19 junho 2006

As contas do Mundial...

Nunca se imaginou que um jogo entre Suiça e Togo fosse acompanhado com tanta atenção pelos franceses... mas foi. E com a vitória dos suiços, as contas do grupo são as seguintes:

Suiça e Coreia do Sul: 4 pontos
França: 2 pontos
Togo: 0 pontos

O Togo já está eliminado (também, o que se podia esperar de uma equipa que ficou sem treinador a 3 dias da sua estreia e que jogou hoje sob ameaça de uma greve dos jogadores?) e o apuramento joga-se a três. A França vai jogar com o Togo e a Suiça vai jogar com a Coreia do Sul. E o cenário é... curioso: se a França não ganha são apurados a Suiça e a Coreia. Logo, Zidane e companhia têm de ganhar. E se no outro jogo não houver um empate, tudo bem, passa o vencedor do Suiça-Coreia e a França. Mas se estes dois resolvem... empatar 2-2, independentemente do resultado da França, são apurados Suiça e Coreia. Este cenário lembra-vos alguma coisa? Se empatarem 0-0, passa a Coreia e França ou Suiça conforme o resultado do França-Togo, e se empatarem 1-1 passa a França em 1º lugar e a Coreia em 2º. Confuso? Sim, bastante! A parte importante é esta: se os suiços e os coreanos "resolvem" empatar a 2-2, passam os dois e fica de fora a França.

Nota: para os mais distraidos, no Euro 2004 a situação era exactamente a mesma, mas com intervenientes diferentes. Dinamarca e Suécia tinham 4 pontos , a Itália tinha 2 e por isso tinha de ganhar à Bulgária e esperar que os vizinhos escandinavos não empatassem 2-2. Pois bem, a Itália marca mesmo no fim do jogo e ganha mas o resultado do Suécia-Dinamarca foi um surpreendente (?) 2-2. O jogo foi no Porto e eu estive na Ribeira na festa viking. Cantava-se (com a música do "Go West") "two-two, ciao Italia".

6 comentários:

Chapa disse...

Para o gigantesco umbigo dos franceses, vai ser interessante que não passem aos "oitavos".

Nelson disse...

E nesse dia de Junho os suiços juntaram-se na fronteira e cantaram para os seus vizinhos franceses "Non, rien de rien"; e houve muita alegria e as pessoas festejaram 4 dias (depois os suiços foram eliminados nos oitavos de final e acabou-se a festa)

ToBru disse...

Parece-me que ja tens novos candidatos ao premio "O faxavor! Mundial 2006" MS Excel: Trinidad e Tobago, Angola, e quase toda a malta dos GRUPOS E, F, G e H.

Nelson disse...

Acima de tudo os EUA e a Arábia Saudita, ainda com "possibilidades" matemáticas de apuramento.

Os EUA passam se:
Hipótese 1 - os EUA ganham ao Gana e a Itália ganha à Rep. Checa
Hipótese 2 - os EUA ganham ao Gana e a Rep. Checa ganha à Itália, desde que a diferença de golos no conjunto dos dois jogos seja igual ou superior a... 6.

A Arábia Saudita passa se:
- a Tunísia ganhar à Ucrânia e
- a Arábia Saudita ganhar à Espanha por pelo menos mais 2 golos!

Bonito, não? Até Angola ou Trinidad e Tobago têm melhores possibilidades de apuramento!

ToBru disse...

Epá!!!

Estas contas para o apuramento da Suiça, Coreia e França não estão um nada trocadas... a ver pelos critérios de desempate... não fica bem como dizes...

Pelas minhas contas, uma vitória por 2-0 chega para a França garantir o apuramento (fica à frente de quem perder no outro jogo, ou em caso de empate: com melhor goal-average que a Coreia, podendo ainda ficar em primeiro do grupo).

Nelson disse...

Primeiro eu tinha posto um comentário a dizer outra coisa, mas resolvi verificar melhor os critérios de qualificação, e tens razão.

Os critérios são os seguintes:
1. Nº de pontos nos 3 jogos
2. Diferença de golos nos 3 jogos
3. Golos marcados nos 3 jogos

Em caso de empate entre 2 ou mais equipas após aplicar estes critérios, vê-se o confronto directo entre as equipas envolvidas. Aí, os critérios são:
4. Nº de pontos nos jogos entre as equipas empatadas
5. Diferença de golos nesses jogos
6. Golos marcados nesses jogos

7. Caso o empate subsista, o desempate é feito por ... sorteio!

Eu tinha a ideia que o confronto directo vinha primeiro e só em caso de empate no confronto directo seriam consideradas as outras opções.

As regras mudaram este ano (em Fevereiro). No euro-2004 a ordem dos critéios era 1, 4, 5, 6, 2, 3 e 7.

Ou seja, uma vitória por 2-0 da França contra o Togo é suficiente para garantir o apuramento da França, mesmo em caso de empate no Coreia-Suiça.