28 maio 2006

Lá está, as sondagens nunca se enganam!

Apesar daquele canto do cisne nos descontos (para quem anda a leste ou não liga pevas a futebol: hoje fomos eliminados do campeonato da europa - uso minúsculas porque perdemos - apesar de termos ganho 1-0 à Alemanha, já nos descontos; precisávamos de ter ganho 3-0; basicamente jogámos mal os 3 jogos e saímos com 1 vitória e 2 derrotas, em último lugar e com toda a justiça - e se me continuo a alongar, amanhã tenho um mail do Guiness Book of Records a dar-me os parabéns por ter o maior parêntesis do mundo em blogs; adiante...), a verdade é que fomos eliminados, como tinham previsto e bem, os leitores do "Ó faxavor!". Isto se excluirmos os... errr... abstémios? abstinentes? como raio é que se chama uma pessoa que se abstém? a malta que votou na última hipótese, que também tinha razão.

Agora, faço-vos outra pergunta: porque é que perdemos? Tem de haver uma razão, não? Ah não? Bom, então que se arranje um culpado. Um qualquer serve. Tá aí a sondagem para a semana (que como tem sido hábito deve ficar 3 semanas, tá-se mesmo a ver, à espera que um qualquer rasgo de inspiração me ilumine; e eu lá continuo com os parêntesis com tendência para crescer; é muito difícil acompanhar o discurso assim, não é? pois, eu percebo; é por isso que eu não costumo ler o meu blog). Errrr... com isto tudo, perdi-me. Onde é que eu ia? Ah, sim! Votem.

Para a história fica um campeonato organizado (bem), com público (em quantidade e qualidade), bons espectáculos de futebol (embora Portugal não tenha participado em nenhum), com golos (a maioria na nossa baliza; Heeeeeeee! má lingua, nem foram assim tantos...) e com um lance para guardar em arquivo: o golo do Moutinho, que foi muito bom. Este campeonato só foi bom mesmo para o arquivista da TVI, que tem muito poucas imagens de jeito para seleccionar e guardar para a posteridade (foi pena terem agarrado o guarda-redes da Alemanha quando ele tentou dar um enxerto de porrada no Quaresma; pode não ser bonito desportivamente, mas ao menos a TVI tinha imagens para a abertura dos noticiários todos da semana que vem! e lá continua o gajo com a mania de falar entre parêntesis!).

E pronto, é desta que me calo. Vou ver se faço qualquer coisa de jeito, já são horas...

2 comentários:

João Paulo Costa disse...

Na sondagem, devias ter a coragem de colocar a opção: "Dos jogadores portugueses serem péssimos"

Nelson disse...

Claro que não!

E aproveito para explicar a razão de ser de cada opção:

a) O calor que se fez sentir. Pelos vistos o calor só afectou os portugueses, pouco habituados a verões quentes e não jogadores de países muito mais quentes como a Sérvia, Alemanha ou França
b) O cansaço motivado por uma época longa, porque, como é natural, apenas os jogadores portugueses jogaram muitos jogos, os outros estiveram todos de férias este ano
c) O Quaresma: porque parece que ele era o único com responsabilidades; no dia a seguir ao primeiro jogo toda a gente culpava em primeiro lugar o Quaresma, como se ele tivesse jogado sozinho
d) O Scolari: não convocou o Quaresma e isso deixou o jogador perturbado; obviamente a culpa é do seleccionador A
e) Os árbitros: são os culpados do costume; o facto de termos passado mais tempo a simular penalties e a queixarmo-nos dos não assinalados (mesmo que reais) em vez de tentar marcar golos parece que passou ao lado de muitos jogadores
f) Do público, porque também costuma ser visado quando as coisas correm mal; desta vez ninguém se pode queixar de falta de apoio, por isso, lá está a opção
g) O Manuel Maria Carrilho: neste momento é o meu "ódio de estimação", por isso, tinha de estar
h) Eu: porque não? Eu votei em mim!i) A culpa em Portugal costuma ficar por atribuir, por isso esta opção tinha de estar lá.

Opções que obviamente não quis pôr:
a) Agostinho Oliveira, o seleccionador e treinador de sub-21. Sendo um dos naturais responsáveis, fica isento de culpas nesta sondagem
b) O plantel, a sua falta de garra, de energia, de vontage; foram eles que perderam os jogos, por isso, obviamente não são culpados de nada
c) A Federação; organizadora, entidade responsável pela criação de condições de estágio, treino, selecção e captação de jogadores, pelos pagamentos de prémios e afins; obviamente também não pode ser culpada

Eu não sei de quem é a culpa, mas uma coisa sei: quando as coisas dão para o torto com as selecções temos todos os eventuais co-responsáveis a culpar tudo e mais alguma coisa. Podem não saber quem é o culpado mas todos sabem que não foram eles. A coisa correu mal, paciência. Para a próxima há que entrar com menos peneiras e fazer aquilo que tantas vezes ouvi a claque do Sporting cantar em Alvalade esta época (na era Peseiro): Joguem à bola, Palhaços joguem à bola! (com a música do Guantanamera)