19 fevereiro 2008

Atraso

Atrasei-me e a oportunidade passou. Queria visitar Cuba ainda durante o reinado de Fidel (para depois poder visitar Cuba após Fidel e comparar em primeira mão) mas já não vou a tempo.

Fidel é o último dos grandes revolucionários. Daqueles que fizeram as revoluções por convicção. Com a sua saída, as revoluções do mundo ficam a cargo dos Chavez que por aí andam. E entre Chavez e Fidel, venha Fidel.

13 comentários:

CL disse...

Eu ainda consegui lá ir com ele bem vivinho (2002)! Eheheh :)

Anónimo disse...

Concordo. o Fidel nao é o tirano que os EUA pintam. Entre o fidel e o bush, venha fidel...

Teté disse...

Bom, não sei se é tirano ou não. Mas entre o Fidel e o Bush, concordo contigo Vanadis: venha o Fidel!!! :)

Anónimo disse...

Sim, venha a proibição da crítica política, o desaparecimento da oposição e o baixo nível de vida, venha!

9_9

Só os europeus confortáveis com a sua vidinha é que dizem essas coisas... é hilariante =)

Anónimo disse...

Antes de mais, toma toma que fui lá ainda na Era Fidel (2005)! Hehe ;)
Quanto ao teu comentário Queiró, sim, é verdade, nós somos priviligiados na nossa perspectiva. Mas a verdade é que em Cuba não se vive a imagem que os EUA pintam. Sim, a pobreza é imensa (na rua pediam-nos comida e sabão, não dinheiro), a liberdade de expressão nula. Mas têm saúde e educação de fazer inveja a muitos países de "primeiro mundo" e nunca vi um povo tão dedicado à cultura, mesmo que pelas razões erradas (quem é bom tem oportunidade de sair do País...).

Nelson disse...

hmmmm... estranho. Eu pensava que nos EUA, que é uma democracia, há desde o 11 de Setembro cada vez maiores dificuldades de manifestar desacordo com as decisões presidenciais. Manifestações que são proibidas, excepções à 1ª emenda da constituição que foram declaradas pelo Supremo Tribunal de Justiça...

Quase diria que os EUA, sendo de raiz um país democrático, também têm alguns problemas por resolver no que diz respeito às liberdades individuais.

E quanto ao baixo nível de vida, não é mais baixo que na maior parte dos países da zona. Ou pensas que na República Dominicana, fora dos resorts, vivem pessoas de classe média em casas de cimento, com televisão e automóvel?

Se calhar a relação causa-efeito entre a ditadura e os problemas de cuba não é assim tão simples de explicar...

Ana disse...

Porra, outra vez esse queiró do vale! releia com atenção o que foi dito e opine depois. Criticar só pq lhe apetece criticar é mesmo tipico de tugazinho...

Ana disse...

jelliorium, ao menos alguém que sabe sustentar aquilo que afirma, em vez de andar por aqui a mandar bitaitezinhos se perceber nada do que foi dito...concordo inteiramente com tudo o que afirmaste.

O que eu disse foi que o fidel não era o tirano que os eua nos querem fazer crer. O que não invalida que haja pobreza e que não haja liberdade de expressão politica! O sr queiró leu isso em algum lado do meu comentário? Mande postas de pescada depois de se certificar que percebeu o que foi dito, ok?
Agora, vejamos lá uma coisa. Em portugal não há também pobreza??? há!! onde está escrito que existem politicas e regimes perfeitos? ah, sim, por acaso há um descrito. Chama-se UTOPIA.
Agora, quer comparar o sistema educional e o sistema de saude de cuba com o de portugal??? pois, compare. Perceberá que nesses aspectos são muito mais avançados que nós. Por exemplo, sabia que a percentagem de HIV positicos em cuba é inferior a 1%??? porque será?? talvez porque na decada de 80 do século passado começaram de imediato a investir na profilaxia e prevenção da SIDA! coisa que os europeus só começaram a fazer dez anos depois senão mais! e sabia que o ensino em cuba é gratuito? e que os médicos se deslocam á casa dos pacientes para visitas domiciliarias diarias? que a investigação farmaceutica está mais avançada que a europeia?

Acho que o europeu confortavel com a sua vidinha é o queiró. Priveligieados podem dar-se ao luxo de achar que o bush é melhor que o fidel. Ah, eu sei que o queiró não disse isso em lado nenhum, mas que se dane, se ele pode por palavras nos dedos do pessoal, eu tb posso, ora!

:-p

Ana disse...

Nelson, e mai nada. É exactamente isso que eu penso. Mais uma vez, volto a dizer: fidel não é o tirano que os eua pintam...

Nelson disse...

hey, não olhes para mim! eu não tenho nada a ver com a história...

Anónimo disse...

eu não tou a olhar pa ti, tou a concordar ctgo e a meter-te ao barulho, claro está! :-p

Anónimo disse...

Vanadis, quando me conheceres deixo-te mandar essas bocas. Até lá agradecia que te remetesses à tua insignificância e não me dirigisses palavra.

Não tenho culpa que sofras do síndrome do Europeu mesquinho que pinta todos os que dizem mal do Bush como santos. Deves ser daqueles que acham que o Irão é um sítio fixe e que os Norte Coreanos são uns coitadinhos, mas não te vejo a mudar-te para esses sítios para viveres como eles vivem.

Vá, reclama lá. Não te respondo de novo por respeito ao Nelson, que o tasco é dele e não quero ser desagradável aqui.

Nelson disse...

ah, não! não tenho nada a ver com isso. resolvam-se os dois, que eu não me meto.