06 fevereiro 2008

Tudo ao mesmo tempo...

Ontem foi dia de primárias nos EUA. São mais de 20 estados a escolher os seus candidatos preferidos, quer do lado democrata quer do lado republicano.

Entre os republicanos, Mccain já tem a nomeação quase assegurada, lidera com uma vantagem confortável. Já entre os democratas... bom os eleitores devem ter ficado indecisos entre eleger a primeira mulher ou o primeiro negro para a presidência. A isto chama-se má gestão! Muito má gestão. O que o partido democrata devia ter feito era assegurar que Clinton ganhava, adiando a candidatura de Obama, e nas próximas eleições, caso ela tivesse algum assunto delicado a tratar com o primo da Monica Lewinski, por exemplo, tinham o Obama para continuar este caminho de inovação num dos cargos mais importantes do planeta (a seguir ao cargo de presidente da OPEP, claro).

Depois de elegerem a primeira mulher e o primeiro negro para presidente, o partido democrata tinha o caminho livre para eleger o primeiro presidente gay, o primeiro presidente menor de idade, o primeiro presidente imigrante clandestino, o primeiro presidente chimpanzé (aqui já há margem para alguma discussão, há quem alegue que seria o segundo) ou mesmo o primeiro presidente transexual!!! (a Felicity Huffman é democrata? Era uma boa aposta)

E ninguém poderia acusar a democracia americana de ser um sistema político estagnado e sem evolução.

1 comentário:

Teté disse...

Ui, devias ir para conselheiro dos democratas americanos...

Hummm... provavelmente eles (democratas) não querem ganhar as eleições... Tapar os erros do Bush e ainda levar com as consequências?! Em dólares, em petróleo, em acabar com a guerra, etc. e tal.?! Sei lá!

Que a "herança" não é grande coisa, lá isso...