apenas uma forma encoberta de fazer propaganda pró-governamental. ai, ai, ai, e agora? o melhor é voltar para o meu trabalho de assessoria ao PM e deixar-me de blogs.

Decerto trata-se de um apurado trabalho de investigação sobre os meus escritos que permitiu descobrir a minha faceta politico-partidária. Aposto que demorou uma boa hora e meia a ler a totalidade dos posts deste blog para conseguir chegar a tão brilhante dedução.

Os meus parabéns!

Anónimo disse...

atenção: eu sou o "anónimo" que fez os dois primeiros comentários, não tenho nada a ver com Partidos políticos, não vá com isto acabar por receber uma visita dos tipos do SIS, por alegada injúrias ao Sócrates...
é que isto dos Partidos e das questões polito-partidárias são uma ganda treta. Quem ainda embarca nelas e as apoia, ainda não descobriu que isto é uma cáfila de ladrões que trabalham em conluio. PSD e PS (os outros coitaditos não contam), PSL e Sócrates, mesmo juntos não valem a ponta dum corno...ou já se esqueçeram de em 4 meses o primeiro ter feito tanta coisa "boa" por este País, que teve de ser demitido pelo próprio PR. E do Sócrates só fazer poeira a anunciar reformas e na prática tudo se manter na mesma. E do Presidente da Comissão Europeia ter abandonado este País à mercê dum PSL e agora surge nomeado para Nobel da Paz. Políticos...brrgh!
Este Blog parece-me tudo menos uma ferramenta de propaganda do PS...bem só espero que não seja mesmo, senão sería uma frustração para o seu Autor (que aliás não mereçe pois a qualidade do Blog é inquestionável).
Bom, mas deixemo-nos de politiquices que é uma perda de tempo.
A questão central do Post é que deve merecer comentários, co-comentários, etc. e tal.

Nelson disse...

Lá está, é a chatice dos anónimos! Há três comentários de 2 anónimos. Isso só levanta confusão. Ganda merda...

Anónimo disse...

Esta situação dos projectos e a da falsa licenciatura são tão condenáveis do ponto de vista ético para um Governante, como a sería se se viesse a saber à posteriori que um Bispo tinha sido um pedófilo.
Eh pá, pera aí, eu já fui pedófilo, posso ser Bispo? ah...e tal, é melhor não...vem-se a saber e é uma barraca do caraças...

Nelson disse...

bom, não é generalizada a prática de pedofilia entre bispos. espero eu. Existe a prática generalizada de assinaturas de conveniência em projectos, por várias razões, umas condenáveis, outras não. Penso que mais adequado seria o exemplo de um agente da Brigada de Trânsito com algumas multas de excesso de velocidade no cadastro. Não sendo de louvar, uma multa de excesso de velocidade é bastante comum.

por outro lado, a simples assinatura num projecto que não foi escrito pelo próprio em si não encerra nenhum problema. tal como advogados de renome assinam pareceres que não são os próprios que escrevem. o que não quer dizer que não os tenham lido, tal como o facto de não ser a caligrafia de Sócrates a escrever a memória descritiva não quer dizer que assinou de cruz sem sequer ler.

sobretudo acho que há coisas mais importantes com que um jornal como o Público se possa e deva preocupar.

Teté disse...

Ai que bem que me enganaste, Nelson! Assessor do PM, militante do PS, a fazer propaganda encapotada no blog??? :)))

Há realmente anónimos muito espertos, ah, ah, ah!!! :D

Foi o mesmo gaijo que escreveu os três comentários, que ele sabe comentar, não sabe é contar! :P

Estou com um feeling que este Carnaval vai ser muito divertido... a avaliar pela risota de hoje! :D

Anónimo disse...

O nome referido nas notícias como sendo o verdadeiro autor dos projectos, é, coincidentemente, Técnico de uma das Câmaras Municipais envolvidas e na qual deram entrada depois de assinados pelo "falso" autor.
Ter aceite assinar esses projectos, e por muito que me custe a crer, mesmo tendo lido todos os documentos que fazem parte integrante dos mesmos, é um gesto de inqualificável falta de ética e de cumplicidade com um sistema onde reina a corrupção. Só espero que relativamente a este tema a "procissão ainda só vá a sair do adro".
Depois veremos se isto pode ser comparado com o tipo da GNR-BT e as suas multas de trânsito…
Por último, engana-se a Donzela que me julga ser o terceiro “Anónimo”, esse entrou, largou a bomba e está a assistir na plateia…na risota, certo?

Nelson disse...

mau, maria! Ou se portam bem ou ponho toda a gente na rua e fecho a tasca. Ai, o raio!!!

É verdade, é eticamente condenável. Não me espanta. Espanta-me apenas o espanto que parece causar. É também comum e indicador de males bem maiores na nossa sociedade. E pergunto-me se não há coisas mais importantes a tratar. A seguir vamos ter o quê? Testemunhas em como o Senhor Primeiro-Ministro fumou charros nos seus tempos de faculdade? Ou entrevistas com o dono da mercearia de onde roubou rebuçados quando era pequeno? Se a última pode ser desculpada pela idade do petiz a primeira revela uma grande falta de respeito pelas leis da República que jurou defender ao tomar posse. E depois? Qual é a relevância?

Anónimo disse...

Boa! gostei dessa :-)))

Ana disse...

E eu não estou a ler este poste. Juro.

Anónimo disse...

Eu também não gostaría de o ter de ler, muito menos de escrever este tipo de comentários acerca do 1º ministro do meu próprio País.
O autor deste Blog ao aceitar que, perante os factos, são eticamente condenáveis a atitudes da pessoa que hoje é o Sr. Primeiro Ministro, só vem de encontro ao que já foi dito.
Sem estatuto e com lacunas graves na sua Vida (e olhem que as coisas não se ficam só por aqui...), o cidadão em causa nunca podería estar onde está.
Volto ao meu 1º comentário, deveria ter ficado pela Engenharia...se tivesse competência e conhecimentos para tal (para já não falar em legítimas habilitações académicas).
Ficamos por aqui.

Nelson disse...

ena, ganda salto lógico, han?

perante quais factos? até agora o que vi são alegações. Para factos ainda falta um bocado.

E o que é pior? um Primeiro-Ministro com episódios cinzentos no seu passado ou um Primeiro-Ministro que anda a brincar aos lugares de estado e troca as pastas aos secretários de estado em plena tomada de posse? Ao menos este, com todos os defeitos que tem, leva o cargo a sério.

Sinceramente gostava de ver assuntos mais prementes para a sociedade portuguesa discutidos nas páginas do Público e deixava o escarafunchar da merda para pasquins como o 24 Horas ou o Correio da Manhã.