05 maio 2006

Os portugueses e o Canadá

Já ouviram falar do problema dos emigrantes portugueses no Canadá? Andam a ser mandados embora e tal? Pois. Então, vejam isto! (obrigado Filipe)

Factos curiosos sobre o Canadá:
  • O Canadá é o segundo maior país do mundo, logo a seguir à Rússia, com quase 10 milhões de km2
  • Contudo, tem uma população de apenas 30 milhões de habitantes (menos que a Espanha ou a Polónia), o que faz dele apenas o 185º país em termos de densidade populacional, com apenas 3 hab/km2. Como comparação, o primeiro da lista é Macau com uma densidade superior a 17000 hab/km2.
  • O Canadá é o país que mais donuts consome per capita
  • O Canadá tem a única rádio do mundo que apenas toca canções interpretadas por baleias, a Orca FM
  • É em Toronto que se encontra a segunda maior comunidade portuguesa no estrangeiro (pelo menos era, agora já não sei...) com cerca de 300 mil emigrantes
  • Em Toronto há (ou pelo menos havia quando lá estive há 10 anos) 2 jornais portugueses, uma rádio portuguesa e uma emissão televisiva regular em português
  • É em Toronto que podemos encontrar a maior construção humana: a CN Tower com 553m de altura. E antes de haver comentários, sim, é maior que a torre Taipei 101 (501m), que as Petronas (452m) ou a Sears Tower de Chicago (442m). Não acreditam?
  • E à parte esta nova política de emigração, é provavelmente um dos mais simpáticos (e também dos mais aborrecidos) países do mundo.

4 comentários:

Nelson disse...

E a capital do Canadá é Otawa, não é Toronto, nem Montreal, nem Vancouver. É só para esclarecer...

Filipe Moura disse...

Eu não estou para ir à procura, mas tens a cerrteza dos 30 milhões de habitantes? Eu julgava que eram 20 milhões. Da mesma ordem de grandeza de Portugal de qualquer maneira. Para um país gigantesco.

(E respondendo à tua pergunta: é claro que não me importo! É também para isto que tenho o blogue.)

Nelson disse...

30 milhões em 2001. wikipedia dixit. Eu também tinha a ideia de serem 20 milhões.

Nelson disse...

Obrigado pelo esclarecimento.

Sim, Taipei 101 é o prédio mais alto do mundo, a CN Tower anuncia-se a si própria como a construção humana mais alta do mundo. É pelo menos a coisa (no sentido mais lato possível) feita pelo homem mais alta que é possível visitar (no sentido de entrar, subir e ver coisas).