22 junho 2006

E calhou-nos a Holanda.

O México já foi. Venha a Holanda. Jogámos mal? Não interessa, ganhámos! Por mim podem continuar a jogar mal e a ganhar os jogos por um que é para o lado que durmo melhor!

E pelo andar da carruagem, continuando a ganhar iremos encontrar a Inglaterra nos quartos de final, o Brasil nas meias-finais e a Argentina ou a Alemanha na final. Bem, venha quem vier, temos de ganhar e pronto!

Já agora, o meu post anterior sobre as regras de desempate do Campeonato do Mundo está errado (obrigado pelo comentário ToBru). As regras mudaram (em Fevereiro deste ano) e os desempates são feitos pelos seguintes critérios:

1. Nº de pontos nos 3 jogos
2. Diferença de golos nos 3 jogos
3. Nº de golos marcados nos 3 jogos

Em caso de empate entre 2 ou mais equipas, são aplicados os critérios 1 a 3 mas considerando somente os jogos entre as equipas empatadas.

No fim disto tudo, se o empate subsistir, o desempate é feito por sorteio!

Ou seja, afinal, um empate a 2-2 entre Suiça e Coreia não elimina a França. Se a França ganhar 2-0 garante a qualificação independentemente do resultado do outro jogo. Menos mal para os gauleses (que não se devem safar de perder contra a Espanha nos oitavos de final de qualquer modo).

Isto também quer dizer que o Brasil ainda não garantiu matematicamente o 1º lugar do grupo: se a Austrália ganhar à Croácia (o que me parece pouco provável) e o Brasil perder com o Japão (o que me parece ainda menos provável), desde que um dos jogos acabe com uma diferença de pelo menos 2 golos, seria a Austrália a ficar em primeiro lugar do grupo, mesmo tendo perdido contra o Brasil! Ai, estas contas...

Sem comentários: